Viper: 25 anos depois do lançamento no Japão, Vipera Sapiens sai finalmente no Brasil
Por Thiago Rahal Mauro
Fonte: TRM Press
Postado em 04 de julho de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Álbum foi gravado durante as sessões de 'Evolution' e lançado apenas no Japão para promover a turnê do VIPER no país. 'Vipera Sapiens' é um dos lançamentos mais aguardados da história do heavy metal brasileiro.
Um dos álbuns mais aguardados pelos fãs de heavy metal chega finalmente ao mercado brasileiro: 'Vipera Sapiens', do VIPER. O álbum foi lançado no Japão em 1993 para promover a turnê da banda brasileira no país.
'Vipera Sapiens' foi gravado durante as sessões do álbum 'Evolution' na Alemanha, em 1992. Ao todo, o VIPER gravou 15 canções compostas no mesmo período, que mais tarde foram divididas entre o 'Evolution' e 'Vipera Sapiens'. 'Vipera Sapiens' foi lançado no Japão como EP, com 6 músicas: 'Acid Heart', 'Silent Enemy', 'Crime', 'Wasted Again', 'Killing World', e 'The Spreading Soul (Acoustic Version)'. A versão brasileira, que chega às lojas em mais um lançamento do selo Wikimetal, traz diversos extras e 15 músicas ao todo.
Além do repertório original, há versões demo de todas as canções e demos de canções como 'Dance of Madness' e 'Pictures of Hate', do álbum 'Evolution'. 'Vipera Sapiens' termina com uma música inédita do Viper, a vinheta instrumental 'Amaury'. A formação do VIPER no 'Vipera Sapiens': Pit Passarell (baixo e vocal), Felipe Machado e Yves Passarell (guitarras) e Renato Graccia (bateria). O álbum foi produzido por Charlie Bauerfeind, o mesmo de 'Evolution'.
Por que 'Vipera Sapiens' demorou tanto para sair no Brasil? "Na época foi um lançamento exclusivo para o Japão e por isso a gravadora acabou optando por lançar apenas lá. No Brasil não havia a cultura de lançar mini-álbuns e por isso fomos deixando o 'Vipera' de lado. Agora, como estamos relançando toda a discografia do VIPER em versões digipack, com muitos extras e fotos inéditas, acabou chegando a hora", explica o guitarrista Felipe Machado.
A série de relançamentos do VIPER pelo Wikimetal inclui os álbuns de estúdio 'Soldiers of Sunrise', 'Theatre of Fate', 'Evolution' e 'Vipera Sapiens', além do CD/DVD ao vivo 'To Live Again – VIPER Live in São Paulo'.
As gravações que deram origem ao EP 'Vipera Sapiens' foram as mesmas que deram origem ao álbum 'Evolution'. O VIPER gravou a bateria no Union Studios, em Munique, as guitarras, baixo e vocais no Tommy Newton Studio, em Hannover, e a mixagem foi no Chateau du Pope, em Hamburgo.
"O 'Vipera Sapiens' não apenas um apêndice do 'Evolution', mas uma espécie de irmão mais novo. Sim, porque ao chegar na Alemanha e discutir o assunto com o produtor Charlie Bauerfeind, descobrimos que seria demais colocar 15 músicas em um álbum só. De qualquer maneira, fomos em frente e gravamos todas com os mesmos instrumentos, a mesma vontade, a mesma emoção", afirma Machado.
E como decidir quais entrariam no 'Evolution' e quais seriam lançadas depois, no 'Vipera Sapiens'? "Foi uma escolha difícil. Não, não escolhemos as melhores para o 'Evolution' e as piores para o 'Vipera Sapiens' – até porque todas as músicas eram excelentes. Era, no entanto, preciso haver um equilíbrio, porque, segundo o Charlie, seria péssimo para a carreira da banda fazer dois lançamentos com qualidade diferente", afirma o guitarrista.
As canções do 'Vipera Sapiens'
'Acid Heart', uma das melhores do repertório, foi escolhida para abrir o EP, mesmo embora tenha sido composta na mesma leva de 'Rebel Maniac' e 'Pictures of Hate', que acabaram no 'Evolution'. A banda também escolheu uma do Yves para o 'Evolution' ('Dead Light'), outra para o 'Vipera Sapiens', 'Silent Enemy'.
'Crime' é uma das canções com mais histórias da carreira do Viper. Composta pelo Pit e o Yves, ela não tem muito a ver com o resto do repertório. Mas a banda sempre teve um carinho especial por ela. Foi composta ainda na época do Andre Matos, e há inclusive versões ao vivo cantadas por ele. Chegaram a gravá-la durante as sessões do álbum 'Theatre of Fate', mas o produtor Roy Rowland achou que ela destoava muito do resto do repertório e 'Crime' foi deixada de lado. Acabaram resgatando a canção para entrar no 'Evolution', mas ela também era tão diferente do resto que foi parar no 'Vipera Sapiens'.
Gravaram também uma versão diferente para a música 'Wasted', por sugestão do produtor Charlie Bauerfeind. Ele achava que 'Wasted' poderia ser um single, mas era muito longa: então a banda fez uma versão mais curta e batizou de 'Wasted Again'.
Além de uma versão apenas acústica de 'The Spreading Soul', 'Vipera Sapiens' tem também outra composição incrível do Pit Passarell: 'Killing World'. Acabou não entrando no 'Evolution' porque o Pit gravou o vocal dela sozinho, em Hamburgo, durante as sessões de mixagem.
O álbum termina com uma música instrumental chamada 'Amaury'. É apenas uma vinheta de um minuto, mas que traz uma amostra da felicidade e do bom humor de quatro garotos que estavam prestes a realizar seu sonho e gravar no exterior pela primeira vez.
VIPER
VIPERA SAPIENS
1. Acid Heart (3:17)
2. Silent Enemy (3:59)
3. Crime (4:07)
4. Wasted Again (3:22)
5. Killing World (3:29)
6. The Spreading Soul – Acoustic Version (4:48)
BONUS TRACKS
7. Wasted – DEMO (4:33)
8. Pictures of Hate – DEMO (4:27)
9. Dance of Madness – DEMO (4:34)
10. The Spreading Soul – DEMO (4:24)
11. Acid Heart – DEMO (3:04)
12. Silent Enemy – DEMO (3:47)
13. Crime – DEMO (3:53)
14. Killing World – DEMO (3:07)
15. Amaury – DEMO (1:00)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Cinco países com muita tradição no mundo do heavy metal
O que Raul quis dizer com "Quando eu jurei meu amor, eu traí a mim mesmo" em "Medo da Chuva"?
Guitarrista do Rush revela qual é a única banda atual que ele curte e admira


5 discos lançados em 1989 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
10 discos para entender o metal melódico, de acordo com matéria da Bizz
Cinco bandas de metal que mudaram a sonoridade ao longo dos anos
Brothers Of Metal: irmãos que tocam (ou já tocaram) na mesma banda



