Metal Burguês: heavy metal é a cara da riqueza, afirma pesquisa
Por Jonathan Silva
Fonte: Citylab
Postado em 30 de maio de 2014
O Heavy Metal, como todos já sabem, não nasceu em berço de ouro e não se desenvolveu em centros acadêmicos. Nasceu da classe operária e se desenvolveu em lugares de péssima qualidade de vida. A falta de uma procedência "nobre" foi determinante na criação de um estigma social que sempre perseguiu os headbangers mesmo quando o Heavy Metal atingiu o mainstream nos anos 80, alavancando o status financeiro dos seus músicos.
Mas agora o metal anda ganhando cada vez mais aceitação dentro de países desenvolvidos. Procurando entender melhor sobre esse crescimento demográfico nessas regiões, o pesquisador Richard Florida¸ da Universidade de Toronto, elaborou um gráfico com dados do Encyclopaedia Metallum que mostram exatamente a concentração de bandas pelo mundo e teve como surpresa o fato de que a região onde há mais concentração de bandas a cada 100 mil habitantes é na Escandinávia. Vejam o gráfico:
"Quando escrevi sobre este mapa por volta de 2012, comentários tinham todos os tipos de explicações para o motivo do heavy metal ter se espalhado tão longe ao norte de forma tão intensa. A emoção sombria do Metal, alguns disseram, refletida a longas noites frias de inverno do norte da Europa [...] O gênero tem menos oscilação nos lugares pós-industriais devastados onde nasceu, mas continua a ser incrivelmente popular nos países escandinavos conhecidos por sua riqueza relativa, robustas redes de segurança social e a incrivelmente elevada qualidade de vida", afirma Richard, já deixando claro que fatores como o PIB elevado e a alta qualidade de vida fazem dos escandinavos um dos maiores (se não "o maior") consumidores e propagadores dessa cultura, justamente por terem os meios necessários para a sua participação nos meios de produção, bem como a aquisição dos materiais relacionados ao heavy metal.
"Apesar do metal ser a escolha musical para alguns machos alienados da classe trabalhadora, há maior proveito de sua popularidade nos lugares mais avançados, mais tolerantes, e com base de conhecimento do mundo. Por mais estranho que possa parecer, o heavy metal não brota da escória envenenada de alienação e desespero, mas do solo argiloso da prosperidade pós-industrial. Isso faz sentido, afinal de contas: enquanto novas formas musicais podem brotar em grupos descontentes, marginalizados ou desfavorecidos, é nas sociedades mais avançadas e ricas que se têm empresas de mídia e entretenimento que podem propagar novos sons e gêneros, bem como jovens ricos e consumidores com bastante tempo de lazer para comprá-los", finaliza Richard Florida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"


O álbum que Corey Taylor disse que define o heavy metal
Como "uma das maiores bandas de heavy metal" serviu de base para o Queen, segundo Freddie
A maior banda da história do heavy metal, segundo Mike Portnoy
Três músicas famosas dos Beatles que Rob Halford concorda serem embrião do heavy metal
Lobão compara heavy metal ao sertanejo e deixa claro o que pensa sobre o Iron Maiden
A banda que Steven Tyler disse ter "inventado" o heavy metal; "Nós viemos um pouco depois"
A banda que inventou o heavy metal, segundo Steven Tyler do Aerosmith
5 discos lançados em 1999 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Os melhores álbuns de metal dos anos 1970, segundo Ozzy Osbourne
5 discos lançados em 1996 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
A banda que salvou o heavy metal nos anos 1990, segundo Rob Halford
Os quatro álbuns que inventaram o Heavy Metal em 1970


