Grandes contrabaixistas do Rock: John Entwistle

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Giuliano Vieira Tiburzio, Fonte: Wikipedia, Youtube, The Who
Enviar correções  |  Ver Acessos

Quando resolvi escrever sobre os grandes baixistas do rock, minha principal intenção era colocar em pauta e principalmente para as novas gerações, a importância e a revolução que estes senhores fizeram e fazem no mundo musical roqueiro.

Separados no nascimento: Dave Mustaine e Mika HakkinenMetallica: a letra que fez Hammett e Hetfield chorarem

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As atenções em uma banda raramente se voltam para as "cordas graves", tanto em registros em vídeo de apresentações e em alguns casos mais extremos, em mixagens que tratam de "esconder" o som do baixo de tal maneira que as guitarras estejam sempre mostrando por que são as únicas a mandar e "solar" em uma determinada banda!

Os grandes baixistas do Rock trataram de detonar esse preconceito digamos, literalmente! Timbres enlouquecedores, linhas de baixo pra lá de truncadas e geniais conquistando uma legião de fãs ao redor do mundo! São os legítimos "Bass heroes"!

Há também uma outra característica pouco notada pela maioria das pessoas: baixista... só existe um na banda... desta forma sua precisão e a responsabilidade na execução de uma música é comparável a de um controlador de comportas de uma hidrelétrica! Só ele sabe a hora exata de preencher todo aquele espaço com uma inundação de sons e melodias, tal qual são as freqüências gravíssimas e poderosas dignas de sua posição na banda que é sem dúvidas comparável a uma usina de força elétrica!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nesta primeira parte, venho relembrar o inesquecível e para sempre uma influência para todos os baixistas de rock do mundo. Trata-se do saudoso John Alec Entwistle (*09/10/1944 - +27/06/2002), conhecido também como "The Ox" (O Boi) e "Thunderfingers" (Dedos de Trovão). John fez parte de umas das mais revolucionárias e incríveis bandas britânicas de rock'n'roll , o THE WHO, que ao contrário do Beatles, tocou muitas e muitas vezes em apresentações ao vivo. Apresentações essas, pra lá de energéticas (incluindo aí o Festival da Ilha de Wight e o Woodstock).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

John elevou o baixo elétrico a um patamar nunca visto e escutado antes. Suas extrema destreza com a mão direita e incrível força, trouxe um peso absoluto às linhas de baixo que gravou, deixando o baixo com um destaque igual senão superior ao da guitarra de Pete Townsend, executando inclusive inúmeros solos em músicas, como na clássica "My generation" do THE WHO, isso há 50 anos atrás em 1965!!!

John tocava também trompete, flugelhorn, trompa e trombone, pois na verdade foi nos instrumentos de sopro que ele iniciou-se na música com apenas 14 anos de idade.

John foi uma pessoa excêntrica em sua vida particular. Colecionador e conhecedor de armas, e também dos mais variados baixos e guitarras, possuía um senso de humor sarcástico como bom britânico e apesar de ser homem de poucas palavras e postura estática nos palcos, seu carisma e virtuosismo deixava a todos encantados.

Durante sua vida, adquiriu o respeito e a declarada admiração de outros monstros sagrados do instrumento, tais como: Chris Square do YES, Steve Harris do IRON MAIDEN, Billy Sheehan do MR. BIG, Roger Glover do DEEP PURPLE e John Deacon do QUEEN, apenas para citar alguns de seus fãs famosos e também "bass heroes".

Musicalmente falando, podemos citar alguns clássicos imortais que comprovam toda a genialidade de John Entwistle a frente das quatro cordas no The Who. Em sua carreira solo que correu por mais de 30 anos paralela ao The Who, com sua pesada The John Entwistle Band, explorava bastante seu lado instrumental mais pesado e também merece menção, embora o material seja mais difícil de se encontrar. Vamos nos limitar a 10 canções que foram imortalizadas no The Who e que com certeza não nos mostram tudo o que ele era capaz, mas dão uma grande noção de seu virtuosismo e genialidade. Destaco que não estão em ordem de importância essas canções, sendo cada uma única e original. São elas :

1 - My Generation
2 - Boris the Spider
3 - Baba O'Riley
4 - 5:15 (Versão ao vivo com solo de John! Yeah!)
5- Won't get fooled again
6- Underture
7- Who are you?
8- Pinball Wizard
9 - The Seeker
10 - Substitute

Na internet, além de inúmeros vídeos disponibilizados, é interessante explorar a página oficial de John - johnentwistle.com - pois contém muito material e um pouco mais da história deste Grande contrabaixista do Rock'n'roll!

Até o próximo capítulo sobre os grandes contrabaixistas do rock!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Who"


São Paulo Trip: As prováveis datas das apresentações...São Paulo Trip
As prováveis datas das apresentações...

Conceituais: 7 álbuns que fizeram história contando uma históriaConceituais
7 álbuns que fizeram história contando uma história


Separados no nascimento: Dave Mustaine e Mika HakkinenSeparados no nascimento
Dave Mustaine e Mika Hakkinen

Metallica: a letra que fez Hammett e Hetfield choraremMetallica
A letra que fez Hammett e Hetfield chorarem


Sobre Giuliano Vieira Tiburzio

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280