Breve História do Metal Português: edição disponível no Brasil
Por Eduardo Almeida
Fonte: Dico
Postado em 25 de maio de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Encontra-se finalmente disponível para os leitores e fãs brasileiros a edição revista e aumentada do livro Breve História do Metal Português, escrito por Dico (de seu nome real Eduardo Almeida).
A obra, autoeditada, foi originalmente publicada em 2013 e aborda agora a história do Heavy Metal português até 2015, beneficiando de um significativo aumento de páginas. A edição revista e aumentada de Breve História do Metal Português inclui 326 páginas (a anterior tinha 200), sendo que todas as décadas, à exceção da de 60, incluem agora bastante texto novo, que vem aprofundar vários fenómenos e factos relatados na edição original, por um lado; e abordar outros não incluídos em 2013, por outro.
Encontramo-nos portanto, perante uma obra extremamente ambiciosa e rigorosa, não só em termos de abrangência temporal mas também a nível da investigação efetuada no âmbito da mesma.
"O objetivo da primeira edição era sobretudo mostrar que houve todo um percurso a nível do Rock pesado em Portugal antes dos anos 80. Portanto, centrei-me mais nas décadas de 60 e 70, tendo abordado os anos 80 e 90 mais subtilmente", explica o autor.
Na nova edição o objetivo é bem distinto. "Aqui, relato o percurso do Heavy Metal em Portugal até 2015. A edição original do livro, editada em 2013, terminava em 1999, mas esta abrange factos até ao final de 2015", esclarece Dico. A nova edição, revista e aumentada, inclui também novos testemunhos de numerosas figuras importantes no âmbito do Underground nacional.
Além disso, Breve História do Metal Português, novamente editada pelo próprio autor, inclui agora um guia de registos essenciais do Metal luso desde os anos 70 até 2015, abrangendo demo-tapes, demo-CD’s, singles, EP’s, álbuns e DVD’s. Ao todo, são cerca de 350 itens organizados por década, num guia essencial para os verdadeiros fãs.
Mas as novidades acerca desta obra não se restringem aos conteúdos escritos. Breve História do Metal Português tem agora imagem renovada, desde a capa/contracapa (que incluem agora badanas) até à paginação, passando pela qualidade do papel, pelo novo logótipo e pela apresentação geral (o livro inclui mesmo um marcador).
A este respeito, o autor explica o seu objetivo: "Queria proporcionar aos fãs/leitores um produto com a melhor qualidade possível, pois é isso que merecem. Escolhi cada pormenor da produção deste livro com isso em mente", concretiza Dico.
Breve História do Metal Português foi financiado a 100% pelo autor, que também se encarrega da respetiva venda e distribuição, num trabalho verdadeiramente do it yourself. A obra pode ser adquirida via internet e custa €32,57 (112 reais, com o serviço de correio incluído). As encomendas podem ser efetuadas para o e-mail [email protected]
Para assinalar a edição do livro, o autor organizou e disponibilizou a compilação online para download gratuito Breve História do Metal Português – Banda Sonora Infernal. O registo, que já conta com mais de dois mil downloads, inclui 17 temas de outras tantas bandas nacionais e pode ser descarregado em http://dico-bhmp.weebly.com/compilaccedilatildeo-bhmp---banda-sonora-infernal.html.
Site oficial:
http://dico-bhmp.weebly.com/
Foto da capa: Carina Martins
Dico é jornalista. Foi editor dos periódicos PCMais, ANA Aeroportos, Logista News e Prime Negócios. Fundou os influentes blogues Metal Incandescente, A a Z do Metal Português e Reflexões Musicais. Foi o primeiro coach musical profissional no País.
É autor do livro A Portuguese Rock and Metal Route - The Underground Guide. Na última década escreveu artigos de opinião e crónicas para mais de 30 sites, e-magazines, revistas e blogues.
Foi baterista de bandas como os Dinosaur ou Sacred Sin, tendo com elas gravado os clássicos Dinosaur (demo-tape) e Darkside (álbum), respetivamente. Foi o homenageado do VI Festival Irmandade Metálica – Unidos pelo Metal. Fã de Metal há 35 anos, está envolvido no Underground há 33. Tem 46 anos. É casado e tem um filho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Revolver Magazine lista 13 grandes álbuns que completam 20 anos em 2026
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Ozzy Osbourne ganha Boneco de Olinda em sua homenagem


Joe Satriani: por que ele não entrou no Deep Purple?
Music Radar: Os maiores frontmen de todos os tempos
Rock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
The Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison
Ôôôôôeeee: Sílvio Santos aprovou montagem com Steve Harris


