Kiss: os 20 anos da reunião da formação original
Por Igor Miranda
Fonte: IgorMiranda.com.br
Postado em 29 de julho de 2016
No último mês, completou-se 20 anos do início da turnê de reunião do KISS. Paul Stanley, Gene Simmons, Ace Frehley e Peter Criss estavam, enfim, juntos novamente.
A reunião começou ainda em 1995, quando o KISS, ainda com Bruce Kulick na guitarra e Eric Singer na bateria, fazia uma acanhada turnê acústica em convenções dedicadas à própria banda. Peter Criss telefonou para Simmons e avisou que iria a um dos eventos. Incentivado por Singer, o linguarudo convidou o antigo Catman para tocar algumas músicas com a banda.
Atraídos pela mágica – e pela grana que renderia –, Gene Simmons e Paul Stanley convidaram Peter Criss e Ace Frehley para participar das gravações do MTV Unplugged, em agosto de 1995. O registro seria lançado em CD e vídeo. Depois, organizaram-se para uma reunião, que só seria oficializada no início de 1996, marcada pela aparição na cerimônia do Grammy. Curiosamente, o disco "Carnival Of Souls" continuou a ser gravado enquanto o retorno de Criss e Frehley era arranjado.
A reunião era necessária até mesmo para que o KISS continuasse relevante. Por mais que "Revenge" fosse um ótimo disco e tenha estreado bem nas paradas de todo o mundo – inclusive no Top 10 dos Estados Unidos, algo não conquistado desde "Dynasty", de 1979 –, logo caiu dos charts e nem de longe representou o sucesso conquistado pelo grupo em sua formação original. Na década de 1980, nem se fala: o grupo perdeu relevância, sofreu com mudanças de formação e tentou, a todo custo, se adequar à corrente do hair metal.
Em abril de 1996, a banda anunciou, em uma coletiva de imprensa, a turnê "Alive/Worldwide Tour", a primeira com o KISS reunido. Desde 1979, os músicos não excursionavam juntos. O frisson foi tamanho que as quase 40 mil entradas para a primeira apresentação da tour, no Tiger Stadium de Detroit, nos Estados Unidos, se esgotaram em menos de uma hora.
Em termos de performance, a turnê começou bem, mas logo Peter Criss e Ace Frehley começaram a sentir o ritmo, já que rolaram 192 shows entre junho de 1996 e julho de 1997. Nunca saberemos se eles realmente estavam sóbrios ou se, desde o início, já estavam de volta aos vícios. Fato é que, após três turnês – inclusive a "Farewell", que era vendida como a última turnê da história da banda – e um disco onde Criss e Frehley tocaram em poucas músicas, não dá para dizer que a reunião deu certo. Só no âmbito financeiro, tão visado por Paul Stanley e Gene Simmons.
A "Alive/Worldwide Tour" arrecadou US$ 143,7 milhões, sendo o maior faturamento em turnês da história do KISS. Com menos datas – pouco mais de 60 –, a "Psycho Circus Tour" inovou ao trazer, pela primeira vez, efeitos em 3D. O investimento foi enorme e o retorno foi bom, mas um pouco distante do esperado. Na "Farewell Tour", foram 142 apresentações em 13 meses e lotação máxima em boa parte da excursão.
Vinte anos após a reunião do KISS ter início, dá para dizer que a ideia não deu certo por culpa de todos os envolvidos. A guerra fria entre Paul Stanley/Gene Simmons e Peter Criss/Ace Frehley, além dos vícios dos dois últimos, complicaram a última tentativa que o grupo de mascarados teria de fazer algo realmente relevante para o rock. Criss e Frehley saíram, vieram Tomym Thayer e Eric Singer e, desde 2004, apenas dois discos foram lançados. Foram feitas infinitas turnês e até um cruzeiro marqueteiro onde o grupo se apresenta para fãs endinheirados. Business em primeiro lugar. Sempre.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
A banda que Ritchie Blackmore se envergonha de ter feito parte; "Você aprende com os erros"
Liam Gallagher elogia fãs brasileiros após shows do Oasis no Brasil
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan

As músicas do Kiss com letras safadinhas que Paul Stanley acha que ficaram datadas
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
Tommy Thayer (Kiss) lança EP com vocalista Jamie St. James
A música famosa do Kiss que Ace Frehley não queria que fosse a cara da banda
O único arrependimento de Gene Simmons sobre Ace Frehley, segundo o próprio
Gene Simmons se arrepende de não ter sido mais rigoroso com Ace Frehley e Peter Criss
Produtor Bob Ezrin acha que disco "maldito" do Kiss seria melhor se gravado hoje
Os dois caras que cantam pra caramba que levaram Gene Simmons a acreditar que também podia
A opinião de Joey Ramone, eterno vocalista dos Ramones, sobre o Kiss
Gene Simmons, do Kiss, lista e comenta seus cinco baixistas preferidos


