Obituary: "para tocar bem é preciso sofrer"
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: Blabbermouth
Postado em 12 de novembro de 2007
Ralph Santolla, guitarrista do OBITUARY (também ex-DEICIDE, DEATH, ICED EARTH) divulgou em 2007 a seguinte mensagem em sua página no MySpace.
"OK, em primeiro lugar – Eu não faço, e nem conheço, nenhum exercício de palhetada! Esse tipo de coisa não é pra mim. Para aquelas pessoas que sempre perguntam ‘como você toca arpejos?’, a tentação de postar um vídeo meu no YouTube tocando alguns arpejos e dizer ‘é assim’ é muito grande. Essa é uma pergunta estúpida, sem querer ofender, mas a resposta é tão óbvia que eu quase fico revoltado toda vez que leio um desses e-mails. Com relação às palhetadas rápidas ou a qualquer outra coisa que eu já tenha tocado na guitarra, eu faço assim: Eu decido que notas quero tocar e trabalho nelas, ESCUTANDO como é que soam, até que fiquem como eu quero. Às vezes isso leva anos. A questão é que não conheço NENHUM segredo de como tocar guitarra, não há nenhum pó mágico que você possa espalhar na sua guitarra (ou em você, se esse é o seu estilo) para que você seja um grande guitarrista. Para dominar um instrumento é preciso sofrer. É um processo, não é algo que termine um dia. Em outras palavras, todos os que trabalham nisso no mundo estão no mesmo processo, apenas em diferentes etapas. Então se você REALMENTE quer tocar muito bem, só há um jeito – praticando. É como tentar derrubar uma montanha com uma escova de dente – você nunca termina, apenas avança um pouco todo dia. É isso o que eu faço".
"Tendo dito isso, aqui vai um pequeno conselho que vai melhorar instantaneamente o seu senso musical e destacar imediatamente a peculiaridade do som de cada um: Quando você toca ou pratica (qualquer instrumento), comece e termine suas frases antes e depois da linha de compasso. Começar e terminar as frases dentro do compasso o tempo todo soa muito amadorístico e é um mau hábito de muitos guitarristas de Metal. Tente, e não derrame a sua cerveja, outro hábito dos novatos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Família já escolheu ator para interpretar Ozzy Osbourne em cinebiografia
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
"Enter Sandman", do Metallica, está prestes a atingir marca impressionante no Spotify
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
A "banda cristã" que Ritchie Blackmore temia ter que tocar depois deles


Show do Obituary no Dynamo Metalfest é disponibilizado online
Os 10 melhores álbuns da história do death metal, em lista da Metal Hammer
O melhor álbum de 11 bandas de Death Metal, em lista do Loudwire


