James LaBrie: "O Dream Theater nunca foi previsível e nós sempre forçamos os limites"
Por André Luiz Paiz
Fonte: 80minutos
Postado em 24 de dezembro de 2018
"Distance Over Time" é o décimo quarto álbum completo de estúdio de uma das maiores bandas de prog metal de todos os tempos: Dream Theater. Após o duplo conceitual "The Astonishing", que trouxe uma drástica e necessária mudança na sonoridade do grupo, a banda decidiu novamente mudar as coisas, não em sua sonoridade tradicional, mas na atmosfera ao redor deste novo trabalho. Juntos e isolados em um novo estúdio, deixaram a energia positiva e a inspiração falarem por si só, e o resultado você verá em 22 de fevereiro de 2019, data de lançamento deste novo trabalho.
Em fase de promoção do novo álbum, o fantástico vocalista James LaBrie gentilmente atendeu ao 80 Minutos exclusivamente, para contar ao Brasil o que podemos esperar deste tão aguardado lançamento, além da nova turnê, que trará como parte do setlist a execução na íntegra álbum "Metropolis Pt.2 - Scenes From a Memory", para comemoração do aniversário de vinte anos deste clássico.
Dream Theater - Mais Novidades
Esta entrevista é um presente do 80 Minutos para você, fã de boa música.
Parceria: The Pirate Ship
1. Olá James! Meu nome é André e eu falo em nome do 80 Minutos, um site brasileiro criado para que as pessoas possam comentar sobre os seus álbuns favoritos. Por favor, diga olá ao Brasil.
Olá pessoal, aqui é o James LaBrie do Dream Theater e é um grande prazer estar aqui hoje com o André do 80 Minutos.
2. Então, um novo álbum do Dream Theater está a caminho. Como você está se sentindo?
Sim André, nós estamos com um novo álbum do Dream Theater, chamado "Distance Over Time". Nós estamos nos sentindo absolutamente felizes com o disco. Estamos muito empolgados e muito entusiasmados. É mais um passo adiante para o Dream Theater. O álbum é predominantemente pesado e com grande produção. As músicas são matadoras do início ao fim e estamos realmente empolgados para ver a reação dos fãs.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
3. Será um álbum conceitual como o "The Astonishing" ou será uma abordagem completamente diferente?
"Distance Over Time" não é um álbum conceitual, diferentemente do "The Astonishing". O "The Astonishing" foi o nosso segundo trabalho de música conceitual lançado e "Distance Over Time" é composto por nove faixas incríveis, em que cada música possui a sua própria história e o seu próprio sentimento. Há também uma faixa bônus. Então, este é um álbum em que cada música representa a si mesma. Há obviamente uma conexão em comum ao redor, por ser um álbum mais pesado e representar predominantemente o lado mais metal do Dream Theater. Mas, definitivamente não é nada como o "The Astonishing".
4. Eu li em algumas entrevistas que vocês estiveram bem próximos uns dos outros no estúdio para esta produção. Isso faz uma diferença enorme, não é? O que você pode nos contar sobre as sessões de estúdio de "Distance Over Time"?
Sim, com esse álbum, todo o processo de escrita foi bem diferente de qualquer outro. A maneira comum para abordagem de um álbum é que escolheríamos um estúdio, alguns de nós ficariam hospedados em hotéis, enquanto outros se manteriam indo e voltando para casa. Desta vez foi diferente. Nós nos mudamos para o norte do estado de Nova York, perto de Woodstock. Alugamos um lugar, um celeiro bonito, que tinha sido transformado em um estúdio. E então tivemos uma sensação muito legal de velhos tempos com a casa da fazenda, nos mudamos para lá como uma banda e foi incrível, algo que realmente adicionou ao espírito e à energia, devido à maneira como estávamos focados. Não houve distrações, por isso realmente valeu a pena. Penso no sentimento ao redor deste álbum. Há uma ótima vibe e um grande espírito, como eu disse, e foi definitivamente um ambiente muito inspirador para se estar.
5. Eu faço parte do grupo que realmente gostou do "The Astonishing". Eu acredito que, para mim, foi uma mudança sonora muito bem recebida. Em contrapartida, alguns fãs estão sempre esperando que o Dream Theater relance novos "Images And Words", "Awake" e "Metropolis Pt. 2". Qual a sua opinião sobre isso?
Bem André, primeiramente deixe-me agradecê-lo por dizer isso sobre o "The Astonishing". Eu também e o restante da banda somos muito orgulhosos desse álbum. Eu acho que foi um Tour De Torce (grande esforço), tanto quanto por ser um álbum conceitual e sobre como foi produzir uma peça dessas, com um coral e uma orquestra completa em uma Ópera Rock Opus, por assim dizer. Então, com os fãs em geral, nós sabemos que sempre fomos conhecidos como sendo uma banda de metal progressivo, então nós somos "metal heads" e temos a nossa mente progressiva, e eu acho que, com o "The Astonishing", com mais de duas horas de música, foi pedir aos nossos fãs para serem extremamente abertos. E eu acho que, independentemente das suas intenções e da direção, você sabe que haverá controvérsia em torno de cada lançamento. Com isso, eu acho que neste caso foi muito mais perceptível que havia uma polarização acontecendo. Havia aqueles que o amavam e havia aqueles que não gostaram tanto. Não tem problema. Faz parte de ser artístico. O Dream Theater nunca foi previsível e nós sempre forçamos os limites e sempre fomos experimentais. O álbum saiu exatamente como esperávamos e desejávamos. E sim, eu acho que todos possuem os seus gostos e preferências. Com o "The Astonishing", nós definitivamente estávamos conduzindo todo mundo a aproveitar um tempo e ouvi-lo como uma obra completa.
Curtiu? Não deixe de conferir a entrevista completa no site do 80 Minutos. Lá, James fala sobre a turnê, sobre sua carreira solo e muito mais.
O site do 80 Minutos é um portal interativo gratuito para você avaliar os álbuns dos seus artistas favoritos.
Link para a entrevista completa:
https://80minutos.com.br/interview.php?interview=26
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
A melhor capa de disco, segundo Derrick Green, vocalista do Sepultura
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
A primeira música do Sepultura que Max Cavalera ouviu em uma estação de rádio
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
O conselho da mãe que Roger Waters carregou pela vida inteira
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Angus Young confessa considerar Eric Clapton superestimado: "Nunca entendi o alvoroço"
Brian May: "Eu não sabia que Freddie Mercury era Gay"
Scorpions: As 20 melhores canções com temática romântica
A música do Dream Theater que é a preferida de Herman Li, guitarrista do Dragonforce
Dream Theater começará a escrever novo disco no segundo semestre, afirma Mike Portnoy
Alirio Netto prestigia show do Dream Theater e tira fotos com integrantes da banda
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Dream Theater - uma obra de arte em movimento em São Paulo
Dream Theater - uma noite carregada de técnica e sentimento em Porto Alegre
Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
Como surgiu o riff "simples" de "Pull Me Under", segundo John Petrucci
Dream Theater une técnica e emoção em show de três horas em Curitiba
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
Humor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileiros
Mike Mangini não sabia que seria demitido do Dream Theater
