RIO: O lado irreverente e experimental do prog rock
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 14 de dezembro de 2018
Rock in Opposition (R.I.O.) é um movimento que representa uma coleção de bandas de rock progressivo, e que se baseia fortemente nas estruturas clássicas da música de vanguarda do final do século XX. Como outras vertentes de vanguarda, como Krautrock, deveria, segundo os fãs, ser apreciado e não simplesmente entendido.
O senso de musicalidade é extremamente elevado e é valorizada a improvisação livre dos músicos, como no jazz. Dominado pelos acordes dissonantes, contagens de tempos ímpares, polirritmia, abstracionismo, letras geralmente politizadas, este tipo de vertente do rock progressivo é frequentemente rejeitado pelos fãs conservadores.
Os principais grupos representativos deste movimento, surgido com um primeiro show em 12 de março de 1978, no New London Theatre são: Henry Cow (Reino Unido) Stormy Six (Itália) Samla Mammas Manna (Suécia) Univers Zero (Belgica) Etron Fou Leloublan (França).
Quarenta anos depois, embora não haja um movimento definido, ainda há bastantes grupos e artistas fazendo música irreverente e vanguardista, com elementos de RIO.
Elaboramos pequena lista, todos extraídos do Bandcamp, para ficar de fácil acesso.
PinioL
Jack O' The Clock
Schnellertollermeier
Camembert
Alex’s Hand
Alec K. Redfearn and The Eyesores
Dustman Dilemma
Orchestra Of The Upper Atmosphere
ZWOYLD
Detieti
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps