Titãs e a música que quase não entrou no disco e foi um dos maiores sucessos da banda
Por Bruce William
Postado em 07 de novembro de 2022
Neste vídeo, Júlio Ettore, jornalista e historiador do Rock Nacional, fala sobre "Epitáfio", música lançada pelo Titãs no seu álbum de 2001, "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana", que foi o primeiro sem o guitarrista e fundador Marcelo Fromer, que morreu poucos dias antes do início das gravações e a quem o trabalho foi dedicado. Este álbum também foi o último trabalho a contar com o baixista, vocalista e violonista Nando Reis, além de ter sido o último disco de estúdio produzido por Jack Endino.
Titãs - Mais Novidades
Júlio começa contando que "Epitáfio" foi um dos maiores sucessos do Titãs, e quando lançada muita gente achou que ela era uma homenagem ao Marcelo Fromer, que faleceu em 13 de junho daquele ano". Mas como Júlio explica no vídeo, isto não é verdade, inclusive Marcelo chegou a dar sugestões sobre a música. Júlio revela ainda que "Epitáfio" quase não entrou no disco, conforme ele explica no vídeo: "A banda funcionava mais ou menos como uma assembleia: todas as decisões importantes eram votadas. Para uma música entrar num disco ela precisava ter mais da metade dos votos. Nesta época eram sete Titãs, o Marcelo ainda estava vivo, então precisava ter quatro votos. E por um voto 'Epitáfio' não ficou de fora. Ela teve quatro votos".
Escolheram como música de trabalho a faixa título, e "Isso" seria a segunda música a ser trabalhada. "Entendiam que 'Epitáfio' não podia ser a primeira pois era muito melancólica, tinha a questão da morte do Marcelo, então queriam começar com uma música animada", explica Júlio. "Mas o que aconteceu com 'Epitáfio' é que ela entrou na trilha sonora da novela 'Desejos de Mulher' quando 'Isso' já havia sido enviada para as rádios. Só que 'Epitáfio' estourou e atropelou, então deixaram 'Isso' pra depois e ela se tornou a segunda música de trabalho", conta Júlio.
O vídeo com essas e muito mais informações sobre "Epitáfio" pode ser conferido no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
Organização do 70000 Tons of Metal se manifesta sobre acusação de assédio
Os dois cantores que ajudaram Malcolm Young durante sua batalha contra a demência
Último disco é uma despedida à altura do legado do Megadeth
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"


O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
A inacreditável música do Titãs que era a preferida de Renato Russo


