Coisa de boy: Mais de 50% dos roqueiros é da classe A, diz IBOPE
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 30 de outubro de 2013
Pesquisa divulgada em 2013 pelo Ibope procurou traçar quais são os estilos musicais mais ouvidos no rádio, assim como o perfil dos ouvintes de cada gênero.
Na última segunda-feira, no dia 28 de Outubro, o Instituto IBOPE divulgou os resultados de uma pesquisa que visava delinear a preferência musical dos ouvintes de rádio, majoritariamente, e em segunda instância, traçar o perfil desses mesmos ouvintes.
Intitulado "Tribos Musicais", o estudo aponta para o sertanejo – ressaltando que a classificação cobre desde moda de viola até neo-agrobrega – como o nicho mais popular do país, constando das preferências de 53% da população.
Seguindo o sertanejo, despontam no gosto dos brasileiros MPB –seja lá o que eles chamem de MPB, afinal toda música que não é erudita e é brasileira é MPB - com [47%], samba e/ou pagode – Chico Buarque entra em MPB ou Samba? Ou nos dois? – com [43%], forró [31%], gospel – gospel é um gênero musical ou uma abordagem temática de vários ritmos distintos por músicos de todas as vertentes? – [29%], funk – não fica claro que funk dos EUA entra nessa mesma classificação – [17%], country – country e sertanejo não entrariam na mesma categoria? – 12%], clássica – o que é clássico pra mim pode não ser pra você, nem tudo que é erudito é clássico e nem tudo que é clássico é erudito, mas enfim – [11%] e jazz/blues [9%].
Pelos números acima, explica-se a pouca procura do público pelo Monsters of Rock, pelos recentes shows do Black Sabbath no Brasil e a baixa venda de ingressos nos dias em que Metallica e Iron Maiden tocaram no último Rock In Rio.
Os apreciadores de sertanejo e samba/pagode pertencem principalmente à classe C, sendo que 52% e 53% dos fãs dos dois estilos estão nessa camada social.
Enquanto isso, quem gosta de MPB – mais uma vez, seja lá o que signifique MPB – e rock [metal é contado como rock aqui? Restart também? Capital Inicial é rock ou MPB? Quem curte Behemoth ou Cólera está enfiado nesse mesmo balaio?] ESTARIAM ocupando mais as classes A e B, com 46% dos deprimidos da MPB gozando dessa saúde financeira, a mesma de 52% dos ‘roqueiros’. Dentre os seguidores da MPB e do rock, 13% possuem ensino superior [também não fica claro o que se considera ‘ensino superior’ no estudo], incidência mais alta do que nos demais gêneros analisados [sertanejo, samba e/ou pagode, gospel e funk].
Mas por que cargas d’água então festas universitárias geralmente optam justamente por sertanejo, pagode e funk para embalar suas ‘choppadas’ e formaturas?!??!
O mesmo estudo ressalta que quase 70% dos pesquisados que citam o rock como preferência também ouvem MPB [são os fãs de Cazuza e Cássia Eller que insistem em classificar isso de ‘rock’], enquanto a incidência de fãs de MPB que curtem rock é de 42% [são fãs de MPB que te chamam pra ouvir ‘rock’ na casa deles, e quando você chega lá, tem algumas coletâneas do Cazuza, Cássia Eller, Rita Lee e Lobão editadas pela Som Livre, certeza].
Já o povo que curte gospel e funk permeia, principalmente, as faixas C, D e E [fãs do Stryper, Bride, George Clinton, KC & The Sunshine Band, Rick James, etc.], com 71% e 72% deles ralando pelo pão de cada dia.
O estudo também mostra que 38% dos que ouvem funk não se privam de ouvir gospel, enquanto apenas 22% dos adeptos do gospel descem até o chão no Miami pancadão.
A pesquisa foi feita nas "principais capitais e regiões metropolitanas do país", segundo o Ibope.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps