Kazagastão: Hellfabeto, muito mais do que uma coleção
Por Ricardo Bellucci
Fonte: Kazagastão
Postado em 09 de junho de 2018
Sei que pode soar suspeito, e confesso, é. Desde o lançamento do seu canal, Kazagastão, tenho acompanhado o trabalho de Gastão Moreira, Clemente, Bia, enfim, toda a galera que produz e faz esse excelente canal.
Falar de música no Brasil já é algo meio fora da curva, viver de música então, nem se fala! Conheço uma série de músicos talentosos (assim como, muito provavelmente, você, caro amigo leitor) que não conseguem viver de música apenas.
Agora viver de jornalismo musical na terra brasilis se tornou algo como um gesto de resistência. Tá certo que muitas revistas impressas desapareceram nesses tempos de internet (até a gigante Rolling Stones anunciou o fim da sua edição impressa). Mas se considerarmos sites especializados em música temos muito poucos aqui no Brasil.
Além da tendência de mudança representada pelo fim da mídia impressa e sua migração para o universo digital e da cibercultura, creio que houve uma redução no mercado do rock no Brasil. Não vou entrar na discussão (saudável!) acerca dos motivos que levaram a tal situação. Mas que ela aconteceu, aconteceu!
E isso trouxe impactos na vida de muitas pessoas. Por isso, caro amigo leitor, creio que chegou a hora de valorizarmos todas as inciativas de divulgação, debate e manutenção da cultura rockeira na terra brasilis. Inciativas como do Whiplash e do Kazagastão, dentre outras (é claro!) devem ser exaltadas. Como leitor você tem o saudável e essencial direito de não gostar de uma matéria ou linha editorial, OK! Mas não podemos perder de vista o esforço para manter essas mídias, algo nada fácil, convenhamos!
Nessa perspecitva valorizo, muito, o esforço do canal Kazagastão. Em programas como Heavy Lero, nas entrevistas e agora na séria Hellfabeto, onde Gastão nos brinda não apenas com parte da sua imensa coleção, mas sobretudo com um bom e saudável "papo" sobre bandas (muitas delas desconhecidas de boa parte do publico brasileiro, e estou me incluindo aqui nesse quesito). Esse é um verdadeiro trabalho de não apenas divulgação, mas eu iria um pouco mais além, de educação não apenas musical, mas cultural.
Em uma terra onde educação e cultura não são prioridades (aliás nunca foram!), iniciativas como essas devem ser louvadas e valorizadas.
Bem, mas chega de papo, fique com os episódios da série Hellfabeto até agora divulgados no canal Kazagastão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A excelente música que fez Megadeth ser única banda de Metal a ganhar prêmio nobre
O hit de Cazuza que é puxão de orelha em fãs que passam do limite e querem ser amigos
O guitarrista que impressionou Ritchie Blackmore: "Meu Deus, quem diabos é esse?"
Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden



