Linguachula: lançamento do single "I Wanna To Go Back To Bahia"
Por De Ferro
Postado em 01 de agosto de 2018
Linguachula lança single e videoclipe de "I wanna to go back to Bahia", sucesso dos anos 70 inspirado nas cartas de Caetano Veloso para O Pasquim.
A banda Linguachula lança o single de "I wanna to go back to Bahia" em todas as plataformas digitais. O single, produzido por Rick Bonadio, vem com vídeoclipe assinado pela Bravo Cine, direção Jun Sakuma.
"I don't want to stay here. I wanna to go back to Bahia" foi um refrão que ecoou pelo país inteiro em 1970. Foi um dos maiores sucessos do ano. Paradoxalmente. A música faz referência direta ao exílio de Caetano Veloso em 1969. Uma das fontes de renda do cantor baiano para sobreviver no exílio em Londres era uma coluna que publicava, em forma de carta, no semanário O Pasquim, o jornal brasileiro mais badalado e crítico da época. Inspirado nessas cartas, o cantor pernambucano Paulo Diniz com Odibar, compôs I want to to go back to Bahia, em 1969.
"A gente poderia lançar coisas novas, porque a gente já tem música novas que vão estar no próximo álbum. Esse momento que a gente está vivendo é único, muito parecido com os anos 70, copa do mundo, eleições. E a pancada da ditadura militar, fascismo comendo solto. O estado é fascista há muito tempo, mesmo depois da ditadura, continuou sendo fascista, bem segregatório. Essa similaridade que estamos vivendo com os anos 70 é enorme. Você tem uma juventude exilada nas favelas e periferias, num exílio social", explica De, vocalista e guitarrista da Linguachula, o porquê de ter lançado a canção neste momento.
O videoclipe, produzido pela Bravo Cine, traz imagens da banda tocando no túnel da avenida paulista e imagens de arquivo "Brasil: Nunca Mais" da época da ditadura. Assista ao clipe.
Retornando às atividades, a banda Linguachula, representante da cena "JuntaTribo de Campinas" – festival marco do rock nacional independente, que lançou nacionalmente em 1993 entre outras, Planet Hemp, Raimundos – volta aos palcos com novo show.
Na volta aos palcos, a Linguachula apresenta as músicas do álbum Linguachula, lançado pela Banguela Records, capitaneado pelo produtor Miranda (falecido em março deste ano) selo da Warner Music Brasil, em 1995, remasterizadas por Caio Ribeiro e lançadas ainda este ano. Além das músicas consagradas da época, o grupo apresenta novas composições num rock pulsante, com um groove marcante e uma forte personalidade poética. Com letras em português, as referências transitam pela literatura, como Augusto dos Anjos, Hilda Hilst e Bukowski, passam pelo universo da cultura popular e se consolidam num contexto urbano onde dialogam com outros estilos musicais.
A Linguachula se apresentou em grandes festivais, como Abril Pro Rock e o já citado JuntaTribo, dividiu o palco com grandes talentos do rock nacional e hoje retoma sua musicalidade com muita energia e a autenticidade de sempre - após 20 anos de pausa.
De vocal e guitarra, da primeira formação, assumiu a continuidade do Linguachula. Nani, a baixista - que, ao lado de No Class, representava com maestria a ainda escassa participação feminina no rock -, vive hoje no Rio de Janeiro e se dedica ao audiovisual. E Marcelo deixou de fazer shows - mas seu filho Igor e sua banda Reptilian Kids, também de Campinas, continuam o legado da Linguachula e citam a banda como uma de suas maiores influências. A formação atual traz Victor Coutinho no baixo e Adriano Caetano na bateria.
No momento,a banda prepara um novo CD, com produção de Caio Ribeiro, da Stage Records. "Som de quebrada pra quem quer se divertir" é como se define hoje o trabalho do Linguachula. Dos guetos às pistas, a proposta é agregar os grupos e somar ideais para consagrar a arte, num ambiente festivo.
Ficha Técnica:
Música: Go back to Bahia
Compositores: Paulo Diniz e Odilon
Versão: Banda Linguachula
Música produzida e gravada por Rick Bonadio em 1997, estúdio Midas, SP
Remasterizado por Caio Ribeiro, Estúdio Stage Records, Campinas em 2018
Site:
http://www.linguachula.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps