Deep Purple: "Smoke On The Water" imortalizada em DNA pela Unesco
Por Bruce William
Fonte: Brave Words
Postado em 01 de outubro de 2017
A informação veio da Tech 2: a Twist Bioscience e a Microsoft registraram em DNA o áudio das históricas performances de "Smoke On The Water" do Deep Purple e "Tutu" de Miles Davis realizadas no Montreux Jazz Festival para o projeto "Memória do Mundo", organizado pela Unesco.
De acordo com a Unesco, "A memória do mundo é a memória coletiva e documentada dos povos do mundo, ou seja, seu patrimônio documental, que representa boa parte do patrimônio cultural mundial. Ela traça a evolução do pensamento, dos descobrimentos e das realizações da sociedade humana. É o legado do passado para a comunidade mundial presente e futura". Leia mais sobre o projeto no link abaixo.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/documentary-heritage/
A Revista Galileu explica neste artigo que "a essência do método é armazenar os dados compilados em forma de DNA e encapsulados em sílica, que cumpre o papel das estruturas ósseas. A técnica por si só é capaz de preservar os dados por um milhão de anos, com a condição de que esta espécie de pen drive fóssil fique em um ambiente a 18 graus Celsius negativos."
Não foi dita na matéria original qual performance ao vivo do Purple foi imortalizada, já que a banda tocou a clássica canção mais de uma vez no lendário festival, confira abaixo uma delas, realizada em 2006.
Comente: Quais músicas você acha que deveriam ser registradas em DNA pelo projeto?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps