Tom Morello: "no Brasil, há um fascista populista no poder"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: NME / Blabbermouth
Enviar correções  |  Ver Acessos

O guitarrista Tom Morello (Prophets Of Rage, Rage Against The Machine) falou sobre sobre política em entrevista à NME, transcrita pelo Blabbermouth. Além de comentar brevemente a respeito da situação do Brasil, o músico fez críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o chamando de "demagogo de cara laranja que culpa muçulmanos e mexicanos".

Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capasHistória do Rock: dos primórdios aos anos 70

"Acho que para os sintomas das pessoas se sentindo deixadas para trás pela economia global, Donald Trump oferece uma solução fácil... não apenas Donald Trump, acho que o Brexit também e, no Brasil, há um fascista populista de direita no poder", disse, inicialmente, em referência ao presidente Jair Bolsonaro.

"As pessoas que estão sendo deixadas para trás pelas polícias neoliberais - brancos da classe trabalhadora, no geral - estão suscetíveis a demagogos que usam racismo e discurso anti-imigração para estimulá-las, para que não se concentrem no problema real, que é um sistema que subestima o planeta", completou.

Morello disse, ainda, que alguns políticos estão "criando uma situação ambiental e econômica miserável para muitas pessoas". Em seguida, relacionou essa interpretação com o seu trabalho na música. "Uma das razões pelas quais estamos fazendo música há tanto tempo é para fornecer ideais alternativos, como política progressista, solidariedade, sanidade ambiental, contra o racismo e contra o fascismo, para lidar com as iniquidades da vida, ao invés de ouvir um demagogo de cara laranja dizendo que é culpa dos muçulmanos e mexicanos. Acredite em mim, não é. A p*rra da culpa é dele (risos)", afirmou.

Confira, a seguir, a entrevista na íntegra (em inglês, sem legendas).



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Tom Morello"Todas as matérias sobre "Rage Against The Machine"Todas as matérias sobre "Prophets of Rage"


Esquerda e Direita: a amizade de Tom Morello com Ted NugentEsquerda e Direita
A amizade de Tom Morello com Ted Nugent

Tom Morello: por qual de suas bandas ele gostaria mais de ser lembrado?Tom Morello
Por qual de suas bandas ele gostaria mais de ser lembrado?


Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capasHeavy Metal
O Diabo e personagens bíblicas nas capas

História do Rock: dos primórdios aos anos 70História do Rock
Dos primórdios aos anos 70


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.