Breve História do Metal Português: edição disponível no Brasil
Por Eduardo Almeida
Fonte: Dico
Postado em 25 de maio de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Encontra-se finalmente disponível para os leitores e fãs brasileiros a edição revista e aumentada do livro Breve História do Metal Português, escrito por Dico (de seu nome real Eduardo Almeida).
A obra, autoeditada, foi originalmente publicada em 2013 e aborda agora a história do Heavy Metal português até 2015, beneficiando de um significativo aumento de páginas. A edição revista e aumentada de Breve História do Metal Português inclui 326 páginas (a anterior tinha 200), sendo que todas as décadas, à exceção da de 60, incluem agora bastante texto novo, que vem aprofundar vários fenómenos e factos relatados na edição original, por um lado; e abordar outros não incluídos em 2013, por outro.
Encontramo-nos portanto, perante uma obra extremamente ambiciosa e rigorosa, não só em termos de abrangência temporal mas também a nível da investigação efetuada no âmbito da mesma.
"O objetivo da primeira edição era sobretudo mostrar que houve todo um percurso a nível do Rock pesado em Portugal antes dos anos 80. Portanto, centrei-me mais nas décadas de 60 e 70, tendo abordado os anos 80 e 90 mais subtilmente", explica o autor.
Na nova edição o objetivo é bem distinto. "Aqui, relato o percurso do Heavy Metal em Portugal até 2015. A edição original do livro, editada em 2013, terminava em 1999, mas esta abrange factos até ao final de 2015", esclarece Dico. A nova edição, revista e aumentada, inclui também novos testemunhos de numerosas figuras importantes no âmbito do Underground nacional.
Além disso, Breve História do Metal Português, novamente editada pelo próprio autor, inclui agora um guia de registos essenciais do Metal luso desde os anos 70 até 2015, abrangendo demo-tapes, demo-CD’s, singles, EP’s, álbuns e DVD’s. Ao todo, são cerca de 350 itens organizados por década, num guia essencial para os verdadeiros fãs.
Mas as novidades acerca desta obra não se restringem aos conteúdos escritos. Breve História do Metal Português tem agora imagem renovada, desde a capa/contracapa (que incluem agora badanas) até à paginação, passando pela qualidade do papel, pelo novo logótipo e pela apresentação geral (o livro inclui mesmo um marcador).
A este respeito, o autor explica o seu objetivo: "Queria proporcionar aos fãs/leitores um produto com a melhor qualidade possível, pois é isso que merecem. Escolhi cada pormenor da produção deste livro com isso em mente", concretiza Dico.
Breve História do Metal Português foi financiado a 100% pelo autor, que também se encarrega da respetiva venda e distribuição, num trabalho verdadeiramente do it yourself. A obra pode ser adquirida via internet e custa €32,57 (112 reais, com o serviço de correio incluído). As encomendas podem ser efetuadas para o e-mail [email protected]
Para assinalar a edição do livro, o autor organizou e disponibilizou a compilação online para download gratuito Breve História do Metal Português – Banda Sonora Infernal. O registo, que já conta com mais de dois mil downloads, inclui 17 temas de outras tantas bandas nacionais e pode ser descarregado em http://dico-bhmp.weebly.com/compilaccedilatildeo-bhmp---banda-sonora-infernal.html.
Site oficial:
http://dico-bhmp.weebly.com/
Foto da capa: Carina Martins
Dico é jornalista. Foi editor dos periódicos PCMais, ANA Aeroportos, Logista News e Prime Negócios. Fundou os influentes blogues Metal Incandescente, A a Z do Metal Português e Reflexões Musicais. Foi o primeiro coach musical profissional no País.
É autor do livro A Portuguese Rock and Metal Route - The Underground Guide. Na última década escreveu artigos de opinião e crónicas para mais de 30 sites, e-magazines, revistas e blogues.
Foi baterista de bandas como os Dinosaur ou Sacred Sin, tendo com elas gravado os clássicos Dinosaur (demo-tape) e Darkside (álbum), respetivamente. Foi o homenageado do VI Festival Irmandade Metálica – Unidos pelo Metal. Fã de Metal há 35 anos, está envolvido no Underground há 33. Tem 46 anos. É casado e tem um filho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Gene Simmons volta a atacar os ex-colegas Peter Criss e Ace Frehley
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Kirk Hammett defende os piores discos: "uma discografia perfeita deixa as pessoas entediadas"
O clássico dos Rolling Stones que Keith Richards ouviu e mandou apagar
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
As 10 letras mais vergonhosas da história do rock e metal, segundo a Ultimate Guitar
O refrão do rock nacional com cinco palavras composto no metrô e inspirado em The Who
O humilde baterista que para Kurt Cobain supera John Bonham, do Led Zeppelin

O significado de "Dorme agora, é só o vento lá fora" de "Pais e Filhos" da Legião Urbana
Black Metal: os 11 melhores álbuns de todos os tempos
Sexo e rock n' roll; banda grava e vende pornô para bancar despesas
Bon Jovi: Richie Sambora enumera motivos para ter saído da banda
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo
A pulada de cerca que originou uma das músicas mais populares do Século XXI



