Aske: Entrevista com a banda de São Carlos/SP
Por Patrick Rafael de Souza
Fonte: Sangue Frio Produções
Postado em 26 de junho de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Formada no ano de 2009 em São Carlos, São Paulo, a banda Aske vem ganhando um grande destaque desde o lançamento do seu primeiro full length intitulado "Once...". Depois disso a banda trabalhou em um single, "Alcoholic Audition", que foi destaque no programa Arte Extrema (R.I.P.). Hoje conversamos um pouco com o baixista, Filipe Salvini, para conhecermos mais sobre o Aske e, também, sobre seus atuais e futuros projetos.
Primeiramente eu gostaria que apresentasse a banda, quem são os membros e quais suas respectivas funções?
Filipe Salvini: Então, a banda é formada hoje por Paulo Roberto (vocais), Lucas Duarte (guitarra), Luciano Galhardo (guitarra), Filipe Salvini (contrabaixo) e Renato Lourenço (bateria).
Em 2014 vocês lançaram o primeiro disco de vocês "Once...". O que motivou a banda a este lançamento?
Filipe Salvini: Assim que tivemos nossos primeiros contatos com o metal extremo, sentimos uma identificação muito forte com a sonoridade e dissemos "Hey! é disso que estamos falando!", então abrimos umas cervejas. Foi aí que tudo começou.
E como foi o processo de composição desse álbum?
Filipe Salvini: Você acreditaria se disséssemos que o disco todo foi composto em tardes de bons bate-papos, acompanhadas de muita cerveja? (Risos). Claro que temos ideias individualmente, mas nunca "escondemos" as ideias um do outro; dessa forma, o que um pensou mas que não foi pra frente, pode servir para o outro desenvolver seu pensamento.
Filipe Salvini: O Paulo e eu sempre tivemos o hábito de nos reunirmos, não só para falar de música, mas para falar sobre os livros que lemos; o que assistimos; algum acontecimento do dia anterior e isso reflete nas composições - quer saber quais os nossos interesses em um determinado momento? Então ouça o que lançamos.
Filipe Salvini: O "Once..." é o nosso debut; sua criação teve início em 2009 e terminou em 2014: Músicas como "God To Fire", "Kingdom" e "Introspective Return of Shadows" mostram claramente a influencia da sonoridade que estávamos descobrindo naquele momento, enquanto composições mais recentes transparecem nosso amadurecimento - "Denied Regain", que foi nosso lyric vídeo, por exemplo, fala sobre a negação de uma verdade imposta; "Erase the Scars" trata de frustração; enquanto "Übermensch", nosso primeiro clipe, revela a busca pelo autoconhecimento.
Como tem sido a recepção, não só do "Once...", mas também do single?
Filipe Salvini: Tem sido cada vez mais positiva e isso me espanta (no bom sentido)! Estamos fazendo o que gostamos e estamos percebendo que tudo é fruto de muito trabalho.
Filipe Salvini: Vale ressaltar que esses dois trabalhos (o full-length e o single) são a nossa primeira experiência com produção e estamos aprendendo bastante, a medida que trabalhamos na banda.
Já que falamos no single, como foi gravar uma música ao programa Arte Extrema?
Filipe Salvini: Foi incrível! Os caras do Arte Extrema estavam convidando as bandas para gravar sua música de abertura e, juntos com o Eugenio Stefane, do 1979 Estúdio, topamos o desafio! Foi uma grande oportunidade para entrarmos em estúdio novamente. Sempre fomos muito amigos e o clima de descontração é algo que não tem preço.
Filipe Salvini: Infelizmente o programa acabou encerrando suas atividades, pelo menos por enquanto, mas esse single serviu de inspiração para que outras bandas também gravassem a abertura do programa e enviassem para eles.
Filipe Salvini: Nosso intuito com o single não era, a princípio, promover o Aske ou ser um lançamento da banda, mas confeccionar um material para o Arte Extrema usar como incentivo às bandas regravar a introdução do programa.
Nesse single "Alcoholic Audition", é notável uma grande evolução musical e sonora, em relação ao primeiro álbum. A que se atribui esse fato?
Filipe Salvini: O "Once..." foi o primeiro passo. Quando gravamos esse disco, ainda não tínhamos a formação da banda completa e estávamos, todos, no inicio do aprendizado. Nesse trabalho, o Eugenio Stefane, do 1979 Estúdio, foi quem gravou as linhas de guitarra e o baterista Luciano Matuck topou gravar a bateria para nós; então éramos o Paulo, eu e o Eugenio trabalhando com o que tínhamos em mãos. Somente agora, com uma formação sólida e uma melhor noção de como desenvolver as coisas é que estamos conseguindo trabalhar melhor na divulgação e na produção do Aske. O álbum foi lançado em 2014, mas, devido às nossas condições, só agora estamos tendo a oportunidade de desenvolver sua divulgação.
