África: conheça os impressionantes headbangers do Botsuana

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Willba Dissidente, Fonte: BBC Brasil
Enviar correções  |  Comentários  | 

Desde seu surgimento na década de 50, passando pela psicodelia dos anos 60, o hard rock setentista e o heavy metal, predominante à partir de 1980, o rock'n'roll carrega em sua gênese uma noção conflitiva. O embate com a cultura hegemônica, ortodoxa, matenedora do statos quo, que se faz presente no rock pesado, está presente em todo o mundo, inclusive no continente originário da espécie humana, a África. Sim, existem headbangers na África, e não só na Áfria do Sul, ainda que possivelmente você nunca tenha ouvido falar disso.

5000 acessosRatos de Porão x Iron Maiden: resposta de Jão à entrevista de Bruce Dickinson5000 acessosPaixão nacional: o futebol e os roqueiros britânicos

O amor pelo Heavy Metal está dominando o continente africano.
O amor pelo Heavy Metal está dominando o continente africano.

No país de Botsuana, África Subsaariana (abaixo do deserto de Sahara), o fotógrafo Frank Marshall fez o ensaio fotográfico "Renegades", apresentando ao mundo os headbangers locais, que se denoninam "Batsuana". As fotos de Marshall estão expostas na galeria Rooke, em Johanesburgo, na África do Sul. Você pode conferir algumas no site da BBC Brasil:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/02/13022...

"Eles se reúnem em grupos e fazem uma entrada bem barulhenta (nos pouco frequentes shows)", afirma Marshall à BBC. "Muitos são servidores públicos, soldados, carcereiros e um era curador de museu. Alguns trabalham em escritórios ou por conta própria", revela o fotógrafo sobre a inserção social dos headbangers africanos. De forma única, as fotos de "Renegades" mostram indivíduos rebeldes que questionam estereótipos que envolvem etnia, identidade cultural e ideologia; destruindo idéias pré-concebidas e "lugares comuns" usualmente associados aos países da África subsaariana.

Headbanger "Batsuana" retratado em "Renegades" de Frank Marshall.
Headbanger "Batsuana" retratado em "Renegades" de Frank Marshall.

Frank Marshall não informa se todos do grupo moram em Gaborone, capital da Botsuana (que se tornou independente da Inglaterra em 1966), ou se Morgue Boss, Maximum, Dead Demon Rider e os demais (pseudôminos dos bangers que parecem saídos da capa do disco ¨Ace of Spades¨ do MOTÖRHEAD), são de outras cidades. Também não foi apresentado dado se os headbangers são um grupo menor entre os roqueiros da nação, ou ainda se esses se relacionam com a cena underground de outros países africanos. Não obstante essa omição no projeto fotográfico, sabemos que onde houver acesso à cultura e à informação, o rock pesado estará junto; pois aqueles que amam e vivem o Heavy Metal são todos headbangers, independente de cor de pele, etnia ou local de nascimento. Fazemos votos que os países africanos possam se desenvolver economicamente, para haja maior circulação de bandas, discos e instrumentos musicais voltados ao metal pela região, disseminando ainda mais a cultura do Heavy Metal.

Mulheres também fazem parte do grupo
Mulheres também fazem parte do grupo

Willba Dissidente agradece a querida amiga Ana Paula Frare, sem a qual esta matéria não aconteceria.

Mais imagens foram disponibilizadas nos sites do fotógrafo Frank Marshall:

http://www.ironwarlock.com/vor_info.html
http://www.facebook.com/events/218097841563337/

Sites relacionados (em inglês / português):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Botswana
http://www.sanfrancisco.travel/events/?zventId=229384304...

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 24 de fevereiro de 2013

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias

Ratos x MaidenRatos x Maiden
Resposta de Jão à entrevista de Bruce Dickinson

Futebol e rockFutebol e rock
As paixões de Harris, McCartney, Daltrey e outros

Heavy MetalHeavy Metal
Os maiores álbuns da história para os gregos

5000 acessosCorey Taylor: sonhando com sexo grupal com Lita Ford e Doro Pesch5000 acessosBruce: "Olhei para Di'Anno e pensei que deveria estar lá!"5000 acessosU2: as 10 melhores músicas de todos os tempos da banda5000 acessosAngra: banda errou na escolha de Fabio Lione?5000 acessosMalmsteen: "A 1ª vez que fui ao Brasil não consegui acreditar"5000 acessosDave Lombardo: o que ele realmente acha de Lars Ulrich?

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online