Ted Marengos: lançamento do álbum "First Prints"
Por Alexandre Saldanha
Fonte: Press Pass
Postado em 10 de junho de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Apesar de ter apenas dois anos de estrada, a banda paulistana Ted Marengos tem se revelado uma das grandes apostas da nova cena do rock nacional. Formado em 2011, em São Paulo, o grupo é integrado pelos irmãos Julio (guitarra), Luiz (baixo) e Thomaz Pimentel (bateria), e pelo amigo Piti Knoepfelmacher (guitarra), que juntos descobriram a paixão por gêneros como o blues, o folk e o rock’n’roll. Os vocais do grupo são divididos à la Beatles, com cada compositor cantando sua própria canção.
Em 2012, o Ted Marengos gravou seu primeiro EP, Come And Date Us, formado por seis canções em inglês, idioma adotado pela banda para suas composições. Para o vocalista Julio, a opção do idioma foi natural para o som que o grupo apresenta.
"A música que normalmente ouvimos são cantadas em inglês, e nossas influencias vem das raízes do rock e do blues. Se cantássemos somente em português, teríamos um déficit no ramo da expressão, pois não iríamos explorar o idioma que é parte do tipo de música que nós gostamos. Então, para conseguirmos nos expressar da melhor forma e com todos os artifícios, nos resolvemos cantar na língua que originou o rock."
Após se apresentar em diversos bares de São Paulo e do interior do Estado, o Ted Marengos resolveu realizar uma turnê independente pela Flórida, nos EUA. O som da banda foi muito bem recebido em cidades como Miami, Boca Raton e West Palm Beach, motivando o grupo a continuar investindo em suas composições.
As músicas compostas ao longo destes dois anos originaram o primeiro álbum do Ted Marengos, First Prints, lançado de forma totalmente independente neste ano de 2013. No álbum, a banda paulistana apresenta 11 músicas próprias e uma versão de "Ohio", música do grupo americano Crosby, Stills, Nash & Young. O disco é uma seleção do melhor material que a banda possui: faixas lapidadas e empolgantes que apresentam um rock’n’roll honesto e divertido, exatamente como o gênero deve ser.
Gravado em São Paulo, o álbum teve produção do engenheiro de som Mauricio Cersosimo, do maestro Beto Iannicelli e da própria banda. Para a masterização nenhum lugar melhor do que o lendário Abbey Road Studios, em Londres, onde o material passou pelas mãos do engenheiro de som britânico Geoff Pesche (Blur, Ed Sheeran, Gorillaz, Lily Allen, Kylie Minogue e outros).
Estar no estúdio imortalizado pela música pop foi a realização de um sonho para os integrantes do Ted Marengos, bem como tocar na capital britânica, onde a banda realizou apresentações em pubs e em casas de shows da celebrada região de Camden Town, conquistando um ótimo feedback entre o exigente público inglês.
First Prints
Abrindo o álbum em grande estilo está "Rock And Roll To You", um poderoso rock com o pé no blues que apresenta logo de cara as credenciais dos Ted Marengos. Na sequência, o ouvinte é mais uma vez surpreendido com a enérgica "This Girl", uma canção que trafega por gêneros como o rockabilly e o hard rock, unindo a força típica de bandas como o ACDC com o groove elétrico de clássicos dos anos 50.
Terceira música do disco,, a balada "Back Home Someday" é um powerpop romântico e desesperado sobre o amor e a solidão. Com um refrão extremamente cativante e harmonias vocais sublimes, a música é uma daquelas pérolas que colocaria um sorriso no rosto de caras como Roy Orbison e Alex Chilton.
Seguindo a ordem do álbum está "Somewhere Else", um desabafo sobre a inadequação a um local e a necessidade de se movimentar, exatamente aquilo que inspira o blues desde os primórdios. Sem deixar o ritmo cair, o Ted Marengos apresenta na sequência sua incendiária versão de "Ohio", do CSNY, música com forte carga emocional que retrata o incidente em que quatro jovens foram mortos pelo exército americano na Universidade de Kent, em 1970.
Quinta faixa do álbum, "Hey My Friend (Recicle Yourself)" é a faixa mais pesada do disco, e foi justamente a primeira canção gravada pelo Ted Marengos. Com uma pulsação profunda, a canção fala sobre manter-se forte para suportar os desafios da vida. Após o peso, o blues volta a dar as caras no álbum com "Like Roses", faixa abastecida de swing que retrata a sedução e o envolvimento de dois amantes.
Alegre, realista e fantasiosa ao mesmo tempo, "Blue Wing" funciona como um mantra, repetindo frases suaves com instrumentos de corda variados que remetem a sons indianos misturados ao rock, uma combinação muito utilizada nos anos 60 que volta a ser resgatada pelos Ted Marengos em seu álbum.
Música que batizou a banda, "Ted Marengo" é um rock ritmado e marcado por um riff singular que conta a história do cavalo Marengo, animal utilizado pelo conquistador francês Napoleão Bonaparte em diversas de suas batalhas. Misteriosa, a canção mistura lembranças, conselhos, experiências e arte em uma epopeia crônica.
Outra balada do álbum é "On My Heart’s Door", uma canção sobre sentimentos que se destaca por seu violão dedilhado de forma espanhola e sua flauta que lhe confere ares de cantiga, uma simbiose entre tradição e rock’n’roll que nos lembra de canções feitas por artistas como o The Doors, Bob Dylan e Donovan.
Penúltima canção do disco, "Under The Waterfall" é uma canção simplista e emocional, apresentada como uma reflexão sobre a vida, os sentimentos e o amor. Sem pressa, a canção desliza para o ouvinte como um quadro, revelando pincelada por pincelada uma paisagem poética. Aqui o rock fica de lado, mas a causa é mais do que válida e bela.
Encerrando First Prints está "Waiting For The Sun To Rise", um épico sobre a busca espiritual pela felicidade e sabedoria. Segunda música gravada pelo grupo, a canção fecha em alta um álbum repleto de conteúdo e originalidade, como poucas vezes escutamos no rock nacional. Quando o último acorde do disco soa, não é difícil constatar que o Ted Marengos é uma daquelas bandas que, mais do que ter vindo pra ficar, sabe o que quer dizer e o que tem pra mostrar.
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
The Troops of Doom tem van arrombada e itens furtados na Espanha
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Alissa White-Gluz agradece apoio dos fãs e comenta nova fase da carreira
Sepultura anuncia último show da carreira em Portugal
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
O guitarrista que não sabia que gravou maior sucesso de Chitãozinho & Xororó
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Slash explica porque o Guns N' Roses recusou música para série que virou fenômeno cultural
Iron Maiden: X Factor é um álbum injustiçado?
A banda que se autodestruiu por "conceito ridículo", segundo Bono do U2
As regras do Viking Metal
Afinal de contas, o que é um riff?
"Nunca pesquisem Duality no YouTube", alerta fã de k-pop assustada com o Slipknot
Guns N' Roses: as dez melhores (segundo a Loudwire)
Ozzy quis entrar para o Slipknot, segundo Corey Taylor
"A quantidade de drogas que eu estava usando teria matado um rinoceronte" diz Deen Castronovo


