Arandu Arakuaa: metal indígena com letras em tupi
Por Maurício Dehò
Fonte: UOL Música
Postado em 16 de outubro de 2014
As portas foram abertas pelo Sepultura, que adentrou a cultura indígena com "Kaiowas" e "Itsári", nos álbums Chaos AD e Roots. E passadas quase duas décadas, uma banda de Brasília é quem aproveitou para se embrenhar no tema: o Arandu Arakuaa. Com um EP e um álbum lançados, o grupo se destaca pelas letras em tupi e pela influência também no som, com viola, cânticos e percussão usadas em tribos.
Em entrevista ao site UOL, o guitarrista e fundador Zândhio Aquino contou a história do grupo, e explicou de onde veio a ideia de fazer do tema indígena o principal foco do Arandu Arakuaa, das letras à música, da pintura corporal nos shows às artes de seus lançamentos.
"Nasci e morei até os 24 anos de idade ao lado da terra indígena Xerente, em Tocantins. Cresci tendo contato com música indígena e a música tradicional brasileira (baião, catira, cantigas de roda, vaquejada...)", conta Zhândio. "O rock só entrou em minha vida na adolescência. Mais tarde, ao tentar tocar algo, apareceram todas essas referências", explicou o guitarrista.
"A escolha do tupi para o primeiro álbum tem mais a ver com sua importância na formação da nação brasileira, mas poderia ter sido outra língua indígena do Brasil; a musicalidade e divulgar as culturas indígenas do país são o mais importante", explicou ele. "Material de estudo (sobre tupi) ainda é difícil, só há uma gramática no mercado. Os povos indígenas têm a cultura da língua oral, e são poucos os trabalhos relacionados às línguas indígenas, que geralmente são feitos não por índios, mas por missionários religiosos. O tupi é o caso mais clássico."
A banda já tem na praça o álbum Kó Yby Oré e trabalha nas composições de um segundo disco. Para Zândhio, será uma chance de ousar ainda mais e integrar cada vez mais influências ao "Metal Indígena" do quinteto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Geddy Lee responde se o Rush vai gravar novas músicas com a baterista Anika Nilles
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
Houve rivalidade entre Dimmu Borgir e Cradle of Filth? Shagrath opina
O segredo que Jimmy Page escondia de seus amigos mais radicais
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O ícone da new wave nos anos 80 que tocou guitarra com Jimi Hendrix
A banda que avançou o rock brasileiro com competência, segundo Gilberto Gil
João Gordo diz que era um "bolsominion homofóbico" e explica motivo
O dia que Calcinha Preta deu strike no Angra após Bittencourt tocar sua própria música



Fotos de Infância: Evanescence
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron Maiden
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo
A pulada de cerca que originou uma das músicas mais populares do Século XXI



