Guns N' Roses faz show em estádio onde aconteceu a confusão de 1992
Por Carol Maiden
Postado em 20 de agosto de 2017
Na noite de sábado (19 de Agosto), o GUNS N' ROSES voltou a cidade canadense de Montreal para mais um show. Pelo menos esse show foi mais bem sucedido do que a fatídica apresentação em 1992, que terminou em motim.
O show atual aconteceu no mesmo estádio em que houve a confusão em 92, o Parc Jean-Drapeau. Naquela noite de 8 de agosto de 1992, o Guns foi co-headline do METALLICA. "Eles sabem que é melhor não nos colocar em um estádio", disse o líder Axl Rose em tom de brincadeira durante a apresentação que contou com um set de 30 músicas (isso que é um show hein).
Há 25 anos atrás, o METALLICA iniciava a apresentação e na sequencia, viria o Guns. Durante o show, mais especificamente na introdução da última música, Fade To Black, James Hetfield sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus em grande parte do corpo. O acidente aconteceu por culpa de uma 'confusão' com o sistema de pirotecnia e James acabou posicionado no local exato onde sairia uma chama de aproximadamente 4 metros. Segundo relatos dos integrantes da banda, James poderia ter falecido. Lars Ulrich comunicou a platéia de que James estava em uma ambulância a caminho do hospital e, obviamente, não haveria mais como continuar o show. Ele então anunciou a próxima atração, o Guns N’ Roses.
Guns N' Roses - Mais Novidades
John Marshall (Metal Church), foi roadie do METALLICA no passado e durante a fase de recuperação de James, ele é quem tocava guitarra enquanto o vocalista apenas cantava. Em 86, ele fez a mesma coisa, substituiu Hetfield em alguns shows porque o frontman havia caído de skate e se machucou (se um dia o James quiser se aposentar, chamem o John Marshall, ele consegue).
No vídeo abaixo, a banda relata o ocorrido (áudio em inglês) e é possível ver o momento em que a labareda sobe e a banda imediatamente para de tocar (aos 35 segundos do vídeo), Lars corre para socorrer James. O baixista parece não entender oque esta acontecendo. No segundo vídeo, o guitarrista John Marshall aparece tocando em um show semanas após o acidente e James, cheio de ataduras, apenas canta:
Após a dolorosa despedida do Metallica, mais um problema estava por vir. O Guns N’ Roses atrasou sua entrada no palco. Claro que todo mundo estava acostumado com Axl sempre ser o problema dos atrasos mas dessa vez, a 'culpa' foi da apresentação anterior ter acabado antes do previsto, causando uma pequena confusão na hora de arrumar o palco para a próxima banda. O público ja começava a ficar irritado. O começo do show do Guns ja apresentava problemas pois os amplificadores de retorno não estavam ajustados para a banda, deixando os músicos tensos por não ouvirem o próprio som. Aos 40 minutos de show, ainda com problemas no palco, Axl Rose diz estar com problemas na garganta e sai do palco, obrigando a banda a encerrar. O problema vocal foi verdade, segundo Lars Ulrich contou para a MTV na época, dizendo que Axl vinha reclamando já a 4 shows antes daquele dia sobre isso. Mas, isso não significou muito para os fãs, que ficaram putos da vida com tudo que aquela noite havia se tornado.
O que era para ser um belo espetáculo, com várias horas de duração, acabou por se tornar um motim. Os fãs ficaram revoltados, começaram a confusão dentro do estádio e levaram a 'quebradeira' para as ruas. Comércios foram vandalizados e roubados, carros foram quebrados e houve um princípio de incêndio. A polícia foi chamada e com muita dificuldade, conseguiram conter o ato de fúria dos fãs. 13 pessoas que estavam no local e 3 policiais, foram feridos. No vídeo abaixo, há uma 'montagem' com algumas cenas da apresentação do Guns e a confusão causada pelos fãs:
No entanto (voltando ao foco desse texto), o retorno da banda na noite de sábado, foi satisfatório. Entraram no palco no horário, todos de bom humor, entregando um show de 3 horas para 32.500 fãs. A Lapresse.ca emitiu uma nota, possivelmente relembrando o incidente de 92, dizendo "Tudo está perdoado depois dessa noite" enquanto a Radio Canada disse "A legitimidade foi total".
As primeiras críticas citaram a força do desempenho de Axl, assim como os vocais de Duff também receberam elogios e Slash foi citado como 'o cara que roubou o show' devido a sua performance brilhante. O guitarrista postou em seu Twitter a seguinte mensagem em agradecimento (e alívio por a má impressão de 92 ter sido apagada completamente) dizendo: 'Montreal! Cara, vocês não decepcionaram! Platéia maravilhosa hoje! Muito Obrigado! Nós passamos um ótimo momento, valeu!"
Então com certeza, podemos esperar shows maravilhosos aqui no Brasil hein! Confira o set list da última apresentação de 19 de Agosto em Montreal e vídeo do show:
"It’s So Easy"
"Mr Brownstone"
"Chinese Democracy"
"Welcome to the Jungle"
"Double Talkin’ Jive"
"Better"
"Estranged"
"Live and Let Die"
"Rocket Queen"
You Could Be Mine"
"Attitude"
"This I Love"
"Civil War"
"Yesterdays"
"Coma"
"Johnny B Goode" (jam)
"Speak Softly Love"
"Sweet Child O’Mine"
"Used to Love Her"
"My Michelle"
"Wish You Were Here"
"November Rain"
"Black Hole Sun"
"Knockin’ on Heaven’s Door"
"Night Train"
"Don’t Cry"
"Whole Lotta Rosie"
"Patience"
"The Seeker"
"Paradise City"
You Could Be Mine (Filmagem amadora)
The Godfather Theme/ Sweet Child O' Mine (filmagem amadora)
Welcome To The Jungle (visão do backstage)
Com informações do Ultimate Classic Rock.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Geoff Tate rasga elogios a Todd La Torre, seu substituto no Queensryche; "Um cantor maravilhoso"
Stevie Young, guitarrista do AC/DC, é internado na Argentina
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
Johnny Marr relembra a música que separou o The Smiths: "Nunca mais vi Morrissey"
A canção de Renato Russo que dialoga com Racionais MC's para dar voz a um jovem da periferia
David Ellefson diz que continua amigo de Kiko Loureiro: "não se acovarda ao cancelamento"


Guns N' Roses anuncia show abrindo fim de semana da Fórmula 1 em Miami
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
As músicas em que Slash mandou indiretas para Axl Rose, na época seu parceiro no Guns N' Roses
Guns N' Roses, Melania Trump e a "música linda" que não foi liberada
Por que as guitarras de Brian May ficaram fora do "Chinese Democracy" do Guns N' Roses
Axl Rose queria "o guitarrista mais maluco de todos", e Joe Satriani sabia onde achar
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda que brasileiros adoram, mas que Malcolm Young não queria que o AC/DC se parecesse


