Nacho Belgrande: uma última homenagem a um amigo que se foi

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Enviar Correções  

A maioria dos jornalistas de rock é feita de pessoas que não sabem escrever, entrevistando pessoas que não sabem falar, para pessoas que não sabem ler. Esse, na verdade uma frase de FRANK ZAPPA, era o mote principal do Playa Del Nacho, o site principal de Nacho Belgrande, um dos maiores colaboradores do Whiplash.

publicidade

Nacho Belgrande: Foi a pessoa mas fica o mitoNacho Belgrande
Foi a pessoa mas fica o mito

publicidade

Nacho ficou durante muitos anos na primeira posição da lista de autores mais lidos no Whiplash. Na maior parte das vezes (senão todas), suas matérias por aqui eram republicações, por ele mesmo, de seu próprio site. Falando principalmente sobre hard-rock, sua grande paixão, e sobre a indústria musical, assunto que dominava como ninguém, Nacho acumulou mais de 28 milhões de page views, chegando a ultrapassar, quase sempre, a marca de 100 mil page views por semana. Nacho era técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, mas esse não era o seu nome verdadeiro. Não o revelarei aqui. Nacho era o que ele mais comia quando morou nos EUA. "Nacho Belgrande é porque eu comia isso todo dia quando morava nos EUA e o povo que ia pegar almoço me conhecia por isso..o cara do nacho Belgrande, o cara do nacho, o Nacho", ele me contou quando descobrimos seu nome verdadeiro.

publicidade

Nacho também conseguia informações privilegiadas antes de todo mundo. Sobre uma possível turnê dos SCORPIONS há dois anos, Nacho me revelou que os caras estavam pedindo uma grana alta demais. A turnê inteira caiu. E sobre a atual turnê, Nacho também me contou tudo em detalhes (só não confirmou se dessa vez os alemães foram mesmo mais modestos). Sobre a reunião do GUNS N' ROSES, sabíamos que aconteceria antes que viesse a público. O jornalista Mick Wall, aquele de "Get In The Ring", já lhe tinha repassado a informação que Duff McKagan lhe dera. O GUNS N' ROSES voltaria com a formação mais clássica em 2016, o que realmente aconteceu, tendo a banda acabado de passear pelo Brasil. E atenção, o próximo parágrafo tem spoilers. Se era pra guardar segredo, já era.

publicidade

Nacho contou que a turnê deve durar dois anos. Slash e Duff estão regravando um disco inteiro que o Axl tinha na manga. Slash estaria refazendo TODOS os solos.

Nacho foi embora sem ver a reunião. Ele iria ver os shows em duas cidades (Rio de Janeiro e Brasília) e estava cogitando ir também à Argentina. Ele me contou que seguia o GNR desde 1988... Era doente pela banda...Fora ao Rock In Rio em 91 para vê-los, quando morava em Ribeirao Preto e seus pais em Goiás, mas um avô tinha apartamento no Rio. Depois se decepcionara.

publicidade

Pensei em selecionar suas matérias mais polêmicas. Mas isso é impossível. São mais de cinco mil. Eu mal consigo selecionar as matérias que eu próprio gosto mais. No entanto, ainda fiz um apanhado das mais hilárias, ou polêmicas, ou de potencial mais ofensivo. Confira abaixo.

Fantasia Erótica dos Hipsters: vem aí o vinil de Alta Definição

Lita Ford: cantora admite suruba com Bon Jovi e Richie SamboraLita Ford
Cantora admite suruba com Bon Jovi e Richie Sambora

Guns N' Roses: Alguém no Brasil tem bala na agulha para bancar a banda?Guns N' Roses
Alguém no Brasil tem bala na agulha para bancar a banda?

Ruivão de Tirar o Chapéu: Alcione felicita Axl Rose por aniversárioRuivão de Tirar o Chapéu
Alcione felicita Axl Rose por aniversário

W. Axl Rose: Celebre os 54 anos deste grandessíssimo fanfarrão

A Flor da Pele: Mustaine vai às lágrimas vendo foto de LemmyA Flor da Pele
Mustaine vai às lágrimas vendo foto de Lemmy

Arme-$e: Metallica prepara metralhadora de lançamentos para 2016Arme-$e
Metallica prepara metralhadora de lançamentos para 2016

Randy Rhoads: O Garoto Kiko faz tributo na NAMM 2016Randy Rhoads
O Garoto Kiko faz tributo na NAMM 2016

Guns N' Roses: Axl quase queima a largada; Coachella confirmadoGuns N' Roses
Axl quase queima a largada; Coachella confirmado

publicidade

O último tuíte de Nacho foi com a canção "Atlas Rise!", do METALLICA, dois dias antes de sua morte. O jornalista não chegou a ouvir o álbum inteiro (em vias de lançamento e já disponível nos principais sites de compartilhamento por aí), nem pode ver a reunião de AXL e SLASH que ele tanto sonhara (o mote da reunião, Não Nesta Vida, ironicamente só a ele atingira), nem viu os estadunidenses (termo que não é dele, mas do qual se apropriara) elegerem Donald Trump. Moramos na mesma cidade. Eu já tinha lhe comprado uns vinis de (pasmem!) LUÍS GONZAGA, GILBERTO GIL, GERALDO AZEVEDO, BEATLES e EDNARDO. E tinha combinado tomar umas cervejas com ele, mas fui deixando pra depois, depois, depois... Não nesta vida eu vou tomar essas cervejas agora.

publicidade

E pra quem ainda hoje o critica, fica seu último comentário em um post meu em meu próprio Facebook (eu comemorava o meu sétimo milhão de page views): Try Harder, Motherfucker.


Morte de Nacho Belgrande

Nacho Belgrande: Foi a pessoa mas fica o mitoNacho Belgrande
Foi a pessoa mas fica o mito

Todas as matérias sobre "Morte de Nacho Belgrande"



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron MaidenFotos de Infância
Bruce Dickinson, do Iron Maiden

Fotos de Infância: Jon Bon JoviFotos de Infância
Jon Bon Jovi


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin