Spotify: grupo feminista pede sanções a Red Hot, Steven Tyler e outros
Por Igor Miranda
Fonte: L.A. Times
Postado em 16 de maio de 2018
O grupo feminista UltraViolet, que atua em prol da defesa das mulheres nos Estados Unidos, pediu que a plataforma de streaming Spotify aplique sanções a artistas como Red Hot Chili Peppers, Steven Tyler (vocalista do Aerosmith), Ted Nugent, Don Henley (cantor e baterista dos Eagles) e outros por estarem ligados, em especial, a casos de abuso sexual.
O pedido foi feito pelo UltraViolet, por meio de uma carta aberta, dias após o Spotify ter divulgado que puniria R. Kelly e XXXTentacion, acusados de abuso sexual, com a retirada de suas músicas das playlists oficiais da plataforma. As músicas dos artistas seguem disponíveis no aplicativo, contudo, as tradicionais seleções feitas por sua curadoria não indicam mais o material deles.
"Imploramos que vocês deem uma olhada mais aprofundada nos artistas que promovem. Sempre que um famoso continua a ser glorificado apesar de acusações de abuso, nós, erroneamente, perpetuamos o silêncio ao mostrarmos a sobreviventes de abuso sexual e violência doméstica que não há consequências para o abuso. Isso tem um efeito cultural muito além de um artista individual", diz a carta da organização.
Os nomes citados pelo UltraViolet - "embora esteja longe de uma lista abrangente", afirma o grupo - são:
- Chris Brown
- The Red Hot Chili Peppers
- Nelly
- Eminem
- Don Henley (The Eagles)
- Steven Tyler (Aerosmith)
- Tekashi 6ix9ine
- Ted Nugent
Os artistas citados são acusados ou admitiram atos diferentes contra mulheres. Steven Tyler e o vocalista Anthony Kiedis, do Red Hot Chili Peppers, confessaram, em seus livros autobiográficos, que se relacionaram com menores de idade.
No livro "Scar Tissue" (lançado em 2005), Anthony Kiedis conta que teve relações sexuais com uma garota de 14 anos enquanto ele tinha 23. Kiedis repetiu o ato mesmo após saber da idade da adolescente. O relacionamento serviu de inspiração para a letra da música "Catholic School Girls Rule".
Steven Tyler, por sua vez, afirmou ter cometido ato abusivo contra uma namorada, chamada Julia Holcomb, quando ela tinha 16 anos e ele, 27. Ele a forçou a abortar um filho concebido pelo casal em 1975. O caso é relatado, de forma um pouco mais branda, na autobiografia do cantor, "O barulho na minha cabeça te incomoda?", lançada em 2011.
Nos últimos anos, Tyler tem promovido ações em prol de vítimas de abuso sexual, por meio da Janie's Fund. Um abrigo chamado Janie's House foi construído e lançado no fim do ano passado. O cantor conseguiu arrecadar US$ 2,4 milhões para a instituição durante um evento de gala, realizado na mesma noite do 60° Grammy Awards, no início do ano.
Já Ted Nugent tornou-se o responsável legal de uma garota de 17 anos, no Havaí, para que continuasse se relacionando com ela. A manobra foi executada, segundo diversos veículos de comunicação, para que ele não enfrentasse possíveis acusações de sequestro.
O caso envolvendo Don Henley, dos Eagles, aconteceu em 1980. Duas garotas, de 15 e 16 anos, foram encontradas na casa do músico, que foi detido, pagou uma fiança de US$ 2,5 mil e conseguiu liberdade condicional. As jovens de 15 e 16 anos também foram presas sob a acusação de, respectivamente, estar sob influência de drogas e prostituição.
Até o momento, o Spotify não se pronunciou sobre a carta aberta do UltraViolet. Leia o texto na íntegra (em inglês) no link a seguir.
https://d2486uwqr5x79k.cloudfront.net/images/Spotify_Letter.pdf
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
Tuomas Holopainen não gostou do primeiro disco que comprou na vida
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
Fugindo do óbvio: 5 artistas fora do radar para quem cansou da mesmice
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Geoff Tate não considerou chamar outros ex-Queensryche para "Operation: Mindcrime III"
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro


Adeus ao Aerosmith: Disney aposenta banda de montanha-russa histórica e aposta nos Muppets
A melhor música do século XX para Slash - acima de Led Zeppelin e Beatles
A quantidade impressionante de guitarras que Joe Perry já teve em sua coleção
Como um cavaquinho ajudou Joe Perry a se interessar pela guitarra
Quando Joe Perry salvou o Aerosmith ao tentar copiar uma música do AC/DC
O álbum do Aerosmith que deveria marcar um retorno importante, mas deixou a desejar
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
Memoráveis como a música: os 25 melhores logos de bandas
Roadrunner: os 50 melhores frontmen de todos os tempos


