Robert Belfour: Na estrada do Blues, ele fez sua própria sorte
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteril Tipo
Postado em 17 de novembro de 2017
O blues tem uns artistas famosos e outros que praticamente passaram despercebidos. Dentre os últimos, há um bluesman com um som profundo, antigo e puro, que é capaz de preencher todos os espectros da música apenas com um violão e sua voz.
Este é o caso de Robert "Wolfman" Belfour. Nascido aos 11 de setembro de 1940, em Holly Springs (Mississippi). Cansado de ter que caminhar todos os dias da cidade de Red Banks, onde vivia, para seu trabalho em Memphis, a cidade mais populosa do estado norte-americano do Tennessee. Mudou-se definitivamente para lá, no final dos anos 60.
Ele não teve muita educação. Estudou somente até a quinta série, sofrimento que teve quando da morte de seu pai. Então começou a tocar guitarra aos 7 anos de idade, imitando seu velho, que o incentivou a praticar música.
Os discos de John Lee Hooker foram muito inspiradores naquela época, tendo alguns sido influência marcante nas músicas de Belfour. Dentre os músicos que podia ver ao vivo, um dos primeiros foi Júnior Kimbrough, um outro personagem com muita influência sobre o estilo de Robert. Ele sempre tocou em festas, em casa ou, quando permitido, em qualquer lugar. Tocava por alguns trocados e por todo o whisky que conseguisse beber e pela comida que pudesse comer. Sua primeira grande aparição como artista foi no Festival Rust College em Holly Springs, em 1982. A partir de então começou a aparecer em cartazes de eventos como o Festival Memphis Southern Folklore, o festival Chattanooga ou Knoxville Jubilee Arts Festival.
A primeira gravação de Robert Belfour foi em 1994 para uma compilação chamada de "o espírito vivo" para o selo alemão Hot Fox Records, que abriu a porta para tocar fora dos Estados Unidos. Naquele tempo ele trabalhou como supervisor de construção civil e sem qualquer suporte. "Quando tinha que sair para tocar, fazia, porque gostava. Às vezes passava até um mês fora e quando chegava em casa, o trabalho estava esperando por mim", disse. Tocou por muitos anos no Clube Murphy, na barra do rio Memphis e foi lá que lhe falaram do selo Fat Possum e, através dele, lhe propuseram uma gravação de teste.
Foi assim que em 2000, lançou o álbum "What’s Wrong With You", que o ajudou a ganhar nome no cenário norte-americano, levando-o em turnê com artistas do porte de T-Model Ford e RL Burnside. Em 2003, também para Fat Possum, gravou "Pushin ‘My Luck" – considerado um dos maiores clássicos do gênero.
Belfour não foi feito para tocar em casa, a menos que estivesse compondo uma música. Muitas das canções que tocaram nas rádios o ajudaram a chegar no topo. Quando subia ao palco, surpreendia os espectadores. Tinha muito carinho para com a música de Muddy Waters, John Lee Hooker, Little Milton e, particularmente, Howlin ‘Wolf, que lhe disse: "Não é um violão qualquer que fará você me abandonar. Você pode aguentar uma ou duas semanas, mas sempre que me vir, sentirei vontade de tocar de novo. Vou tocar até não aguentar mais e quando sentir que não sou mais capaz, penduro as chuteiras. Todo caminho tem seu fim."
O caminho de Robert teve fim em 25 de Fevereiro de 2015. Foi um dos mais tradicionais músicos de Memphis que encantaram as pessoas com seu blues de raiz. O músico faleceu numa quarta-feira, aos 75 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Edu Falaschi diz que "Mi'raj" pode ser seu último álbum de estúdio
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
O pioneiro do rock que Elton John passou a considerar "patético"
Angra confirma primeiro show da carreira na China
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O melhor disco do Bad Religion, de acordo com o Louder
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
Como Tommy Lee e o Mötley Crüe ajudaram Axl Rose a escrever "November Rain"
O profundo significado da foto de James Hetfield do Metallica com camisa de Jesus Cristo
"The Wall", a obra de arte conceitual do Pink Floyd



Paulo Ricardo diz que sofre boicote de rádios por questões políticas
História do Rock: dos primórdios aos anos 70
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
O ex-guitarrista do Guns N' Roses que Slash considera melhor do que ele
Black Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born Again
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora



