Nacho Belgrande: uma última homenagem a um amigo que se foi
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Postado em 16 de novembro de 2016
A maioria dos jornalistas de rock é feita de pessoas que não sabem escrever, entrevistando pessoas que não sabem falar, para pessoas que não sabem ler. Esse, na verdade uma frase de FRANK ZAPPA, era o mote principal do Playa Del Nacho, o site principal de Nacho Belgrande, um dos maiores colaboradores do Whiplash.
Nacho ficou durante muitos anos na primeira posição da lista de autores mais lidos no Whiplash. Na maior parte das vezes (senão todas), suas matérias por aqui eram republicações, por ele mesmo, de seu próprio site. Falando principalmente sobre hard-rock, sua grande paixão, e sobre a indústria musical, assunto que dominava como ninguém, Nacho acumulou mais de 28 milhões de page views, chegando a ultrapassar, quase sempre, a marca de 100 mil page views por semana. Nacho era técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, mas esse não era o seu nome verdadeiro. Não o revelarei aqui. Nacho era o que ele mais comia quando morou nos EUA. "Nacho Belgrande é porque eu comia isso todo dia quando morava nos EUA e o povo que ia pegar almoço me conhecia por isso..o cara do nacho Belgrande, o cara do nacho, o Nacho", ele me contou quando descobrimos seu nome verdadeiro.
Nacho também conseguia informações privilegiadas antes de todo mundo. Sobre uma possível turnê dos SCORPIONS há dois anos, Nacho me revelou que os caras estavam pedindo uma grana alta demais. A turnê inteira caiu. E sobre a atual turnê, Nacho também me contou tudo em detalhes (só não confirmou se dessa vez os alemães foram mesmo mais modestos). Sobre a reunião do GUNS N' ROSES, sabíamos que aconteceria antes que viesse a público. O jornalista Mick Wall, aquele de "Get In The Ring", já lhe tinha repassado a informação que Duff McKagan lhe dera. O GUNS N' ROSES voltaria com a formação mais clássica em 2016, o que realmente aconteceu, tendo a banda acabado de passear pelo Brasil. E atenção, o próximo parágrafo tem spoilers. Se era pra guardar segredo, já era.
Nacho contou que a turnê deve durar dois anos. Slash e Duff estão regravando um disco inteiro que o Axl tinha na manga. Slash estaria refazendo TODOS os solos.
Nacho foi embora sem ver a reunião. Ele iria ver os shows em duas cidades (Rio de Janeiro e Brasília) e estava cogitando ir também à Argentina. Ele me contou que seguia o GNR desde 1988... Era doente pela banda...Fora ao Rock In Rio em 91 para vê-los, quando morava em Ribeirao Preto e seus pais em Goiás, mas um avô tinha apartamento no Rio. Depois se decepcionara.
Pensei em selecionar suas matérias mais polêmicas. Mas isso é impossível. São mais de cinco mil. Eu mal consigo selecionar as matérias que eu próprio gosto mais. No entanto, ainda fiz um apanhado das mais hilárias, ou polêmicas, ou de potencial mais ofensivo. Confira abaixo.
O último tuíte de Nacho foi com a canção "Atlas Rise!", do METALLICA, dois dias antes de sua morte. O jornalista não chegou a ouvir o álbum inteiro (em vias de lançamento e já disponível nos principais sites de compartilhamento por aí), nem pode ver a reunião de AXL e SLASH que ele tanto sonhara (o mote da reunião, Não Nesta Vida, ironicamente só a ele atingira), nem viu os estadunidenses (termo que não é dele, mas do qual se apropriara) elegerem Donald Trump. Moramos na mesma cidade. Eu já tinha lhe comprado uns vinis de (pasmem!) LUÍS GONZAGA, GILBERTO GIL, GERALDO AZEVEDO, BEATLES e EDNARDO. E tinha combinado tomar umas cervejas com ele, mas fui deixando pra depois, depois, depois... Não nesta vida eu vou tomar essas cervejas agora.
E pra quem ainda hoje o critica, fica seu último comentário em um post meu em meu próprio Facebook (eu comemorava o meu sétimo milhão de page views): Try Harder, Motherfucker.
Morte de Nacho Belgrande
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
A música do Led Zeppelin que Noel Gallagher escolheu como uma das melhores de todos os tempos
A clássica música do Queen que Brian rejeitava pois pressentia a tragédia de Freddie
O cover que Bruce Dickinson confessa ter se arrependido de ter feito
Nacho Belgrande: Foi a pessoa mas fica o mito
Lita Ford: cantora admite suruba com Bon Jovi e Richie Sambora
Alguém no Brasil tem bala na agulha para bancar o Guns N' Roses?
A Flor da Pele: Mustaine vai às lágrimas vendo foto de Lemmy
Randy Rhoads: O Garoto Kiko faz tributo na NAMM 2016




