Robert Belfour: Na estrada do Blues, ele fez sua própria sorte
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteril Tipo
Postado em 17 de novembro de 2017
O blues tem uns artistas famosos e outros que praticamente passaram despercebidos. Dentre os últimos, há um bluesman com um som profundo, antigo e puro, que é capaz de preencher todos os espectros da música apenas com um violão e sua voz.
Este é o caso de Robert "Wolfman" Belfour. Nascido aos 11 de setembro de 1940, em Holly Springs (Mississippi). Cansado de ter que caminhar todos os dias da cidade de Red Banks, onde vivia, para seu trabalho em Memphis, a cidade mais populosa do estado norte-americano do Tennessee. Mudou-se definitivamente para lá, no final dos anos 60.
Ele não teve muita educação. Estudou somente até a quinta série, sofrimento que teve quando da morte de seu pai. Então começou a tocar guitarra aos 7 anos de idade, imitando seu velho, que o incentivou a praticar música.
Os discos de John Lee Hooker foram muito inspiradores naquela época, tendo alguns sido influência marcante nas músicas de Belfour. Dentre os músicos que podia ver ao vivo, um dos primeiros foi Júnior Kimbrough, um outro personagem com muita influência sobre o estilo de Robert. Ele sempre tocou em festas, em casa ou, quando permitido, em qualquer lugar. Tocava por alguns trocados e por todo o whisky que conseguisse beber e pela comida que pudesse comer. Sua primeira grande aparição como artista foi no Festival Rust College em Holly Springs, em 1982. A partir de então começou a aparecer em cartazes de eventos como o Festival Memphis Southern Folklore, o festival Chattanooga ou Knoxville Jubilee Arts Festival.
A primeira gravação de Robert Belfour foi em 1994 para uma compilação chamada de "o espírito vivo" para o selo alemão Hot Fox Records, que abriu a porta para tocar fora dos Estados Unidos. Naquele tempo ele trabalhou como supervisor de construção civil e sem qualquer suporte. "Quando tinha que sair para tocar, fazia, porque gostava. Às vezes passava até um mês fora e quando chegava em casa, o trabalho estava esperando por mim", disse. Tocou por muitos anos no Clube Murphy, na barra do rio Memphis e foi lá que lhe falaram do selo Fat Possum e, através dele, lhe propuseram uma gravação de teste.
Foi assim que em 2000, lançou o álbum "What’s Wrong With You", que o ajudou a ganhar nome no cenário norte-americano, levando-o em turnê com artistas do porte de T-Model Ford e RL Burnside. Em 2003, também para Fat Possum, gravou "Pushin ‘My Luck" – considerado um dos maiores clássicos do gênero.
Belfour não foi feito para tocar em casa, a menos que estivesse compondo uma música. Muitas das canções que tocaram nas rádios o ajudaram a chegar no topo. Quando subia ao palco, surpreendia os espectadores. Tinha muito carinho para com a música de Muddy Waters, John Lee Hooker, Little Milton e, particularmente, Howlin ‘Wolf, que lhe disse: "Não é um violão qualquer que fará você me abandonar. Você pode aguentar uma ou duas semanas, mas sempre que me vir, sentirei vontade de tocar de novo. Vou tocar até não aguentar mais e quando sentir que não sou mais capaz, penduro as chuteiras. Todo caminho tem seu fim."
O caminho de Robert teve fim em 25 de Fevereiro de 2015. Foi um dos mais tradicionais músicos de Memphis que encantaram as pessoas com seu blues de raiz. O músico faleceu numa quarta-feira, aos 75 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
O disco gravado por Rob Halford que Metal Hammer considera um dos piores do Judas Priest
A música de Renato Russo que ganhou prêmio de solo de guitarra sem ter guitarra
Thundermother anuncia novo álbum de estúdio, "Mothers of Thunder"
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
Para Steve Harris, década de 1990 foi uma época muito estranha
O disco do Pink Floyd que nunca envelhece, de acordo com Sammy Hagar
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
Clutch anuncia seu novo álbum de estúdio, "Wasted Lands"
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
O disco do Metallica que está entre os álbuns que mudaram a vida de Richie Faulkner
O cantor com quem Paul McCartney sempre quis trabalhar e finalmente conseguiu
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Regis Tadeu revela quem ele considera que foi um verdadeiro artista com A maiúsculo
Rob Halford conta o que pensou sobre o Slipknot quando ouviu a banda pela primeira vez

Nightwish: Tarja Turunen fala sobre sua demissão da banda
Curiosidades: 40 fatos inacreditáveis do rock
Jimi Hendrix: Ele participou de um vídeo de sexo explícito?
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"
As dez melhores bandas da era Grunge segundo o Loudwire
Led Zeppelin: A inspiração por trás do clássico "Kashmir"



