Neil Young: interesse pelo vinil é modinha da indústria
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 24 de fevereiro de 2015
NEIL YOUNG esculhambou o tão badalado revival dos discos de vinil, afirmando que o crescimento do interesse pelo formato é ‘tão somente uma modinha’.
As vendas de discos de vinil tanto nos EUA como no Reino Unido subiram significantemente ano passado – apesar de tais cifras terem como referências anteriores patamares muito, muito baixos. No Reino Unido, as vendas passaram de um milhão de unidades pela primeira vez desde 1997, enquanto o formato viu um aumento de 49% nos EUA, com quase 8 milhões de cópias novas.
Young contudo, disse que não houve nenhuma razão audiófila para que os amantes da música comprassem vinil. "Muita gente que compra vinil hoje em dia não se dá conta que está ouvindo aos masters feitos para CDs prensados em vinil e isso se dá porque as gravadoras perceberam que as pessoas querem vinis", declarou ele em uma entrevista com o programa radiofônico do sul da Califórnia THE FRAME. "E eles estão apenas pegando os masters digitais feitos para CD, então todos os produtos novos que saem em vinil são na verdade CDs prensados em vinil, o que não passa de uma modinha."
Young fora entrevistado de modo a promover seu próprio player de música digital, o PONO, sobre o qual comentou: "Estou dizendo que se trata de um player digital de alta resolução. Ele não cria um som analógico – ele cria o melhor som digital possível. Ele é capaz de criar os melhores sons que as pessoas possam criar dentro dos limites de um estúdio de gravação."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Kurt Cobain não queria seguir o mesmo caminho de Eric Clapton
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
A confusão sobre a banda de black metal da Simone Simons, vocalista do Epica
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather


A música que fez Neil Young querer gravar com o Pearl Jam
O disco que foi um fracasso mas tirou Neil Young do buraco com apenas 45 minutos de trabalho
O desconhecido que tocou com Ringo Starr, George Harrison, Bob Dylan e Neil Young
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra



