Talking Heads: O encontro entre Coringa e Hannibal Lecter
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 18 de março de 2014
Aclamada como um dos pontos de intersecção entre a secura punk e o lirismo do art rock, "Psycho Killer"foi o segundo single do TALKING HEADS, produto da líquida e esquizóide mente de DAVID BYRNE- um sujeito que mistura surrealismo e LOU REED com a mesma facilidade que um cozinheiro de botequim frita bolinho de bacalhau. Definida como "new wave travestida de balada", a faixa – que já fazia parte do repertório de um projeto anterior de BYRNE- The Artistic" , se tornou o aríete da carreia da banda e entrou de sola na cultura pop- endossando de games a episódios dos Simpsons.
Talking Heads - Mais Novidades
Em tradução, "Pshycho" é ambígua e, como muito coisa assinada por BYRNE, necessitaria do apoio de um tratado de semiótica para ser dissecada. Trechos como "Não pareço que possa encarar os fatos/Estou tenso e nervoso, não consigo relaxar/Não consigo dormir, a cama está em fogo/Não toque em mim, sou realmente um arame vivo" parecem fazer remissão ao "assassino serial"; em outros momentos frases como "Você começa uma conversa que nem pode terminar/Você está falando bastante mas não está dizendo nada/Quando não tenho nada a dizer meus lábios ficam selados/Dizer uma coisa uma vez, por que dizê-la novamente?" dão o contraponto na narrativa , apontando o que poderia ser um conflito doméstico- o que seria dos resenhistas se esses questionamentos prosaicos não existissem?
Entretanto, como é peculiar aos autores, BYRNE não poderia perder a passada e, em declaração em 2006, soltou a pérola- "Quando comecei a escrever isto, imaginei ALICE COOPER fazendo uma balada do estilo de RANDY NEWMAN. Tanto o Coringa quanto Hannibal Lecter eram muito mais fascinante do que os mocinhos. Todos torcemos para para os bandidos nos filmes". Entenderam agora?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Loudwire expõe "posers" que vestem camisas de banda, mas não conhecem nem 3 músicas
O músico que se irritava por Martin Scorsese gostar de punk rock
A canção de John Lennon que ele achava que deveria ter sido cantada por Paul McCartney


Lista: 10 letras simples, para agradar quem acha que rock e política não se misturam



