Tony Iommi: guitarrista relata como descobriu seu câncer
Por Fernando Portelada
Fonte: Guitar World
Postado em 19 de junho de 2013
O Guitar World conduziu em 2013 uma entrevista com o guitarrista do BLACK SABBATH, Tony Iommi, sobre a produção do álbum do grupo, "13" – o primeiro em 35 anos com o vocalista Ozzy Osbourne e o baixista Geezer Butler – e sua batalha contra o câncer, diagnosticado no final de 2011.
"O câncer foi diagnosticado quando eu estava em minha turnê literária [em 2011], antes de começarmos a ensaiar." Explicou Iommi. "Na turnê, eu vi um médico, porque um caroço apareceu na minha virilha. Nós pensávamos que fosse só uma glândula, e ele meu deu antibióticos. Após as viagens do livro, eu estava indo para L.A. para fazer uns ensaios. Ele disse que se não sumisse em duas semanas eu deveria ver outro médico. Então eu o fiz, porque ele permanecia lá. Recebi mais antibiótico, porque tive uma infecção deste outro problema que eu tinha na próstata. Era algo grande e precisou ser cortado, então eu pensei que o caroço era parte disso, mas ele nunca foi embora. Então, nós estávamos ensaiando e compondo e eu continuava sentindo esta dor em minha virilha, e Ozzy continuava dizendo: ‘Você não parece muito bem.’ E eu dizia: ‘Bem, eu não me sinto muito bem.’ Ele também me disse pra ir ao médico checar isso. Eu estava voltando para a Inglaterra para operar a próstata, então eu decidi esperar até lá. Eles disseram que tiraram este outro caroço enquanto estavam lá. Eu pensei que não fosse nada, mas descobriram que era câncer."
Black Sabbath - Mais Novidades
Ele continua: "[Após dizerem sobre o câncer] toda minha vida mudou. E eles foram muito casuais sobre isso. Eles disseram: ‘A boa notícia é que sua próstata está muito bem, mas aquele caroço, nós achamos um linfoma nele.’ Linfoma, o que é isso? Bem, eu sabia o que era, mas eu queria ouvir eles dizerem: câncer. Uma vez que ouvi isso, foi horrível."
Quando perguntado se ele imediatamente parou de trabalhar no álbum do SABBATH, Iommi disse: "Todo meu foco foi para o tratamento e tentar me livrar disso. Foi somente sobre isso que eu pude pensar por algum tempo. Eu tinha que entender tudo, e tudo teve que esperar. Eu também estava com uma terrível dor da operação da próstata. E então comecei a químio. Eu não me sentia bem e comecei a perder peso. Depois comecei a radioterapia [radiação] todos os dias, mas eu disse para os caras enquanto eu estava em tratamento: ‘Se vocês vierem para a Inglaterra, poderemos continuar.’ Eu não podia me afastar do tratamento, e eu estava cansado e fraco, mas eu queria continuar... Eu estava determinado que aquilo não iria me parar. Sempre fui assim. Eu não consigo desistir das coisas. Ter minha esposa Maria [Sjöholm, ex-vocalista do DRAIN STH] – que já aguentou tanto e nunca reclamou – e meus amigos ao meu redor, na verdade foi a melhor coisa para mim. Ajudou a tirar minha cabeça daquilo. Eu estava no hospital alguns dias antes de sua chegada, e então eu ia ao estúdio, nós começávamos a conversar e tocávamos um pouco. Eu me cansava e tinha que me sentar. Eles estavam bem ao meu lado, isso foi muito bom."
"Claro que quando contei a Ozzy que tinha um linfoma, ele disse: ‘Fulano não morreu disso?’ [risos] Obrigado, eu precisava rir. Típico dele. Mas foi ótimo que ele estivesse lá. Você tem que ter pensamento positivo, o máximo possível. Algumas vezes eu começava a afundar um pouco, mas já me levantava. Eu recebi muitas cartas e mensagens gentis dos fãs, dizendo ‘você ficará bem. Aguente firme!’ Até Lance Armstrong me enviou uma carta. E quando Jon Lord [tecladista do DEEP PURPLE] estava doente, antes de falecer, [em julho de 2012] eu recebia várias mensagens dele, dizendo: ‘Veja, se tiver algo que eu puder fazer para ajudar com o tratamento, é só falar.’ Isso realmente ajudou e faz você querer lutar mais."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
O álbum do Megadeth que Dave Mustaine considera um desastre
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
Floor Jansen salvou a carreira do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
Cocô no moshpit gera crise de vômito coletivo durante show na Nova Zelândia
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour



Fama nunca foi o principal objetivo de Ronnie James Dio
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
A curiosa origem da introdução de "Sweet Leaf", clássico do Black Sabbath
Como as guerras moldaram a sonoridade do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Geezer Butler sobre Ozzy: "o maior frontman, cantor e personalidade da música"
Geezer Butler encarou críticas negativas ao Black Sabbath como "medalha de honra"
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
O riff clássico do Black Sabbath que surgiu após suposta aparição de um fantasma
Geezer Butler relembra Ozzy Osbourne e último show do Black Sabbath
"Sinto falta de quem eu era antes da morte do meu pai", declara Kelly Osbourne
A opinião de Ozzy Osbourne a respeito de seus parceiros do Black Sabbath


