Grandes contrabaixistas do Rock: John Entwistle
Por Giuliano Vieira Tiburzio
Fonte: Wikipedia, Youtube, The Who
Postado em 19 de abril de 2015
Quando resolvi escrever sobre os grandes baixistas do rock, minha principal intenção era colocar em pauta e principalmente para as novas gerações, a importância e a revolução que estes senhores fizeram e fazem no mundo musical roqueiro.
As atenções em uma banda raramente se voltam para as "cordas graves", tanto em registros em vídeo de apresentações e em alguns casos mais extremos, em mixagens que tratam de "esconder" o som do baixo de tal maneira que as guitarras estejam sempre mostrando por que são as únicas a mandar e "solar" em uma determinada banda!
Os grandes baixistas do Rock trataram de detonar esse preconceito digamos, literalmente! Timbres enlouquecedores, linhas de baixo pra lá de truncadas e geniais conquistando uma legião de fãs ao redor do mundo! São os legítimos "Bass heroes"!
Há também uma outra característica pouco notada pela maioria das pessoas: baixista... só existe um na banda... desta forma sua precisão e a responsabilidade na execução de uma música é comparável a de um controlador de comportas de uma hidrelétrica! Só ele sabe a hora exata de preencher todo aquele espaço com uma inundação de sons e melodias, tal qual são as freqüências gravíssimas e poderosas dignas de sua posição na banda que é sem dúvidas comparável a uma usina de força elétrica!
Nesta primeira parte, venho relembrar o inesquecível e para sempre uma influência para todos os baixistas de rock do mundo. Trata-se do saudoso John Alec Entwistle (*09/10/1944 - +27/06/2002), conhecido também como "The Ox" (O Boi) e "Thunderfingers" (Dedos de Trovão). John fez parte de umas das mais revolucionárias e incríveis bandas britânicas de rock’n’roll , o THE WHO, que ao contrário do Beatles, tocou muitas e muitas vezes em apresentações ao vivo. Apresentações essas, pra lá de energéticas (incluindo aí o Festival da Ilha de Wight e o Woodstock).
John elevou o baixo elétrico a um patamar nunca visto e escutado antes. Suas extrema destreza com a mão direita e incrível força, trouxe um peso absoluto às linhas de baixo que gravou, deixando o baixo com um destaque igual senão superior ao da guitarra de Pete Townsend, executando inclusive inúmeros solos em músicas, como na clássica "My generation" do THE WHO, isso há 50 anos atrás em 1965!!!
John tocava também trompete, flugelhorn, trompa e trombone, pois na verdade foi nos instrumentos de sopro que ele iniciou-se na música com apenas 14 anos de idade.
John foi uma pessoa excêntrica em sua vida particular. Colecionador e conhecedor de armas, e também dos mais variados baixos e guitarras, possuía um senso de humor sarcástico como bom britânico e apesar de ser homem de poucas palavras e postura estática nos palcos, seu carisma e virtuosismo deixava a todos encantados.
Durante sua vida, adquiriu o respeito e a declarada admiração de outros monstros sagrados do instrumento, tais como: Chris Square do YES, Steve Harris do IRON MAIDEN, Billy Sheehan do MR. BIG, Roger Glover do DEEP PURPLE e John Deacon do QUEEN, apenas para citar alguns de seus fãs famosos e também "bass heroes".
Musicalmente falando, podemos citar alguns clássicos imortais que comprovam toda a genialidade de John Entwistle a frente das quatro cordas no The Who. Em sua carreira solo que correu por mais de 30 anos paralela ao The Who, com sua pesada The John Entwistle Band, explorava bastante seu lado instrumental mais pesado e também merece menção, embora o material seja mais difícil de se encontrar. Vamos nos limitar a 10 canções que foram imortalizadas no The Who e que com certeza não nos mostram tudo o que ele era capaz, mas dão uma grande noção de seu virtuosismo e genialidade. Destaco que não estão em ordem de importância essas canções, sendo cada uma única e original. São elas :
1 – My Generation
2 – Boris the Spider
3 – Baba O’Riley
4 – 5:15 (Versão ao vivo com solo de John! Yeah!)
5- Won’t get fooled again
6- Underture
7- Who are you?
8- Pinball Wizard
9 – The Seeker
10 - Substitute
Na internet, além de inúmeros vídeos disponibilizados, é interessante explorar a página oficial de John - johnentwistle.com - pois contém muito material e um pouco mais da história deste Grande contrabaixista do Rock’n’roll!
Até o próximo capítulo sobre os grandes contrabaixistas do rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Eddie Vedder diz que tomar soco de Paul McCartney foi "um grande momento"
A resposta de Renato Russo quando tentavam diminuir o Barão Vermelho, segundo Frejat
A música mais triste de todos os tempos, segundo Elvis Presley
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
O gênero musical que tomou o lugar do rock, de acordo com Roger Daltrey
As cinco músicas que Pete Townshend, do The Who, coloca no topo da própria carreira
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
O baixista preferido de Lemmy, do Motörhead; "nunca ouvi ele tocar uma nota errada"
Os melhores bateristas de todos os tempos, na opinião de Charlie Benante



