Irã: país vive "Idade de Ouro" do rock
Por Bruce William
Fonte: Terra
Postado em 30 de agosto de 2015
Matéria do Terra fala sobre a curiosa situação pelo qual passa atualmente o Irã, onde está florescendo algo que foi descrito como "Idade de Ouro" do rock, confira no link abaixo o texto completo e alguns trechos mais a seguir.
O Irã vive nos últimos meses o que foi batizado por seus protagonistas como a "Idade de Ouro" do rock, com mais interesse popular neste gênero e cada vez mais facilidades e permissões oficiais para shows e gravações, entre eles, o da primeira banda local a ser autorizada a cantar em inglês.
As guitarras estridentes, a poderosa bateria e as canções velozes e contundentes do rock, até há bem pouco proibidas pelo estrito regime islâmico, foram encontrando, desde que o moderado presidente Hassan Rohani assumiu o poder em agosto de 2013, um caminho fora do movimento "underground", como é conhecida no Irã toda a música sem permissão oficial, e portanto, ilegal.
Piclavier, um conjunto formado por cinco jovens de Teerã, foi o primeiro destes grupos a obter permissão para tocar rock ao vivo, bem puxado para o "heavy metal", com letras em inglês.
Com dois shows "de grande sucesso" no último ano e um álbum a caminho, os integrantes do Piclavier vivem este momento satisfeitos, no qual segundo eles, "o rock está encontrando seu verdadeiro lugar, tanto pela saturação que o público sente de outros gêneros, como o pop e o tecno, como pela sensação de que nos últimos tempos sentimos no Irã uma sociedade mais livre para trabalhar na música".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps