Em Cascavel: I Congresso Internacional de Estudos do Rock
Postado em 24 de setembro de 2013
O Rock nunca morreu, ele nem sequer contraiu uma constipaçãozinha.
É muito comum ouvirmos de mídias ou de gente pessimamente informadas e mal-intencionadas a "afirmação": "O Rock morreu.". Espero não ter que, aqui e agora, justificar o grau de parvoíce, ignorância e preconceito contido em tal frase. Afinal, dirijo-me a um público (a do Whiplash) que conhece – e vive – esse estilo musical, como eu, já há 36 anos pelo menos.
Atualmente, no Brasil e no Mundo, um bom número de pesquisadores (as) acadêmicos (as) estuda e interage os diversos gêneros da música oriundos do Rock, tais quais: o Heavy Metal, o Hard Rock, o Progressivo, o Thrash Metal, etc. com ciências, sobretudo na áreas humanas. É gratificante observar que o interesse pelo Rock como objeto científico vem crescendo ano após ano. Daqui a duas semanas, entre os dias 25 e 27 de setembro terá lugar o I Congresso Internacional de Estudos do Rock na cidade de Cascavel-PR; evento gerenciado pela Unioeste (o quadro de comunicações orais está anexado a esta nota). Terei a indizível honra de participar como ouvinte e apresentador de trabalho.
Mais informações no site abaixo no link sessões de comunicações orais.
http://www.congressodorock.com.br
I Congresso Internacional de Estudos do Rock
25 a 27 de Setembro de 2013
UNIOESTE/ Campus De Cascavel – Paraná - Brasil
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES: 25 a 27/09/2013
Adriano Alves Fiore
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, conclusão em 1992 e colação de grau em 1993) e em Comunicação Social e Jornalismo pela Faculdade Pitágoras, Campus Metropolitana de Londrina, em 2009. Como aluno especial na UEL, tem participado dos cursos de: Estudos da Linguagem (2004 e 2006), Ciências Sociais (2006) e História Social (2010). Obtém o título de mestre em Comunicação (área de concentração: Comunicação Visual) pela UEL, em 2011. Atualmente, é doutorando em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) como pesquisador do CNPq. Tem experiência na área de Letras, Literatura e Comunicação Social/Jornalismo com ênfase em: História, Psicologia, Filosofia, Semiótica, Música (sobretudo dos gêneros: Clássico ou Erudito, Heavy Metal e Hard Rock), Sociologia, Antropologia, Mitologia Clássica GrecoRomana e Arqueologia. Atua em revistas e sites especializados em Rock qual crítico de música e comportamento social (e do indivíduo). Também participa de variados tipos de sites e/ou periódicos impressos como colunista tratando dos mais diversos assuntos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
A música do Mastodon que deixou o baterista Charlie Benante intrigado
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia
David Ellefson voltou ao Megadeth por pressão dos irmãos Drover, afirma Dave Mustaine
O clássico do Black Sabbath cuja letra Dio escreveu sobre Ritchie Blackmore

O disco do Roberto Carlos que faria muito sucesso, de acordo com Regis Tadeu
Metallica: Como é a lista de exigências do camarim da banda
Regis Tadeu: a tsunami de lixo musical da atual música brasileira
Corey não entende tristeza dos colegas de Slipknot e diz ter pouco em comum com eles
Bon Jovi: o mistério de Tommy e Gina em "Livin' On A Prayer"
Rolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revista



