Metal Opera: Epidemia e a sua ambiciosa obra
Por Pietro Abbate Luiz
Postado em 25 de maio de 2014
Quando o assunto é Metal Opera é comum lembrar logo de cara da trinca de A's (Avantasia; Aina; Avalon), projetos de grande expressão no cenário mundial. Mas o mais justo é que a letra Э, de Эпидемия (ou, transliterando, Epidemia), ganhe o espaço de destaque que merece. Com nítidas influências de bandas como Blind Guardian, Helloween e Stratovarius, estes russos possuem um som bem original e característico.
O fato de se abster da língua universal, o inglês, certamente é um dos motivos do relativo "anonimato" destes russos no mundo. Além do nome da banda ser escrito em um outro alfabeto, o cirílico, as letras das composições seguem este mesmo padrão. E o que é pior, o site da banda é completamente em russo, dificultando os entusiastas da música de acompanhar o trabalho que realizam desde 1995, trabalho este que, aliás, é excelente.
Uma das diferenças entre eles e a mencionada tríade é que, desde a concepção, são uma banda, não um projeto. Tanto que, entre os 12 lançamentos de estúdio, apenas três são definidos como Metal Opera.
Escrita em 2004, a primeira parte desta saga chama-se "Эльфийская рукопись", ou, facilitando "Elven Manuscript". A continuação veio em 2007, com "Эльфийская рукопись: Сказание на все времена" ("The Elven Manuscript: Legend For All Times"). Um dos pontos fortes neste DVD gravado em 2010, assim como em seu antecessor, é a teatralidade trazida ao palco. Como pode ser visto abaixo a sincronia entre música e encenação é realizada com perfeição por um time bastante talentoso, chegando ao ápice na épica "Сказание на все времена" ("Story of all time"), que se inicia aos 43:15.
Além das guitarras, aqui temos vários elementos atuando (fogo, espadas, lanças, escudos, martelos de guerra), colaborando para uma trama bem construída, apresentada com muita competência, emoção, bom gosto.... E ditada pelo excelente vocalista Maxim Samosvat, que deixou a banda em 2010 para a entrada de Evgeniy Egorov.
No final do show aproximadamente trinta pessoas, entre músicos e atores, se unem para receber os merecidos aplausos. Entre eles estão convidados que enriquecem e abrilhantam o espetáculo, como: Arthur Berkut; Andrey Lobashev; Alexandra Komarova; Troll Bends Fir; Dmitry Borisenkov; e tantos outros, não menos importantes.
A terceira parte da Metal Opera, "Сокровище Энии" ("Treasure Enya") foi lançada em 2014 e conta com grande produção de palco e figurino, conforme atestam alguns vídeos no Youtube e as imagens no site oficial. Há direito a dança-de-roda, belos efeitos de luz, guerreiros de espada em punho e aljava nas costas, comida e bebida. Para quem acompanhar o projeto desta banda ficará fácil perceber que os recursos eram mais modestos no primeiro DVD, melhoraram bastante no segundo, e nos shows de 2014 se elevaram a um patamar incrível...Um grato exemplo de um trabalho bem feito, ao longo dos anos, colhendo resultados positivos.
Fica a expectativa para que este novo material tenha sido gravado para um DVD. E também para que continuem assim, cada vez mais ambiciosos e produtivos!
Segue teaser do novo álbum, lançado em abril deste ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps