Robert Belfour: Na estrada do Blues, ele fez sua própria sorte
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteril Tipo
Postado em 17 de novembro de 2017
O blues tem uns artistas famosos e outros que praticamente passaram despercebidos. Dentre os últimos, há um bluesman com um som profundo, antigo e puro, que é capaz de preencher todos os espectros da música apenas com um violão e sua voz.
Este é o caso de Robert "Wolfman" Belfour. Nascido aos 11 de setembro de 1940, em Holly Springs (Mississippi). Cansado de ter que caminhar todos os dias da cidade de Red Banks, onde vivia, para seu trabalho em Memphis, a cidade mais populosa do estado norte-americano do Tennessee. Mudou-se definitivamente para lá, no final dos anos 60.
Ele não teve muita educação. Estudou somente até a quinta série, sofrimento que teve quando da morte de seu pai. Então começou a tocar guitarra aos 7 anos de idade, imitando seu velho, que o incentivou a praticar música.
Os discos de John Lee Hooker foram muito inspiradores naquela época, tendo alguns sido influência marcante nas músicas de Belfour. Dentre os músicos que podia ver ao vivo, um dos primeiros foi Júnior Kimbrough, um outro personagem com muita influência sobre o estilo de Robert. Ele sempre tocou em festas, em casa ou, quando permitido, em qualquer lugar. Tocava por alguns trocados e por todo o whisky que conseguisse beber e pela comida que pudesse comer. Sua primeira grande aparição como artista foi no Festival Rust College em Holly Springs, em 1982. A partir de então começou a aparecer em cartazes de eventos como o Festival Memphis Southern Folklore, o festival Chattanooga ou Knoxville Jubilee Arts Festival.
A primeira gravação de Robert Belfour foi em 1994 para uma compilação chamada de "o espírito vivo" para o selo alemão Hot Fox Records, que abriu a porta para tocar fora dos Estados Unidos. Naquele tempo ele trabalhou como supervisor de construção civil e sem qualquer suporte. "Quando tinha que sair para tocar, fazia, porque gostava. Às vezes passava até um mês fora e quando chegava em casa, o trabalho estava esperando por mim", disse. Tocou por muitos anos no Clube Murphy, na barra do rio Memphis e foi lá que lhe falaram do selo Fat Possum e, através dele, lhe propuseram uma gravação de teste.
Foi assim que em 2000, lançou o álbum "What’s Wrong With You", que o ajudou a ganhar nome no cenário norte-americano, levando-o em turnê com artistas do porte de T-Model Ford e RL Burnside. Em 2003, também para Fat Possum, gravou "Pushin ‘My Luck" – considerado um dos maiores clássicos do gênero.
Belfour não foi feito para tocar em casa, a menos que estivesse compondo uma música. Muitas das canções que tocaram nas rádios o ajudaram a chegar no topo. Quando subia ao palco, surpreendia os espectadores. Tinha muito carinho para com a música de Muddy Waters, John Lee Hooker, Little Milton e, particularmente, Howlin ‘Wolf, que lhe disse: "Não é um violão qualquer que fará você me abandonar. Você pode aguentar uma ou duas semanas, mas sempre que me vir, sentirei vontade de tocar de novo. Vou tocar até não aguentar mais e quando sentir que não sou mais capaz, penduro as chuteiras. Todo caminho tem seu fim."
O caminho de Robert teve fim em 25 de Fevereiro de 2015. Foi um dos mais tradicionais músicos de Memphis que encantaram as pessoas com seu blues de raiz. O músico faleceu numa quarta-feira, aos 75 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
O guitarrista que James Brown dizia conseguir tocar absolutamente qualquer coisa
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
O baterista que David Gilmour chamou de melhor do mundo após conseguir tocar com ele
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Lançado no Brasil "Tornado Of Souls", último volume da trilogia de Martin Popoff sobre o thrash
A banda que David Gilmour gostaria de ter feito parte; "eles eram fantásticos!"
A opinião de Dave Mustaine sobre "Death Magnetic", do Metallica
A opinião de Dinho Ouro Preto sobre o rapper Mano Brown



Jimmy Page diz quem é o melhor guitarrista solo da história: "Não chego aos pés dele"
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"
Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche
A melhor música de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron Maiden



