Kazagastão: Hellfabeto, muito mais do que uma coleção
Por Ricardo Bellucci
Fonte: Kazagastão
Postado em 09 de junho de 2018
Sei que pode soar suspeito, e confesso, é. Desde o lançamento do seu canal, Kazagastão, tenho acompanhado o trabalho de Gastão Moreira, Clemente, Bia, enfim, toda a galera que produz e faz esse excelente canal.
Falar de música no Brasil já é algo meio fora da curva, viver de música então, nem se fala! Conheço uma série de músicos talentosos (assim como, muito provavelmente, você, caro amigo leitor) que não conseguem viver de música apenas.
Agora viver de jornalismo musical na terra brasilis se tornou algo como um gesto de resistência. Tá certo que muitas revistas impressas desapareceram nesses tempos de internet (até a gigante Rolling Stones anunciou o fim da sua edição impressa). Mas se considerarmos sites especializados em música temos muito poucos aqui no Brasil.
Além da tendência de mudança representada pelo fim da mídia impressa e sua migração para o universo digital e da cibercultura, creio que houve uma redução no mercado do rock no Brasil. Não vou entrar na discussão (saudável!) acerca dos motivos que levaram a tal situação. Mas que ela aconteceu, aconteceu!
E isso trouxe impactos na vida de muitas pessoas. Por isso, caro amigo leitor, creio que chegou a hora de valorizarmos todas as inciativas de divulgação, debate e manutenção da cultura rockeira na terra brasilis. Inciativas como do Whiplash e do Kazagastão, dentre outras (é claro!) devem ser exaltadas. Como leitor você tem o saudável e essencial direito de não gostar de uma matéria ou linha editorial, OK! Mas não podemos perder de vista o esforço para manter essas mídias, algo nada fácil, convenhamos!
Nessa perspecitva valorizo, muito, o esforço do canal Kazagastão. Em programas como Heavy Lero, nas entrevistas e agora na séria Hellfabeto, onde Gastão nos brinda não apenas com parte da sua imensa coleção, mas sobretudo com um bom e saudável "papo" sobre bandas (muitas delas desconhecidas de boa parte do publico brasileiro, e estou me incluindo aqui nesse quesito). Esse é um verdadeiro trabalho de não apenas divulgação, mas eu iria um pouco mais além, de educação não apenas musical, mas cultural.
Em uma terra onde educação e cultura não são prioridades (aliás nunca foram!), iniciativas como essas devem ser louvadas e valorizadas.
Bem, mas chega de papo, fique com os episódios da série Hellfabeto até agora divulgados no canal Kazagastão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
Tommy DeCarlo morreu exatamente 19 anos depois que Brad Delp, vocalista original do Boston
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
O clássico do "Abbey Road" cuja letra foi "roubada" por McCartney de canção vitoriana
Regis Tadeu coloca o dedo na ferida e aponta o grande erro do rock nacional dos anos oitenta
O verso de "Man in the Box" com que gravadora implicou: "Vão protestar contra vocês"


Motley Crue: A impressionante coleção do paulista Flávio Colognesi
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



