Tony Iommi: guitarrista relata como descobriu seu câncer
Por Fernando Portelada
Fonte: Guitar World
Postado em 19 de junho de 2013
O Guitar World conduziu em 2013 uma entrevista com o guitarrista do BLACK SABBATH, Tony Iommi, sobre a produção do álbum do grupo, "13" – o primeiro em 35 anos com o vocalista Ozzy Osbourne e o baixista Geezer Butler – e sua batalha contra o câncer, diagnosticado no final de 2011.
"O câncer foi diagnosticado quando eu estava em minha turnê literária [em 2011], antes de começarmos a ensaiar." Explicou Iommi. "Na turnê, eu vi um médico, porque um caroço apareceu na minha virilha. Nós pensávamos que fosse só uma glândula, e ele meu deu antibióticos. Após as viagens do livro, eu estava indo para L.A. para fazer uns ensaios. Ele disse que se não sumisse em duas semanas eu deveria ver outro médico. Então eu o fiz, porque ele permanecia lá. Recebi mais antibiótico, porque tive uma infecção deste outro problema que eu tinha na próstata. Era algo grande e precisou ser cortado, então eu pensei que o caroço era parte disso, mas ele nunca foi embora. Então, nós estávamos ensaiando e compondo e eu continuava sentindo esta dor em minha virilha, e Ozzy continuava dizendo: ‘Você não parece muito bem.’ E eu dizia: ‘Bem, eu não me sinto muito bem.’ Ele também me disse pra ir ao médico checar isso. Eu estava voltando para a Inglaterra para operar a próstata, então eu decidi esperar até lá. Eles disseram que tiraram este outro caroço enquanto estavam lá. Eu pensei que não fosse nada, mas descobriram que era câncer."
Black Sabbath - Mais Novidades
Ele continua: "[Após dizerem sobre o câncer] toda minha vida mudou. E eles foram muito casuais sobre isso. Eles disseram: ‘A boa notícia é que sua próstata está muito bem, mas aquele caroço, nós achamos um linfoma nele.’ Linfoma, o que é isso? Bem, eu sabia o que era, mas eu queria ouvir eles dizerem: câncer. Uma vez que ouvi isso, foi horrível."
Quando perguntado se ele imediatamente parou de trabalhar no álbum do SABBATH, Iommi disse: "Todo meu foco foi para o tratamento e tentar me livrar disso. Foi somente sobre isso que eu pude pensar por algum tempo. Eu tinha que entender tudo, e tudo teve que esperar. Eu também estava com uma terrível dor da operação da próstata. E então comecei a químio. Eu não me sentia bem e comecei a perder peso. Depois comecei a radioterapia [radiação] todos os dias, mas eu disse para os caras enquanto eu estava em tratamento: ‘Se vocês vierem para a Inglaterra, poderemos continuar.’ Eu não podia me afastar do tratamento, e eu estava cansado e fraco, mas eu queria continuar... Eu estava determinado que aquilo não iria me parar. Sempre fui assim. Eu não consigo desistir das coisas. Ter minha esposa Maria [Sjöholm, ex-vocalista do DRAIN STH] – que já aguentou tanto e nunca reclamou – e meus amigos ao meu redor, na verdade foi a melhor coisa para mim. Ajudou a tirar minha cabeça daquilo. Eu estava no hospital alguns dias antes de sua chegada, e então eu ia ao estúdio, nós começávamos a conversar e tocávamos um pouco. Eu me cansava e tinha que me sentar. Eles estavam bem ao meu lado, isso foi muito bom."
"Claro que quando contei a Ozzy que tinha um linfoma, ele disse: ‘Fulano não morreu disso?’ [risos] Obrigado, eu precisava rir. Típico dele. Mas foi ótimo que ele estivesse lá. Você tem que ter pensamento positivo, o máximo possível. Algumas vezes eu começava a afundar um pouco, mas já me levantava. Eu recebi muitas cartas e mensagens gentis dos fãs, dizendo ‘você ficará bem. Aguente firme!’ Até Lance Armstrong me enviou uma carta. E quando Jon Lord [tecladista do DEEP PURPLE] estava doente, antes de falecer, [em julho de 2012] eu recebia várias mensagens dele, dizendo: ‘Veja, se tiver algo que eu puder fazer para ajudar com o tratamento, é só falar.’ Isso realmente ajudou e faz você querer lutar mais."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
A canção do Queen que Brian May achou que era piada até ouvir "estou falando sério"
A música sobre melancia e infância que fez Ricardo Confessori voltar ao Angra
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
"Entrei na turnê de despedida do Judas e ainda estou aqui 15 anos depois", diz Richie Faulkner


Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
Cinco vocalistas subestimados do mundo do Heavy Metal que merecem a sua atenção
Sounds Entertainment: as 100 melhores músicas do Heavy Metal


