Coisa de boy: Mais de 50% dos roqueiros é da classe A, diz IBOPE

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar Correções  

Pesquisa divulgada em 2013 pelo Ibope procurou traçar quais são os estilos musicais mais ouvidos no rádio, assim como o perfil dos ouvintes de cada gênero.

Na última segunda-feira, no dia 28 de Outubro, o Instituto IBOPE divulgou os resultados de uma pesquisa que visava delinear a preferência musical dos ouvintes de rádio, majoritariamente, e em segunda instância, traçar o perfil desses mesmos ouvintes.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Intitulado "Tribos Musicais", o estudo aponta para o sertanejo – ressaltando que a classificação cobre desde moda de viola até neo-agrobrega – como o nicho mais popular do país, constando das preferências de 53% da população.

Seguindo o sertanejo, despontam no gosto dos brasileiros MPB –seja lá o que eles chamem de MPB, afinal toda música que não é erudita e é brasileira é MPB - com [47%], samba e/ou pagode – Chico Buarque entra em MPB ou Samba? Ou nos dois? – com [43%], forró [31%], gospel – gospel é um gênero musical ou uma abordagem temática de vários ritmos distintos por músicos de todas as vertentes? – [29%], funk – não fica claro que funk dos EUA entra nessa mesma classificação – [17%], country – country e sertanejo não entrariam na mesma categoria? – 12%], clássica – o que é clássico pra mim pode não ser pra você, nem tudo que é erudito é clássico e nem tudo que é clássico é erudito, mas enfim – [11%] e jazz/blues [9%].

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pelos números acima, explica-se a pouca procura do público pelo Monsters of Rock, pelos recentes shows do Black Sabbath no Brasil e a baixa venda de ingressos nos dias em que Metallica e Iron Maiden tocaram no último Rock In Rio.

Os apreciadores de sertanejo e samba/pagode pertencem principalmente à classe C, sendo que 52% e 53% dos fãs dos dois estilos estão nessa camada social.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Enquanto isso, quem gosta de MPB – mais uma vez, seja lá o que signifique MPB – e rock [metal é contado como rock aqui? Restart também? Capital Inicial é rock ou MPB? Quem curte Behemoth ou Cólera está enfiado nesse mesmo balaio?] ESTARIAM ocupando mais as classes A e B, com 46% dos deprimidos da MPB gozando dessa saúde financeira, a mesma de 52% dos ‘roqueiros’. Dentre os seguidores da MPB e do rock, 13% possuem ensino superior [também não fica claro o que se considera ‘ensino superior’ no estudo], incidência mais alta do que nos demais gêneros analisados [sertanejo, samba e/ou pagode, gospel e funk].

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas por que cargas d’água então festas universitárias geralmente optam justamente por sertanejo, pagode e funk para embalar suas ‘choppadas’ e formaturas?!??!

O mesmo estudo ressalta que quase 70% dos pesquisados que citam o rock como preferência também ouvem MPB [são os fãs de Cazuza e Cássia Eller que insistem em classificar isso de ‘rock’], enquanto a incidência de fãs de MPB que curtem rock é de 42% [são fãs de MPB que te chamam pra ouvir ‘rock’ na casa deles, e quando você chega lá, tem algumas coletâneas do Cazuza, Cássia Eller, Rita Lee e Lobão editadas pela Som Livre, certeza].

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já o povo que curte gospel e funk permeia, principalmente, as faixas C, D e E [fãs do Stryper, Bride, George Clinton, KC & The Sunshine Band, Rick James, etc.], com 71% e 72% deles ralando pelo pão de cada dia.

O estudo também mostra que 38% dos que ouvem funk não se privam de ouvir gospel, enquanto apenas 22% dos adeptos do gospel descem até o chão no Miami pancadão.

A pesquisa foi feita nas "principais capitais e regiões metropolitanas do país", segundo o Ibope.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Eddie Van Halen: Eruption foi um acidenteEddie Van Halen
"Eruption foi um acidente"

Guitarristas e vocalistas: os 10 melhores casamentosGuitarristas e vocalistas
Os 10 melhores "casamentos"


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

GooInArt Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 CliIL