Obituary: "para tocar bem é preciso sofrer"
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: Blabbermouth
Postado em 12 de novembro de 2007
Ralph Santolla, guitarrista do OBITUARY (também ex-DEICIDE, DEATH, ICED EARTH) divulgou em 2007 a seguinte mensagem em sua página no MySpace.
"OK, em primeiro lugar – Eu não faço, e nem conheço, nenhum exercício de palhetada! Esse tipo de coisa não é pra mim. Para aquelas pessoas que sempre perguntam ‘como você toca arpejos?’, a tentação de postar um vídeo meu no YouTube tocando alguns arpejos e dizer ‘é assim’ é muito grande. Essa é uma pergunta estúpida, sem querer ofender, mas a resposta é tão óbvia que eu quase fico revoltado toda vez que leio um desses e-mails. Com relação às palhetadas rápidas ou a qualquer outra coisa que eu já tenha tocado na guitarra, eu faço assim: Eu decido que notas quero tocar e trabalho nelas, ESCUTANDO como é que soam, até que fiquem como eu quero. Às vezes isso leva anos. A questão é que não conheço NENHUM segredo de como tocar guitarra, não há nenhum pó mágico que você possa espalhar na sua guitarra (ou em você, se esse é o seu estilo) para que você seja um grande guitarrista. Para dominar um instrumento é preciso sofrer. É um processo, não é algo que termine um dia. Em outras palavras, todos os que trabalham nisso no mundo estão no mesmo processo, apenas em diferentes etapas. Então se você REALMENTE quer tocar muito bem, só há um jeito – praticando. É como tentar derrubar uma montanha com uma escova de dente – você nunca termina, apenas avança um pouco todo dia. É isso o que eu faço".
"Tendo dito isso, aqui vai um pequeno conselho que vai melhorar instantaneamente o seu senso musical e destacar imediatamente a peculiaridade do som de cada um: Quando você toca ou pratica (qualquer instrumento), comece e termine suas frases antes e depois da linha de compasso. Começar e terminar as frases dentro do compasso o tempo todo soa muito amadorístico e é um mau hábito de muitos guitarristas de Metal. Tente, e não derrame a sua cerveja, outro hábito dos novatos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Sepultura anuncia que show no Rock in Rio será o penúltimo da carreira
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
Nervosa é confirmada como uma das atrações do Rock In Rio 2026
Guns N' Roses anuncia show abrindo fim de semana da Fórmula 1 em Miami
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"


O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
Obituary - uma noite dedicada ao Death Metal sem rodeios
Obituary: banda começa turnê no Brasil nesta sexta-feira, 20
As 10 melhores bandas de death metal da história, segundo os fãs


