Tony Iommi: guitarrista relata como descobriu seu câncer
Por Fernando Portelada
Fonte: Guitar World
Postado em 19 de junho de 2013
O Guitar World conduziu em 2013 uma entrevista com o guitarrista do BLACK SABBATH, Tony Iommi, sobre a produção do álbum do grupo, "13" – o primeiro em 35 anos com o vocalista Ozzy Osbourne e o baixista Geezer Butler – e sua batalha contra o câncer, diagnosticado no final de 2011.
"O câncer foi diagnosticado quando eu estava em minha turnê literária [em 2011], antes de começarmos a ensaiar." Explicou Iommi. "Na turnê, eu vi um médico, porque um caroço apareceu na minha virilha. Nós pensávamos que fosse só uma glândula, e ele meu deu antibióticos. Após as viagens do livro, eu estava indo para L.A. para fazer uns ensaios. Ele disse que se não sumisse em duas semanas eu deveria ver outro médico. Então eu o fiz, porque ele permanecia lá. Recebi mais antibiótico, porque tive uma infecção deste outro problema que eu tinha na próstata. Era algo grande e precisou ser cortado, então eu pensei que o caroço era parte disso, mas ele nunca foi embora. Então, nós estávamos ensaiando e compondo e eu continuava sentindo esta dor em minha virilha, e Ozzy continuava dizendo: ‘Você não parece muito bem.’ E eu dizia: ‘Bem, eu não me sinto muito bem.’ Ele também me disse pra ir ao médico checar isso. Eu estava voltando para a Inglaterra para operar a próstata, então eu decidi esperar até lá. Eles disseram que tiraram este outro caroço enquanto estavam lá. Eu pensei que não fosse nada, mas descobriram que era câncer."
Black Sabbath - Mais Novidades
Ele continua: "[Após dizerem sobre o câncer] toda minha vida mudou. E eles foram muito casuais sobre isso. Eles disseram: ‘A boa notícia é que sua próstata está muito bem, mas aquele caroço, nós achamos um linfoma nele.’ Linfoma, o que é isso? Bem, eu sabia o que era, mas eu queria ouvir eles dizerem: câncer. Uma vez que ouvi isso, foi horrível."
Quando perguntado se ele imediatamente parou de trabalhar no álbum do SABBATH, Iommi disse: "Todo meu foco foi para o tratamento e tentar me livrar disso. Foi somente sobre isso que eu pude pensar por algum tempo. Eu tinha que entender tudo, e tudo teve que esperar. Eu também estava com uma terrível dor da operação da próstata. E então comecei a químio. Eu não me sentia bem e comecei a perder peso. Depois comecei a radioterapia [radiação] todos os dias, mas eu disse para os caras enquanto eu estava em tratamento: ‘Se vocês vierem para a Inglaterra, poderemos continuar.’ Eu não podia me afastar do tratamento, e eu estava cansado e fraco, mas eu queria continuar... Eu estava determinado que aquilo não iria me parar. Sempre fui assim. Eu não consigo desistir das coisas. Ter minha esposa Maria [Sjöholm, ex-vocalista do DRAIN STH] – que já aguentou tanto e nunca reclamou – e meus amigos ao meu redor, na verdade foi a melhor coisa para mim. Ajudou a tirar minha cabeça daquilo. Eu estava no hospital alguns dias antes de sua chegada, e então eu ia ao estúdio, nós começávamos a conversar e tocávamos um pouco. Eu me cansava e tinha que me sentar. Eles estavam bem ao meu lado, isso foi muito bom."
"Claro que quando contei a Ozzy que tinha um linfoma, ele disse: ‘Fulano não morreu disso?’ [risos] Obrigado, eu precisava rir. Típico dele. Mas foi ótimo que ele estivesse lá. Você tem que ter pensamento positivo, o máximo possível. Algumas vezes eu começava a afundar um pouco, mas já me levantava. Eu recebi muitas cartas e mensagens gentis dos fãs, dizendo ‘você ficará bem. Aguente firme!’ Até Lance Armstrong me enviou uma carta. E quando Jon Lord [tecladista do DEEP PURPLE] estava doente, antes de falecer, [em julho de 2012] eu recebia várias mensagens dele, dizendo: ‘Veja, se tiver algo que eu puder fazer para ajudar com o tratamento, é só falar.’ Isso realmente ajudou e faz você querer lutar mais."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Líder do Metal Church conta como a nova formação da banda foi montada
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
A melhor música do clássico álbum "Powerage" do AC/DC, segundo Angus Young
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"

Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
A música do Black Sabbath que "não tinha morte o suficiente", segundo Cozy Powell
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Em 2000, Ozzy Osbourne e Tony Iommi gravaram com o Wu-Tang Clan
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
O baterista que fez Bill Ward sonhar em "chegar lá", e que ele conheceu depois de muitos anos
A música do Black Sabbath favorita de Frank Zappa; "Esse cara está tirando com a minha cara"
Os quatro álbuns que inventaram o Heavy Metal em 1970


