The Galaxies: raridade do rock brasileiro ganha reedição de luxo em vinil
Por Rodrigo de Andrade
Fonte: 180 Selo Fonográfico
Postado em 11 de setembro de 2015
Dentre todos os discos brasileiros que estão sendo resgatados nos últimos anos com novas prensagens em vinil, talvez nenhum LP seja tão raro quanto o da banda The Galaxies. Lançado originalmente em 1968, o álbum é um dos mais procurados por colecionadores de psicodelia sessentista em todo o mundo.
O The Galaxies surgiu no circuito do rock de garagem paulista da década de 1960 com uma formação singular: os brasileiros Zeca de Aquino (bateria) e Alcindo Maciel (baixo), a americana Jocelyn Anne Odams (vocal e maracas) e o inglês David Charles Odams (guitarra e vocal). Ao contrário dos demais grupos da Jovem Guarda, que faziam "versões" com letras em português (e que muitas vezes pareciam uma piada), o inglês era a língua original dos vocalistas do The Galaxies. E enquanto o repertório de covers das demais bandas contemporâneas ficava centrada quase que apenas na fase inicial dos Beatles e Rolling Stones, o quarteto estava muito mais sintonizado com o que andava rolando no rock mundial na época. Isso não apenas influenciava o seu repertório de covers — no disco, há faixas de Love, Donovan e de blues inspirados nas versões dos Yardbirds — como era decisivo em sua musicalidade. O The Galaxies tinha uma sonoridade psych e garage rock mas com matizes verdadeiramente tropicais, sendo uma das bandas nacionais mais singulares da época.
Apesar de terem feito shows e participado de programas de TV, a tiragem do LP foi bem reduzida em 1968. Hoje, dado a sua raridade, alguns lojistas e colecionadores estimam que na época tenham sido prensados apenas 500 exemplares do disco, ou menos! A banda terminou logo em seguida, quando o casal Jocelyn e David Charles se casou e foi embora para a Inglaterra. Desde então, o álbum nunca ganhou nenhuma reprensagem oficial, e permanece inédito em CD até hoje. No início dos anos 2000, um selo italiano realizou um lançamento pirata e parcial: um disco de 10 polegadas com apenas 8 faixas.
A atual reedição do LP The Galaxies é a primeira autorizada pelos integrantes da banda. Mais que isso, resgata não apenas o álbum na íntegra como traz duas faixas bônus inéditas e exclusivas: uma versão demo ainda mais selvagem da autoral Hey!!! e uma cover de Happy Together, do The Turtles. As faixas estavam em um acetato que permaneceu guardado com o baterista Zeca de Aquino por mais de 40 anos! O áudio para o relançamento foi tratado por Arthur Joly e o disco ganhou prensagem de altíssima fidelidade, com corte em DMM (Direct Metal Mastering) no Leste Europeu.
O material gráfico da nova versão do disco também teve um cuidado especial. A arte de capa e contracapa foi preservada na íntegra, tendo sido impressa num papel texturizado para se aproximar ao máximo do original. Um OBI (uma filipeta/coluna de papel) foi incluído, trazendo informações adicionais, textos obrigatórios, código de barras, etc, garantindo a preservação da arte. Por fim, um encarte bilíngue com fotos raras e a história da banda foi incluído na nova versão álbum.
O lançamento foi realizado numa parceria entre os selos 180 Selo Fonográfico e Record Collector Brasil. A tiragem é limitada em apenas 500 exemplares, sendo que um boa parte foi distribuída diretamente para lojistas na Europa, tamanha a procura e raridade do título. Mas o mais importante é que, com cuidado e respeito, um capítulo importante do rock brasileiro foi resgatado com esse luxuoso relançamento.
Acesse esse link para adquirir um exemplar:
http://loja.selo180.com/selo-180/the-galaxies-the-galaxies-lp/
Além dos sites 180 Selo Fonográfico e Record Collector Brasil, você encontra a reedição de luxo do LP da banda The Galaxies nas seguintes lojas: Baratos Afins, Big Papa, Blue Sonic, Locomotiva Discos, Velvet CDs, Tuca Discos, Disco Voador e Toca do Disco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps