Rage Of Light: Novidade da Terra dos Helvéticos
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 20 de março de 2019
É sempre muito bom se deparar com uma banda de metal que nos surpreende pela qualidade musical e, como se não bastasse, ainda tem uma vocalista que é uma verdadeira beldade. Estou falando da banda RAGE OF LIGHT. Trata-se de uma banda que nos traz várias surpresas interessantes. Se você está pensando: "xiiii, lá vem outra banda com vocais femininos e masculinos alternados, no estilo a bela e a fera!", atente para o que tenho a dizer: a banda RAGE OF LIGHT não segue esta linha.
A primeira surpresa é o fato de a banda vir da Suíça. Não que tenha algo demais nisso, não que eu tenha algo contra bandas da Suíça (eu sou fã de Eluveitie, por exemplo, uma banda suíça que, por sinal, também tem uma vocalista muito linda) mas a curiosidade é que a beldade do RAGE OF LIGHT, a que me referi ainda há pouco, é descendente de povos da África Negra. Nunca pensei que veria uma banda proveniente da Suíça tendo à frente uma vocalista afro-suíça (ou seria afro-helvética?; nem sei se tais termos existem). Outra surpresa é a qualidade musical do grupo. O instrumental se casa muito bem com a voz da vocalista Melissa Bonny e o resultado são composições fortes, dentro do estilo groove metal (ou neo-thrash, se preferir) com passagens góticas. O vocal é, quase sempre, gutural, o que nos remete, de imediato a bandas como Arch Enemy, da Suécia, e Blood Stain Child, do Japão. Nas passagens mais limpas, o RAGE OF LIGHT nos remete a seus conterrâneos do Eluveitie, sem a sonoridade folk. No geral, talvez, o mais correto seja afirmar que o RAGE OF LIGHT se parece mais com a banda IMPERIA, da Alemanha, devido à alternância entre vocal limpo e gutural.
O primeiro trabalho do grupo foi um EP, em 2016, (um ano após a formação da banda) contendo cinco músicas. Entre estas, um cover que alguns podem classificar como sendo de gosto duvidoso, da música "Lollipop (Candyman)", da banda de dance pop norueguesa AQUA. Na dúvida, assista ao vídeo e atente para a vocalista Melissa dançando com um pirulito gigante nas mãos (!). Em 2017, entre os trabalhos lançados pelo RAGE OF LIGHT, havia outro cover, desta vez da música "Twilight Of The Thunder Gods", da banda AMON AMARTH. Neste caso, em se tratando de côver, a banda acertou em cheio, a música ficou muito bem na voz de Melissa Bony e o videoclipe produzido para a composição resultou em um trabalho de muito bom gosto. No ano seguinte, o RAGE OF LIGHT lançou outra versão cover, desta vez para a música "Judas", da cantora pop LADY GAGA. Se você não vê problema em uma banda fundir sua sonoridade com estilos diametralmente opostos ao metal, assista ao videoclipe que a banda produziu para esta faixa e tire suas conclusões. Se não pensa assim, passe longe. Em 2019, o RAGE OF LIGHT lançou, finalmente, um álbum completo, de nome Imploder, contendo 10 faixas. Os trabalhos anteriores haviam sido lançados de forma independente; o álbum Imploder foi lançado pela Napalm Records. Pouco antes, a banda havia disponibilizado, na internet, o videoclipe da música "Mechanicals".
O RAGE OF LIGHT é:
* Jonathan Pellet – Vocal, teclado, bateria, baixo
* Noé Schüpbach – Guitarra, baixo
* Melissa Bonny– Vocal
Discografia
* "Chasing A Reflection" (2016; EP)
* "Twilight of the Thunder God" (2017; single)
* "Mechanicals" (2017; single)
* "I Can, I Will" (2018; single)
* "Judas" (2018; single)
* "Fallen" (2019; single)
* "Imploder" (2019; álbum; contendo 10 faixas)
Bandas semelhantes
* Arch Enemy, da Suécia
* Imperia, da Alemanha
* Even Vast, da Itália, em algumas músicas.
* Kalidia, da Itália
* Lacuna Coil, da Itália
* Within Temptation, da Holanda (na fase atual)
* Omnimar, da Rússia
* Blood Stain Child, do Japão
* Xandria, da Alemanha
* Eluveitie, da Suíça (em algumas músicas)
* Walk In Darkness, da [[Itália]]
* Season Of Ghosts, do Japão
Facebook:
https://www.facebook.com/rageoflight
Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCl_2-LSbwtkhAUVtv85MlFA
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
Dave Grohl desabou em lágrimas após tocar "Highway to Hell" com o AC/DC
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
Rachel Bolan reafirma que o Skid Row nunca se reunirá com Sebastian Bach
O integrante que levou Tolkien às músicas do Led Zeppelin, segundo Jimmy Page
A balada do Angra que produtor vetou do último álbum por julgar brega demais
O vocalista preferido de James Hetfield; "todos temos os nossos mentores"
A música do Guns N' Roses que era favorita no karaokê, mas enganava muita gente

Duff McKagan: "Justin Bieber é um roqueiro de verdade!"
Planno D: 10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)
Gibson: as dez melhores composições épicas do rock
Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conhecia
O fabuloso guitarrista falecido precocemente que para Eric Clapton foi o melhor de sua época
Dinho e João Gordo dizem que Lava-Jato e "Tropa de Elite" fizeram extrema direita crescer



