Jon Schaffer: "Sempre fui o líder do Iced Earth e sempre serei"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fernando Portelada, Fonte: Blabbermouth, Tradução
Enviar Correções  

A Metal Covenant recentemente conduziu uma entrevista com o guitarrista/mainman do ICED EARTH, Jon Schaffer Alguns trechos desta conversa estão disponíveis abaixo.

MC: De meu ponto de vista, o novo álbum do ICED EARTH, "Plagues Of Babylon" definitivamente lembra seu último álbum, "Dystopia". Foi uma escolha consciente de seu lado ou você escreveu um álbum na veia do ICED EARTH.

Jon: "Bem, é somente um álbum na veia o ICED EARTH. Quero dizer, a mesma abordagem foi usada quando fiz ‘Dystopia’, então é só outro capítulo. Você sabe, quando isso acontece naturalmente cada disco é. Se você começa a fazer algo que é bem artificial, então isso se torna algo não natural. Não importa se as pessoas entendam ou não, você sabe que isso é outro problema, mas nós temos que fazer, ao mesmo tempo, o que estamos sentindo."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

MC: A primeira metade do álbum é uma história conceito, o que aconteceu então, você ficou sem combustível o inspiração?

Jon: "Não. Eu simplesmente decidi bem cedo que não há razão para devotar um álbum inteiro a este capítulo da história de ‘Something Wicked’. Eu sinto que podemos dizer isso em cinco ou seis músicas e nós já temos coisas como ‘Peacemaker’ que não iriam se encaixar na história, e eu já tinha a música ‘Cthulhu’. Era diferente, entende. Coisas diferentes estavam acontecendo e a decisão de fazer ‘Spirit Of The Times’ do SONS OF LIBERTY e de finalmente poder fazer ‘Highwayman’, com meu irmão nos vocais, você sabe, isso não foi problema, então não fazia sentido ter um álbum conceito completo onde ‘Highwayman’ não fosse caber. É bem diferente, entende. É como um velho disco do RUSH. Essa era a ideia. Como ‘2112’, foi um conceito de um lado e no outro eram faixas individuais. Isso foi decidido no começo.’

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

MC: Você reflete sobre aquilo que é publicado sobre seus álbuns, você sabe – reviews e coisa assim?

Jon: "Eu já vi alguns, mas eu não me importo muito. Eu me importo mais com o que os fãs dizem e eu me encontro e falo com eles. Quando jornalistas dizem algo, eu não ligo. Não faz qualquer diferença para mim, porque vários jornalistas, especialmente os caras que já fazem isso há muito tempo, eles estão cansados e eles ouvem muitos discos. Ao fim, vários deles não tem uma opinião fresca e legítima. Então, na minha opinião, eles não contam, entende? Ao fim do dia, são as pessoas que consomem a música, as pessoas que pagam minhas contas. Esses são os fãs, são as pessoas com quem me importo. E eu disse, você pode saber pelos comentários no Facebook, e de várias pessoas que colocam no Youtube e coisas assim, a base de fãs está muito feliz, mas os jornalistas, quem se importa? Quero dizer, é uma perda de tempo."

MC: O ICED EARTH é como sua banda, é meio que seu projeto solo e é assim há muito tempo. Qual o melhor sobre estar em um lugar onde você toma as decisões?

Jon: "Eu não vejo isso dessa forma. Não é um projeto solo. O SONS OF LIBERTY é um projeto solo, entende? Mas eu sempre fui o líder dessa banda e sempre serei. Quero dizer, é minha visão e tem sido assim desde o meio dos anos 1980. É o que eu sempre estive buscando. É uma batalha, especialmente no começo. As condições contratuais em que estávamos eram brutais e eu não acho que a maioria das pessoas sobreviveriam a isso. Todas as mudanças, toda a escravidão, fizeram situações difíceis. Não era só o nome ICED EARTH que estava sendo controlado, mas eu individualmente. Então eu não podia simplesmente acabar com o ICED EARTH e começar de novo com outra banda. Era acabar isso ou estávamos acabados. Você sabe. Eu basicamente percebi que ninguém iria me parar."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

MC: Algumas vezes eu admiro vocês, entende, estar na estrada e longe de casa por tanto tempo. Onde você acha a energia de estar longe de casa, e enfrentar todos esses sacrifícios através de tempos difíceis?

Jon: "Está em seu sangue, é o que você faz. Para mim não e realmente ... Quero dizer, eu odeio estar longe da minha filha, óbvio, mas você sabe. Tem muitos caras que fazem isso e tem famílias e eu chamo isso de ‘maldição’, cara. Você tem a maldição e você tem esse ímpeto e você tem a música que está crescendo dentro de você e você quer ser um compositor e estar em uma banda de heavy metal. Não é como música country, onde você pode vender as músicas e ser somente um compositor. Os caras de heavy metal querem fazer suas próprias músicas, então é uma coisa diferente. Um estilo diferente de vida."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Iced Earth: primeiro disco será lançado em edição remasterizada; ouça prévia

Iced Earth: comemorando 30 anos com versão remixada e remasterizada do 1º discoIced Earth
Comemorando 30 anos com versão remixada e remasterizada do 1º disco

Iced Earth: Jon Schaffer se reúne com Matt Barlow para gravar músicas natalinasIced Earth
Jon Schaffer se reúne com Matt Barlow para gravar músicas natalinas


Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1996Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1996

Tim Ripper Owens: Caí fora da banda de Malmsteen sem falar nadaTim "Ripper" Owens
"Caí fora da banda de Malmsteen sem falar nada"


Metallica: a lista de exigências da banda em 1983Metallica
A lista de exigências da banda em 1983

Zakk Wylde: foto do arsenal de guitarras do músicoZakk Wylde
Foto do arsenal de guitarras do músico


Sobre Fernando Portelada

25 anos, Blogger, Podcaster, Gamer, Leitor de Quadrinhos, Ouvinte de Rock, Jornalista, e chato acima de tudo. Ouviu Imaginations From The Other Side do Blind Guardian aos 13 anos, emprestado por um amigo de escola. Ainda é um de seus álbuns preferidos.

Mais matérias de Fernando Portelada no Whiplash.Net.

Goo336 Cli336 GooAdHor Goo336 Cli336 Goo336