Grandes contrabaixistas do Rock: John Entwistle
Por Giuliano Vieira Tiburzio
Fonte: Wikipedia, Youtube, The Who
Postado em 19 de abril de 2015
Quando resolvi escrever sobre os grandes baixistas do rock, minha principal intenção era colocar em pauta e principalmente para as novas gerações, a importância e a revolução que estes senhores fizeram e fazem no mundo musical roqueiro.
As atenções em uma banda raramente se voltam para as "cordas graves", tanto em registros em vídeo de apresentações e em alguns casos mais extremos, em mixagens que tratam de "esconder" o som do baixo de tal maneira que as guitarras estejam sempre mostrando por que são as únicas a mandar e "solar" em uma determinada banda!
Os grandes baixistas do Rock trataram de detonar esse preconceito digamos, literalmente! Timbres enlouquecedores, linhas de baixo pra lá de truncadas e geniais conquistando uma legião de fãs ao redor do mundo! São os legítimos "Bass heroes"!
Há também uma outra característica pouco notada pela maioria das pessoas: baixista... só existe um na banda... desta forma sua precisão e a responsabilidade na execução de uma música é comparável a de um controlador de comportas de uma hidrelétrica! Só ele sabe a hora exata de preencher todo aquele espaço com uma inundação de sons e melodias, tal qual são as freqüências gravíssimas e poderosas dignas de sua posição na banda que é sem dúvidas comparável a uma usina de força elétrica!
Nesta primeira parte, venho relembrar o inesquecível e para sempre uma influência para todos os baixistas de rock do mundo. Trata-se do saudoso John Alec Entwistle (*09/10/1944 - +27/06/2002), conhecido também como "The Ox" (O Boi) e "Thunderfingers" (Dedos de Trovão). John fez parte de umas das mais revolucionárias e incríveis bandas britânicas de rock’n’roll , o THE WHO, que ao contrário do Beatles, tocou muitas e muitas vezes em apresentações ao vivo. Apresentações essas, pra lá de energéticas (incluindo aí o Festival da Ilha de Wight e o Woodstock).
John elevou o baixo elétrico a um patamar nunca visto e escutado antes. Suas extrema destreza com a mão direita e incrível força, trouxe um peso absoluto às linhas de baixo que gravou, deixando o baixo com um destaque igual senão superior ao da guitarra de Pete Townsend, executando inclusive inúmeros solos em músicas, como na clássica "My generation" do THE WHO, isso há 50 anos atrás em 1965!!!
John tocava também trompete, flugelhorn, trompa e trombone, pois na verdade foi nos instrumentos de sopro que ele iniciou-se na música com apenas 14 anos de idade.
John foi uma pessoa excêntrica em sua vida particular. Colecionador e conhecedor de armas, e também dos mais variados baixos e guitarras, possuía um senso de humor sarcástico como bom britânico e apesar de ser homem de poucas palavras e postura estática nos palcos, seu carisma e virtuosismo deixava a todos encantados.
Durante sua vida, adquiriu o respeito e a declarada admiração de outros monstros sagrados do instrumento, tais como: Chris Square do YES, Steve Harris do IRON MAIDEN, Billy Sheehan do MR. BIG, Roger Glover do DEEP PURPLE e John Deacon do QUEEN, apenas para citar alguns de seus fãs famosos e também "bass heroes".
Musicalmente falando, podemos citar alguns clássicos imortais que comprovam toda a genialidade de John Entwistle a frente das quatro cordas no The Who. Em sua carreira solo que correu por mais de 30 anos paralela ao The Who, com sua pesada The John Entwistle Band, explorava bastante seu lado instrumental mais pesado e também merece menção, embora o material seja mais difícil de se encontrar. Vamos nos limitar a 10 canções que foram imortalizadas no The Who e que com certeza não nos mostram tudo o que ele era capaz, mas dão uma grande noção de seu virtuosismo e genialidade. Destaco que não estão em ordem de importância essas canções, sendo cada uma única e original. São elas :
1 – My Generation
2 – Boris the Spider
3 – Baba O’Riley
4 – 5:15 (Versão ao vivo com solo de John! Yeah!)
5- Won’t get fooled again
6- Underture
7- Who are you?
8- Pinball Wizard
9 – The Seeker
10 - Substitute
Na internet, além de inúmeros vídeos disponibilizados, é interessante explorar a página oficial de John - johnentwistle.com - pois contém muito material e um pouco mais da história deste Grande contrabaixista do Rock’n’roll!
Até o próximo capítulo sobre os grandes contrabaixistas do rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Os dias em que Anthony Kiedis quase morreu (foram muitos)
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A música dos anos noventa que Lars Ulrich levaria até para a vida após a morte
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
A resposta de Dado Villa-Lobos que humanizou Renato Russo, segundo Canal Musicália
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
Todos os discos do Black Sabbath, do pior ao melhor, em lista do Heavy Consequence
A opinião de Dave Mustaine sobre "Death Magnetic", do Metallica
Os profundos arrependimentos de Davild Gilmour em relação ao saudoso Syd Barrett


Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
"Fomos a primeira banda de heavy metal", diz Roger Daltrey sobre o The Who
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"
A razão que levou Carl Palmer a não ver shows de Jimi Hendrix e The Who na Ilha de Wight
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt



