Guns N' Roses faz show em estádio onde aconteceu a confusão de 1992
Por Carol Maiden
Postado em 20 de agosto de 2017
Na noite de sábado (19 de Agosto), o GUNS N' ROSES voltou a cidade canadense de Montreal para mais um show. Pelo menos esse show foi mais bem sucedido do que a fatídica apresentação em 1992, que terminou em motim.
O show atual aconteceu no mesmo estádio em que houve a confusão em 92, o Parc Jean-Drapeau. Naquela noite de 8 de agosto de 1992, o Guns foi co-headline do METALLICA. "Eles sabem que é melhor não nos colocar em um estádio", disse o líder Axl Rose em tom de brincadeira durante a apresentação que contou com um set de 30 músicas (isso que é um show hein).
Há 25 anos atrás, o METALLICA iniciava a apresentação e na sequencia, viria o Guns. Durante o show, mais especificamente na introdução da última música, Fade To Black, James Hetfield sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus em grande parte do corpo. O acidente aconteceu por culpa de uma 'confusão' com o sistema de pirotecnia e James acabou posicionado no local exato onde sairia uma chama de aproximadamente 4 metros. Segundo relatos dos integrantes da banda, James poderia ter falecido. Lars Ulrich comunicou a platéia de que James estava em uma ambulância a caminho do hospital e, obviamente, não haveria mais como continuar o show. Ele então anunciou a próxima atração, o Guns N’ Roses.
Guns N' Roses - Mais Novidades
John Marshall (Metal Church), foi roadie do METALLICA no passado e durante a fase de recuperação de James, ele é quem tocava guitarra enquanto o vocalista apenas cantava. Em 86, ele fez a mesma coisa, substituiu Hetfield em alguns shows porque o frontman havia caído de skate e se machucou (se um dia o James quiser se aposentar, chamem o John Marshall, ele consegue).
No vídeo abaixo, a banda relata o ocorrido (áudio em inglês) e é possível ver o momento em que a labareda sobe e a banda imediatamente para de tocar (aos 35 segundos do vídeo), Lars corre para socorrer James. O baixista parece não entender oque esta acontecendo. No segundo vídeo, o guitarrista John Marshall aparece tocando em um show semanas após o acidente e James, cheio de ataduras, apenas canta:
Após a dolorosa despedida do Metallica, mais um problema estava por vir. O Guns N’ Roses atrasou sua entrada no palco. Claro que todo mundo estava acostumado com Axl sempre ser o problema dos atrasos mas dessa vez, a 'culpa' foi da apresentação anterior ter acabado antes do previsto, causando uma pequena confusão na hora de arrumar o palco para a próxima banda. O público ja começava a ficar irritado. O começo do show do Guns ja apresentava problemas pois os amplificadores de retorno não estavam ajustados para a banda, deixando os músicos tensos por não ouvirem o próprio som. Aos 40 minutos de show, ainda com problemas no palco, Axl Rose diz estar com problemas na garganta e sai do palco, obrigando a banda a encerrar. O problema vocal foi verdade, segundo Lars Ulrich contou para a MTV na época, dizendo que Axl vinha reclamando já a 4 shows antes daquele dia sobre isso. Mas, isso não significou muito para os fãs, que ficaram putos da vida com tudo que aquela noite havia se tornado.
O que era para ser um belo espetáculo, com várias horas de duração, acabou por se tornar um motim. Os fãs ficaram revoltados, começaram a confusão dentro do estádio e levaram a 'quebradeira' para as ruas. Comércios foram vandalizados e roubados, carros foram quebrados e houve um princípio de incêndio. A polícia foi chamada e com muita dificuldade, conseguiram conter o ato de fúria dos fãs. 13 pessoas que estavam no local e 3 policiais, foram feridos. No vídeo abaixo, há uma 'montagem' com algumas cenas da apresentação do Guns e a confusão causada pelos fãs:
No entanto (voltando ao foco desse texto), o retorno da banda na noite de sábado, foi satisfatório. Entraram no palco no horário, todos de bom humor, entregando um show de 3 horas para 32.500 fãs. A Lapresse.ca emitiu uma nota, possivelmente relembrando o incidente de 92, dizendo "Tudo está perdoado depois dessa noite" enquanto a Radio Canada disse "A legitimidade foi total".
As primeiras críticas citaram a força do desempenho de Axl, assim como os vocais de Duff também receberam elogios e Slash foi citado como 'o cara que roubou o show' devido a sua performance brilhante. O guitarrista postou em seu Twitter a seguinte mensagem em agradecimento (e alívio por a má impressão de 92 ter sido apagada completamente) dizendo: 'Montreal! Cara, vocês não decepcionaram! Platéia maravilhosa hoje! Muito Obrigado! Nós passamos um ótimo momento, valeu!"
Então com certeza, podemos esperar shows maravilhosos aqui no Brasil hein! Confira o set list da última apresentação de 19 de Agosto em Montreal e vídeo do show:
"It’s So Easy"
"Mr Brownstone"
"Chinese Democracy"
"Welcome to the Jungle"
"Double Talkin’ Jive"
"Better"
"Estranged"
"Live and Let Die"
"Rocket Queen"
You Could Be Mine"
"Attitude"
"This I Love"
"Civil War"
"Yesterdays"
"Coma"
"Johnny B Goode" (jam)
"Speak Softly Love"
"Sweet Child O’Mine"
"Used to Love Her"
"My Michelle"
"Wish You Were Here"
"November Rain"
"Black Hole Sun"
"Knockin’ on Heaven’s Door"
"Night Train"
"Don’t Cry"
"Whole Lotta Rosie"
"Patience"
"The Seeker"
"Paradise City"
You Could Be Mine (Filmagem amadora)
The Godfather Theme/ Sweet Child O' Mine (filmagem amadora)
Welcome To The Jungle (visão do backstage)
Com informações do Ultimate Classic Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Mantas e Abaddon não descartam novas músicas após shows de reunião
Wolf Hoffmann admite não ter tanto orgulho de discos do Accept nos anos 1990
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Rush deve ser a próxima banda a confirmar temporada no The Sphere
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
A banda que influenciou Sex Pistols e Mötley Crüe ao mesmo tempo e marcou o fim dos anos 60
"Nunca pesquisem Duality no YouTube", alerta fã de k-pop assustada com o Slipknot
Paulo Miklos compara sua saída dos Titãs com as de Arnaldo Antunes e Nando Reis
O rockstar americano que interditou andar inteiro da MTV no Brasil após feijoada

Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
A banda que Chris Cornell e Kurt Cobain concordavam que era ruim: "Fiquei ofendido"
O melhor timbre de guitarra de todos os tempos para Slash; "pesado pra caramba"
O que Quiet Riot precisaria ter feito para ser do tamanho do Guns N' Roses?
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Aerosmith e Guns N' Roses: O acordo sobre drogas em 1988
Guns e Sabbath: semelhança entre "Zero the Hero" e "Paradise City"



