Coisa de boy: Mais de 50% dos roqueiros é da classe A, diz IBOPE
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 30 de outubro de 2013
Pesquisa divulgada em 2013 pelo Ibope procurou traçar quais são os estilos musicais mais ouvidos no rádio, assim como o perfil dos ouvintes de cada gênero.
Na última segunda-feira, no dia 28 de Outubro, o Instituto IBOPE divulgou os resultados de uma pesquisa que visava delinear a preferência musical dos ouvintes de rádio, majoritariamente, e em segunda instância, traçar o perfil desses mesmos ouvintes.
Intitulado "Tribos Musicais", o estudo aponta para o sertanejo – ressaltando que a classificação cobre desde moda de viola até neo-agrobrega – como o nicho mais popular do país, constando das preferências de 53% da população.
Seguindo o sertanejo, despontam no gosto dos brasileiros MPB –seja lá o que eles chamem de MPB, afinal toda música que não é erudita e é brasileira é MPB - com [47%], samba e/ou pagode – Chico Buarque entra em MPB ou Samba? Ou nos dois? – com [43%], forró [31%], gospel – gospel é um gênero musical ou uma abordagem temática de vários ritmos distintos por músicos de todas as vertentes? – [29%], funk – não fica claro que funk dos EUA entra nessa mesma classificação – [17%], country – country e sertanejo não entrariam na mesma categoria? – 12%], clássica – o que é clássico pra mim pode não ser pra você, nem tudo que é erudito é clássico e nem tudo que é clássico é erudito, mas enfim – [11%] e jazz/blues [9%].
Pelos números acima, explica-se a pouca procura do público pelo Monsters of Rock, pelos recentes shows do Black Sabbath no Brasil e a baixa venda de ingressos nos dias em que Metallica e Iron Maiden tocaram no último Rock In Rio.
Os apreciadores de sertanejo e samba/pagode pertencem principalmente à classe C, sendo que 52% e 53% dos fãs dos dois estilos estão nessa camada social.
Enquanto isso, quem gosta de MPB – mais uma vez, seja lá o que signifique MPB – e rock [metal é contado como rock aqui? Restart também? Capital Inicial é rock ou MPB? Quem curte Behemoth ou Cólera está enfiado nesse mesmo balaio?] ESTARIAM ocupando mais as classes A e B, com 46% dos deprimidos da MPB gozando dessa saúde financeira, a mesma de 52% dos ‘roqueiros’. Dentre os seguidores da MPB e do rock, 13% possuem ensino superior [também não fica claro o que se considera ‘ensino superior’ no estudo], incidência mais alta do que nos demais gêneros analisados [sertanejo, samba e/ou pagode, gospel e funk].
Mas por que cargas d’água então festas universitárias geralmente optam justamente por sertanejo, pagode e funk para embalar suas ‘choppadas’ e formaturas?!??!
O mesmo estudo ressalta que quase 70% dos pesquisados que citam o rock como preferência também ouvem MPB [são os fãs de Cazuza e Cássia Eller que insistem em classificar isso de ‘rock’], enquanto a incidência de fãs de MPB que curtem rock é de 42% [são fãs de MPB que te chamam pra ouvir ‘rock’ na casa deles, e quando você chega lá, tem algumas coletâneas do Cazuza, Cássia Eller, Rita Lee e Lobão editadas pela Som Livre, certeza].
Já o povo que curte gospel e funk permeia, principalmente, as faixas C, D e E [fãs do Stryper, Bride, George Clinton, KC & The Sunshine Band, Rick James, etc.], com 71% e 72% deles ralando pelo pão de cada dia.
O estudo também mostra que 38% dos que ouvem funk não se privam de ouvir gospel, enquanto apenas 22% dos adeptos do gospel descem até o chão no Miami pancadão.
A pesquisa foi feita nas "principais capitais e regiões metropolitanas do país", segundo o Ibope.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
A resposta de Regis Tadeu a quem diz que Alex Lifeson é a parte mais fraca do Rush
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
De Europe a Entombed, 15 das melhores bandas da Suécia, de acordo com a Metal Hammer
A pior faixa do clássico "Led Zeppelin IV", de acordo com a Classic Rock
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney



Joe Satriani revela o guitarrista que ele ouve e diz: "Eu jamais alcançarei isso!"
Champignon: como morte de Chorão e críticas abalaram o baixista, segundo Tadeu Patolla
Ratos de Porão: O elogio de João Gordo aos garotos do Restart
Scorpions: As 20 melhores canções com temática romântica
A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden
Fãs de Rock e Metal: 15 verdades que eles sempre temeram


