Obituary: "para tocar bem é preciso sofrer"
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: Blabbermouth
Postado em 12 de novembro de 2007
Ralph Santolla, guitarrista do OBITUARY (também ex-DEICIDE, DEATH, ICED EARTH) divulgou em 2007 a seguinte mensagem em sua página no MySpace.
"OK, em primeiro lugar – Eu não faço, e nem conheço, nenhum exercício de palhetada! Esse tipo de coisa não é pra mim. Para aquelas pessoas que sempre perguntam ‘como você toca arpejos?’, a tentação de postar um vídeo meu no YouTube tocando alguns arpejos e dizer ‘é assim’ é muito grande. Essa é uma pergunta estúpida, sem querer ofender, mas a resposta é tão óbvia que eu quase fico revoltado toda vez que leio um desses e-mails. Com relação às palhetadas rápidas ou a qualquer outra coisa que eu já tenha tocado na guitarra, eu faço assim: Eu decido que notas quero tocar e trabalho nelas, ESCUTANDO como é que soam, até que fiquem como eu quero. Às vezes isso leva anos. A questão é que não conheço NENHUM segredo de como tocar guitarra, não há nenhum pó mágico que você possa espalhar na sua guitarra (ou em você, se esse é o seu estilo) para que você seja um grande guitarrista. Para dominar um instrumento é preciso sofrer. É um processo, não é algo que termine um dia. Em outras palavras, todos os que trabalham nisso no mundo estão no mesmo processo, apenas em diferentes etapas. Então se você REALMENTE quer tocar muito bem, só há um jeito – praticando. É como tentar derrubar uma montanha com uma escova de dente – você nunca termina, apenas avança um pouco todo dia. É isso o que eu faço".
"Tendo dito isso, aqui vai um pequeno conselho que vai melhorar instantaneamente o seu senso musical e destacar imediatamente a peculiaridade do som de cada um: Quando você toca ou pratica (qualquer instrumento), comece e termine suas frases antes e depois da linha de compasso. Começar e terminar as frases dentro do compasso o tempo todo soa muito amadorístico e é um mau hábito de muitos guitarristas de Metal. Tente, e não derrame a sua cerveja, outro hábito dos novatos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
A música do Rush que faz Geddy Lee ficar sem graça quando ele ouve no rádio
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
O álbum do W.A.S.P. que você deve manter distância, segundo a Classic Rock
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
O hit rock'n'roll de Elton John que ele não aguenta mais tocar ao vivo

Os 10 melhores álbuns da história do death metal, em lista da Metal Hammer
Lançado box set do Obituary contendo seus quatro primeiros discos com bonus tracks
Obituary: os caras do Slipknot tem todos os discos deles
Sepultura: a história por trás do álbum "Beneath The Remains"


