Sammy Hagar relembra turnê do Van Halen em que ele pensou que Eddie Van Halen morreria
Por André Garcia
Postado em 13 de outubro de 2024
Em 1985, quando Sammy Hagar se juntou a Eddie Van Halen na banda que levava seu sobre nome, o clima foi de lua de mel. A química criativa e entrosamento musical foram imediatos, e logo eles se tornaram parceiros, amigos, e até mesmo vizinhos.
Em 1996, quando Sammy foi demitido (ou pediu demissão, dependendo da versão da história) o clima entre ele e o guitarrista parecia o pior possível. Só que piorou ainda mais quando eles fizeram uma turnê de reunião em 2004 marcada pelo péssimo estado físico, mental e técnico de Eddie — que jamais foi o mesmo após o fracasso de "Van Halen III" (1998) e o câncer que ele teve.
Conforme publicado pela Classic Rock, em entrevista de 2016 recentemente postada no YouTube pela AXS TV, o Red Rocker confessou ter chegado a temer que o pior pudesse acontecer com Eddie naquela turnê.
"Eddie estava completamente fora de controle com álcool e drogas. O coitado estava tão mal que cheguei a achar que ele fosse morrer. Eu dizia: 'Eu não quero mais fazer isso… o cara pode morrer a qualquer momento!' Era horrível."
"Ele fazia coisas horríveis com as pessoas, tratava as pessoas muito mal. Era um completo maníaco. Nunca conheci uma pessoa assim na minha vida, que tentasse quebrar as janelas de um avião a 4.000 pés de altitude com uma garrafa de vinho. E o avião nem nosso era! Era alugado."
"Ele era talentoso e um cara maravilhoso, gentil. Ele tinha alguns demônios [interiores], sabe... Não foi a única pessoa assim que conheci, mas quando vi aqueles demônios tomarem conta dele, foi lamentável."
A fatídica turnê contou com a abertura da desconhecida Shinedown — cujo baterista Berry Kerch no podcast Paltrocast With Darren Paltrowitz em 2024 corroborou o péssimo clima relatado por Hagar.
"Abrir show para o Van Halen foi um dos momentos mais incríveis da minha vida… foi inacreditável! Por mais que Eddie Van Halen e Sammy Hagar se odiassem na época, eles eram muito gentis com a gente. Embora na maior parte do tempo não fosse perceptível no palco que a banda se odiava, uma noite aquilo explodiu. Teve uma noite em que Sammy estava cantando, e não sei por que Eddie estava puto com ele, mas estava. Eddie foi até ele e simplesmente deu um chute nele o mais forte que pode, bem nas bolas, enquanto ele estava cantando!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps