Mike Portnoy: projeto totalmente Metal e "mais brutal gravação de bateria"
Por Kako Sales
Fonte: Blabbermouth.Net
Postado em 07 de janeiro de 2015
O baterista Mike Portnoy (The Winery Dogs, Dream Theater, Avenged Sevenfold, Adrenaline Mob) deu início a seu primeiro projeto totalmente focado em uma vertente mais pesada de Metal. Ele postou no Facebook: "Acabei de executar a mais brutal gravação de bateria de minha carreira! Imagine uma mescla de ‘Angel of Death, do Slayer, com ‘Dyers Eve’, do Metallica... Eu FINALMENTE encontrei minha veia metal!"
De acordo com Mike, mais informações sobre seu novo projeto serão disponibilizadas em breve.
Portnoy é um fã ávido de Heavy Metal e falou à revista Drum! há vários anos que sua primeira experiência com bateria de dois bumbos aconteceu no início dos anos 80. Disse ele: "Há duas músicas em particular que me vêm à mente – uma é a música ‘Overkill, do Motörhead, e a outra é ‘Fast as a Shark’, do Accept. Escutei ambas por volta de 1982 e aquela foi a primeira vez que eu ouvi dois bumbos indo do início ao fim de uma música de forma inexorável, implacável. Eu fiquei imediatamente intrigado. Aí eu fui e comprei um segundo bumbo barato e acrescentei ao kit que eu já tinha. Mas antes de alcançar o nível daquelas músicas, tive que começar por baixo, e o primeiro cara que realmente me ensinou o básico foi Tommy Lee, com os dois primeiros álbuns do Mötley Crüe. Eu aprendi a tocar músicas como ‘Red Hot’ e foi com músicas como essa que eu comecer a ter noção da coisa. E aí, alguns anos depois, a cena Thrash explodiu e apareceram bateristas como Lars Ulrich (Metallica), Dave Lombardo (Slayer) e Charlie Benante (Anthrax), que realmente me mostraram como os dois bumbos poderiam ser utilizados no estilo Metal."
Em uma entrevista de 2013 para a revista Tell, Portnoy falou: "Há uma parte de mim que adoraria participar projeto de Thrash Metal, porque de tudo que eu já fiz, nunca tive a possibilidade de explorar essa vertente, que também tem uma imensa influência na minha formação como baterista."
Ele continuou: "Eu toquei em shows do ‘Metal Masters’ com os caras do Anthrax, Slayer, Megadeth e Pantera – e foi assim que eu tive contato com aquele mundo. Eu certamente apreciaria, qualquer dia desses, participar de um projeto que faz parte daquele mundo também."
Portnoy, que foi um dos fundadores do Dream Theater há 30 anos, deixou a banda de forma abrupta em setembro de 2010 enquanto estava em turnê com o Avenged Sevenfold. Ele foi, desde então, substituído por Mike Mangini (Annihilator, Extreme, James LaBrie, Steve Vai). Portnoy revelou, mais tarde, que tentou voltar ao Dream Theater, sendo prontamente rejeitado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps