Subtropicais: pop-rock esquentando o frio gaúcho
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 09 de agosto de 2016
Os Subtropicais são arautos da tempestade, da seca e do carnaval. Sua música é uma fusão de linguagens da música contemporânea com ritmos regionais, sob uma base de rock – na medida certa da experimentação – feita com naturalidade e competência.
Uma banda batizada sob o frenético toque de tambores, cheia de grooves e insinuações rítmicas, mas também capaz de viajar por climas psicodélicos, distorcidos ou suaves. Por estradas inóspitas ou grandes avenidas, eles desfilam suas notas em uma combinação original de cores e sensações. Um quinteto de rock, que toca samba, bossa nova e música latina, pois pra eles tudo isso é rock! Tudo é som, palavra e ritmo…
Os Subtropicais iniciaram seu trabalho em setembro de 2000, ao realizarem os primeiros shows em festivais universitários, teatros e casas noturnas de Porto Alegre e da região metropolitana. Em 2002 lançaram a demo "Os Subtropicais", apresentando músicas autorais influenciadas pelo tropicalismo, pelo psicodelismo dos anos 60 e pelo rock brasileiro da década de 1970. A temo contou com a produção de Marcelo Fruet e da própria banda, abrindo o caminho para apresentações fora do estado e execução nas rádios locais.
Em 2007 a banda lançou seu primeiro álbum oficial, "Temporal no Céu da Boca" (Alvo/Monstro Discos), produzido por Marcelo Fruet e Yuri Freiberger e com distribuição nacional pela Trattore. O disco apresenta em 12 faixas uma intensa fusão de rock contemporâneo com ritmos regionais, grooves negros e latinos, além de letras que abordam o universo do cotidiano urbano, questionamentos existenciais e o mundo fabuloso dos mitos. O trabalho teve boa aceitação de público e da crítica especializada, sendo considerado "um dos melhores álbuns lançados por bandas gaúchas neste ano" (Revista NOIZE #8, out. 2007).
No ano de 2009, os Subtropicais foram convidados para participar da Coletânea Rock 4 Life Internacional Vol. 13, produzida pelo selo norte-americano Quickstar Productions. A faixa escolhida pelos organizadores foi "TV", do álbum "Temporal no Céu da Boca". A coletânea foi lançada em novembro de 2009, e reuniu bandas de 15 países, entre eles Estados Unidos, Austrália, Indonésia, Japão, Itália, Rússia, Polônia, México e Argentina. Segundo os produtores, parte da renda da venda dos discos foi revertida para apoiar pesquisas sobre a Cloreangite Esclerosante Primária, uma doença do fígado.
Em novembro de 2013, os Subtropicais lançaram seu segundo álbum oficial "Produto da Modernidade" (Pisces Records). O disco foi produzido por Mauro Pogorelsky (Slap Mesmo) e possui 14 faixas originais, com projeto gráfico de Marco Boni e fotos de Daniel Zart de Los Santos. Neste trabalho o quinteto refina sua fusão de samba, bossa nova, milonga e rock em músicas diretas, propondo um novo quebra-cabeça de referências que extrapola o universo do Rock Gaúcho. Participaram das gravações grande nomes da cena musical gaúcha como Fernando do Ó, Leonardo Boff, Yanto Laytano, Mateus Mapa e Alexandre Kumpinski, entre outros.
Ao longo de mais de uma década de trabalho, a banda tem tocado pelo Rio Grande do Sul e Brasil em casas de shows, teatros e em festivais ao ar livre, sempre apresentando seu trabalho autoral com seriedade e competência. Durante sua trajetória os Subtropicais já dividiram o palco com artistas como Eddie (PE), Songo (PE), Móveis Coloniais de Acaju (DF), Ecos Falsos (SP), Seychelles (SP), Canastra (RJ), Sabonetes (PR), Samambaia Sound Club (SC), Wander Wildner, Apanhador Só, Pata de Elefante, Pública, Marcelo Fruet e os Cozinheiros, Arthur de Faria e seu Conjunto, Os The Darma Lovers e Cláudio Levitan, entre outros nomes importantes da cena independente brasileira. Entre os festivais de música independente que a banda já participou estão Morrostock (2008), GIG Rock (2007 e 2008) Macondo Circus (2008 e 2009), Grito Rock (2008 e 2009) e Circuito Fora do Eixo (2009, 2010 e 2011).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
O Beatle que Ringo Starr disse não ter bom senso de tempo
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
O desdém de Angus Young à banda que chacoalhou o rock; "São somente uma merda"
4 bandas nacionais de rock e metal dos anos 1980 que tinham tudo para explodir
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
O álbum dos Beatles que para Ringo Starr é melhor do que o "Sgt. Pepper's"
A primeira banda de rock inventiva que chegou ao topo, segundo Caetano Veloso
Ace Frehley: "Se não fosse 'Music From The Elder', talvez eu não saísse do Kiss"


Quem é a verdadeira Sopa onde pousou a Mosca da canção de Raul Seixas
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado
A poética forma como Renato Russo "contou" pra mãe de Cazuza que também tinha AIDS
Stairway to Heaven: o maior hit do Led Zeppelin
Porque "O Trem das Sete" de Raul Seixas é "o último do sertão"
Steve Perry: 5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do Journey