Filipe Salvini: Você tem razão: é notável a evolução musical e sonora da banda. Se, no início, quando produzimos o full-length "Once...", ainda não possuíamos uma formação sólida e uma noção de como produzir a banda de uma forma bacana, agora, na produção do single "Alcoholic Audition", é nítido esse amadurecimento musical da banda, graças à formação, e o avanço da qualidade sonora do Eugenio, graças ao seu empenho e seu estudo na área.
Filipe Salvini: A quantidade de elogios que recebemos, não apenas da equipe do programa Arte Extrema, mas também das pessoas que nos acompanham, foi tanta que nos ajudou a ganhar certa notoriedade. Nos sentimos muito felizes com tudo isso e acredito que estamos no caminho certo.
O som da banda se inspira no Death Metal. Indique um disco brasileiro e um estrangeiro (e comente a escolha) para quem quiser conhecer melhor as referências de vocês.
Filipe Salvini: Difícil fazer isso! Cada um da banda tem suas influências próprias e elas nem sempre convergem, então vou tentar ser justo.
Filipe Salvini: Um álbum estrangeiro que vem em minha mente, agora, é o "Once Upon The Cross", do Deicide. Já tocamos ao vivo, algumas vezes, a música When Satan Rules His World e estávamos treinando a They Are the Chrildren of the Underworld; a própria faixa título já abre o disco mostrando que os caras não estavam para brincadeira. Genial!
Filipe Salvini: De nacional, posso recomendar o "Forged in Fury", do Krisiun, lançado ano passado. Pela primeira vez vemos o Krisiun explorando uma sonoridade pesada sem apostar tanto na velocidade; isso fica claro se você prestar atenção na bateria, se comparada a discos como Conquerors of Armageddon, de 2000 - álbum que, modéstia a parte, é o que mais gosto.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Mudando um pouco de assunto, na sua opinião, como está o cenário para o rock – lugares para tocar, eventos, bandas, interesse do público, etc?
Filipe Salvini: Ao contrário do que as pessoas costumam falar, espaço, oportunidade e pessoas que curtem metal é o que não falta! Nós somos prova disso porque também gostamos! A grande questão é que as bandas, às vezes, tem certo receio de explorar a criatividade e de compreender que ela também é público em shows de outras bandas; então é parar por um minuto e pensar: "o que eu espero quando vou ver uma banda tocar?"; "o material da minha banda é algo que eu ouviria em minha casa?".
Filipe Salvini: Se colocar do outro lado é bacana e ajuda você melhorar seu trabalho.
Já tem música nova aparecendo nos ensaios? O que estão preparando para o repertório do Aske? E o que o público seguidor da banda pode esperar para o restante de 2016?
Filipe Salvini: Estamos finalizando a produção do videoclipe da faixa "Übermensch" (você pode conferir e baixar o disco "Once..." nos portais online da banda) que terá lançamento no final desse semestre e estamos trabalhando em um material bem interessante para a segunda metade do ano. Pretendemos, com esse material, tornar nossa música mais acessível e agradável.
Filipe Salvini: Respondendo sua pergunta, apresentaremos novidades nesses materiais, tanto no clipe quanto no material para o segundo semestre - serão os primeiros lançamentos do Aske com a formação e estamos muito ansiosos para isso. Aguardem!
Temos que terminar nossa entrevista agora. Você gostaria de deixar uma mensagem para todos os fãs, especialmente para aqueles que vão ler esta entrevista no Whiplash.net.
Filipe Salvini: Comentamos, aqui, um pouco da evolução e de como a banda se tornou mais madura nas produções, então aproveito o espaço para convidar todos a ouvirem o disco "Once..." e o single "Alcoholic Audition", que contém a introdução do programa "Arte Extrema" (ambos os materiais disponíveis para ouvir e baixar nos portais online da banda!).
Filipe Salvini: No final do semestre lançamos o clipe da música "Übermensch" e, se nos atentarmos na evolução entre um material e outro, podemos esperar uma qualidade ainda melhor no clipe.
Filipe Salvini: Quero, também, desejar sucesso às bandas que, da mesma forma que nós, batalham para lançar sua música, pois sabemos que, no Brasil, é preciso muito empenho e força de vontade para que algo aconteça.
Baixe nossa música:
https://askehorde.bandcamp.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
Led Zeppelin: A inspiração por trás do clássico "Kashmir"
Heavy Metal: "cristãos podem aprender muito com o gênero"
Bon Scott, do AC/DC, elegeu uma música do Kiss como a pior que já foi gravada


The Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison
Ôôôôôeeee: Sílvio Santos aprovou montagem com Steve Harris
Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana
Em vídeo: Seguidores do Demônio, as 10 bandas mais perigosas segundo pastor americano
17 bandas famosas de rock e metal que nunca trocaram de integrantes
Kirk Hammett e Kiko Loureiro: "Não dá nem pra comparar", diz Bill Hudson, da NorthTale
