Produtor explica o que o levou a afastar Joe Perry das gravações de álbum do Aerosmith
Por João Renato Alves
Postado em 03 de dezembro de 2025
Segundo álbum do Aerosmith, "Get Your Wings" (1974) marcou o início da parceria com o produtor Jack Douglas. A colaboração rendeu vários dos maiores sucessos da banda, mas começou com muita tensão. Durante entrevista ao podcast "The Magnificent Others", de Billy Corgan (Smashing Pumpkins), o profissional explicou o que o levou a tomar a polêmica decisão de afastar o guitarrista Joe Perry das sessões.
"Em duas faixas ele não toca. Eram Steve Hunter e Dick Wagner, que fariam parte da banda de Alice Cooper. Joe toca com a alma. Puro feeling. Naquela época, tinha pouca técnica, mas o feeling era o melhor possível. E perigoso. De verdade, porque ele não se importava com o tom em que tocava, e às vezes isso era ótimo. Mas algumas músicas precisavam de um pouco mais de disciplina."

Para convencer o restante do grupo, Douglas precisou agir, o que o próprio reconhece ter sido muito difícil. "Conversei com Steven (Tyler, vocalista) e ele entendeu. Disse que compreendia o motivo. Mas Joe recebeu muito mal. Foi complicado para ele. De qualquer modo, aconteceu apenas em 'Same Old Song and Dance' e 'Train Kept-A-Rollin'."
De qualquer modo, Jack reconhece que o quinteto assimilou o ocorrido e se aprimorou para a sequência da carreira. "Eles aprenderam a tocar e caíram na estrada. Quando retornaram um ano mais tarde, para gravar 'Toys in the Attic', eram músicos muito melhores, completamente diferentes."
Inicialmente, "Get Your Wings" teve repercussão discreta nas paradas. Porém, com o estouro posterior do grupo, vendeu mais de 3 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Além de terem feito parte da banda de Alice Cooper, Steve Hunter e Dick Wagner gravaram com Kiss, Lou Reed e Peter Gabriel entre outros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Roger Waters detona Mick Jagger e diz que astro só pensa no físico e no próprio saldo bancário
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
Def Leppard anuncia box-set e divulga cover inédito dos Beatles
Abbath cancela shows de 2026 e pede desculpas aos fãs e festivais
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
O disco gravado por Bruce Dickinson que a Metal Hammer considera o pior do Iron Maiden
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
Rammstein anuncia filme "Live In Mexico City" para novembro

Como o Aerosmith terceirizou a escrita da própria volta por cima nos anos 80
O guitarrista que Joe Perry colocou em uma categoria separada dos demais
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
A letra do Aerosmith que quase fez Steven Tyler mandar a banda inteira às favas
O disco dos anos 70 que mudou a vida de Slash, guitarrista do Guns N' Roses
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
50 clássicos do Rock que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista


