África: conheça os impressionantes headbangers do Botsuana
Por Willba Dissidente
Fonte: BBC Brasil
Postado em 24 de fevereiro de 2013
Desde seu surgimento na década de 50, passando pela psicodelia dos anos 60, o hard rock setentista e o heavy metal, predominante à partir de 1980, o rock'n'roll carrega em sua gênese uma noção conflitiva. O embate com a cultura hegemônica, ortodoxa, matenedora do statos quo, que se faz presente no rock pesado, está presente em todo o mundo, inclusive no continente originário da espécie humana, a África. Sim, existem headbangers na África, e não só na Áfria do Sul, ainda que possivelmente você nunca tenha ouvido falar disso.
No país de Botsuana, África Subsaariana (abaixo do deserto de Sahara), o fotógrafo Frank Marshall fez o ensaio fotográfico "Renegades", apresentando ao mundo os headbangers locais, que se denoninam "Batsuana". As fotos de Marshall estão expostas na galeria Rooke, em Johanesburgo, na África do Sul. Você pode conferir algumas no site da BBC Brasil:
"Eles se reúnem em grupos e fazem uma entrada bem barulhenta (nos pouco frequentes shows)", afirma Marshall à BBC. "Muitos são servidores públicos, soldados, carcereiros e um era curador de museu. Alguns trabalham em escritórios ou por conta própria", revela o fotógrafo sobre a inserção social dos headbangers africanos. De forma única, as fotos de "Renegades" mostram indivíduos rebeldes que questionam estereótipos que envolvem etnia, identidade cultural e ideologia; destruindo idéias pré-concebidas e "lugares comuns" usualmente associados aos países da África subsaariana.
Frank Marshall não informa se todos do grupo moram em Gaborone, capital da Botsuana (que se tornou independente da Inglaterra em 1966), ou se Morgue Boss, Maximum, Dead Demon Rider e os demais (pseudôminos dos bangers que parecem saídos da capa do disco "Ace of Spades" do MOTÖRHEAD), são de outras cidades. Também não foi apresentado dado se os headbangers são um grupo menor entre os roqueiros da nação, ou ainda se esses se relacionam com a cena underground de outros países africanos. Não obstante essa omição no projeto fotográfico, sabemos que onde houver acesso à cultura e à informação, o rock pesado estará junto; pois aqueles que amam e vivem o Heavy Metal são todos headbangers, independente de cor de pele, etnia ou local de nascimento. Fazemos votos que os países africanos possam se desenvolver economicamente, para haja maior circulação de bandas, discos e instrumentos musicais voltados ao metal pela região, disseminando ainda mais a cultura do Heavy Metal.
Willba Dissidente agradece a querida amiga Ana Paula Frare, sem a qual esta matéria não aconteceria.
Mais imagens foram disponibilizadas nos sites do fotógrafo Frank Marshall:
http://www.ironwarlock.com/vor_info.html
http://www.facebook.com/events/218097841563337/
Sites relacionados (em inglês / português):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Botswana
http://www.sanfrancisco.travel/events/?zventId=229384304
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
O clássico absoluto do heavy metal que salvou a carreira do Megadeth
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O chef demitido após fazer foto com Axl Rose; "Valeu, vale e vai valer até meu último dia"
Bullet For My Valentine abrirá show do Limp Bizkit em São Paulo

Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers


