Irã: país vive "Idade de Ouro" do rock
Por Bruce William
Fonte: Terra
Postado em 30 de agosto de 2015
Matéria do Terra fala sobre a curiosa situação pelo qual passa atualmente o Irã, onde está florescendo algo que foi descrito como "Idade de Ouro" do rock, confira no link abaixo o texto completo e alguns trechos mais a seguir.
O Irã vive nos últimos meses o que foi batizado por seus protagonistas como a "Idade de Ouro" do rock, com mais interesse popular neste gênero e cada vez mais facilidades e permissões oficiais para shows e gravações, entre eles, o da primeira banda local a ser autorizada a cantar em inglês.
As guitarras estridentes, a poderosa bateria e as canções velozes e contundentes do rock, até há bem pouco proibidas pelo estrito regime islâmico, foram encontrando, desde que o moderado presidente Hassan Rohani assumiu o poder em agosto de 2013, um caminho fora do movimento "underground", como é conhecida no Irã toda a música sem permissão oficial, e portanto, ilegal.
Piclavier, um conjunto formado por cinco jovens de Teerã, foi o primeiro destes grupos a obter permissão para tocar rock ao vivo, bem puxado para o "heavy metal", com letras em inglês.
Com dois shows "de grande sucesso" no último ano e um álbum a caminho, os integrantes do Piclavier vivem este momento satisfeitos, no qual segundo eles, "o rock está encontrando seu verdadeiro lugar, tanto pela saturação que o público sente de outros gêneros, como o pop e o tecno, como pela sensação de que nos últimos tempos sentimos no Irã uma sociedade mais livre para trabalhar na música".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
A cantora que Ian Gillan considera a maior voz feminina do rock; "ela arrasava!"
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Em 1994, Bruce Dickinson esculachou videoclipe do Aerosmith
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
A curiosa reação de Billy Corgan ao ouvir "Smells Like Teen Spirit" pela primeira vez
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Kirk Hammett relembra o dia que Cliff Burton foi esquecido em posto de gasolina
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Filho confirma que Ozzy Osbourne não tinha condições de fazer o show de despedida
Titãs e a inesperada visita punk que Arnaldo ficou muito grato de receber na prisão
O significado de "somos do interior do milho" em "Uma Brasileira" dos Paralamas

Fotos de Infância: Cliff Burton, do Metallica
O significado de "voz que gira bailando no ar" em "Tente Outra Vez" de Raul Seixas
Lemmy: "Radiohead e Coldplay são bandas sub-emo"
Quanto vale o Metallica? Quanto cada um deles tem de dinheiro?
Guns N' Roses e o código na capa de "The Spaghetti Incident"
Dinheiro não é tudo mas ajuda: 5 Rock Stars que nasceram ricos



