Bruce Springsteen: filme é uma declaração de amor à música de The Boss
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 01 de outubro de 2019
Baseado na autobiografia do jornalista inglês Sarfraz Manzoor, A Música da Minha Vida é uma ode à obra de Bruce Springsteen. Sarfraz, filho de um imigrante paquistanês na Inglaterra da década de 1980, encontra na música de Springsteen aquilo que a sua família não consegue lhe entregar, torna-se um fã inveterado do norte-americano e usa suas letras como modo de ver a vida e superar os problemas que encontra pelo caminho.
A imigração, hoje uma das maiores questões mundiais, é tratada sem maiores pudores no filme. A família "paqui" (termo depreciativo utilizado pelos ingleses para ofender os paquistaneses) de Manzoor convive com o preconceito e a xenofobia diariamente. Seu pai adota a postura defensiva, do não confrontamento, o que contrasta com o jovem protagonista, que como todo adolescente quer fazer parte da turma e consumir o que os seus amigos consumem. Essa luta entra a tradição asiática e a modernidade ocidental divide pai e filho e é o grande condutor dramático da obra.
Bruce Springsteen - Mais Novidades
Sarfraz descobre a música de Bruce Springsteen através de um amigo e encontra nas letras do Boss a definição e as explicações para os anseios e medos que está experimentando. Bruce é um dos maiores artistas do rock e um dos grandes letristas da música, e o que é mostrado em A Música da Minha Vida comprova o apelo universal de sua obra. O norte-americano superou há muitos anos os limites de seu país natal e hoje fala com todo o planeta. Aqui no Brasil, muito da força de suas canções se perde para quem não procura entender as letras que ele canta, mas o filme faz esse favor ao expor todo o conteúdo emocional e a veracidade crua dos poemas de Springsteen.
Ambientado na Inglaterra de Margaret Thatcher, assombrada pelo desemprego e com os ingleses tendo que dividir as poucas vagas de trabalho com os imigrantes paquistaneses, o filme mostra também a ascensão dos grupos de extrema direita nacionalistas britânicos, exemplificados na figura dos skinheads, e acaba gerando uma de suas cenas mais fortes ao mostrar as ações dessas facções contra os "paquis".
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Mas o filme é, de modo geral, leve e inspirador. A direção de Gurinder Chadha é precisa, o roteiro escrito pelo próprio Sarfraz é direto ao ponto e a atuação de Viveik Kalra no papel principal é bastante consistente. Como curiosidade, vale mencionar a participação de Dean-Charles Chapman, que interpretou o jovem rei Tommem em Game of Thrones, no papal do melhor amigo do personagem principal.
Sarfraz Manzoor se tornou um jornalista, apresentador e documentarista respeitado no Reino Unido, com um duradouro trabalho no The Guardian e na BBC. E essa carreira deve muito à força que ele encontrou nas músicas de Bruce Springsteen. Com uma história positiva e uma trilha sonora impecável, A Música da Minha Vida, apesar do título brega escolhido para o mercado brasileiro, é um filme recomendadíssimo para quem ama a música e essencial para quem é fã de Springsteen.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
A banda dos anos 80 que Ozzy até gostava, mas ouviu tanto que passou a odiar
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
A condição imposta por Ritchie Blackmore para voltar aos palcos
Ouça Brian May (Queen) em "Eternia", da trilha de "Mestres do Universo"
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
Site diz que Slayer deve fechar tour pela América do Sul ainda em 2026
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar
Quando o Deep Purple substituiu Ritchie Blackmore por um cantor de baladas
O disco clássico do heavy metal que Vinnie Paul gostaria de ter feito
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
O erro que Erasmo Carlos cometeu, mas que Roberto Carlos driblou pra se tornar maior do Brasil
Led Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?
Rob Halford foi reclamar e criou título de um dos maiores clássicos do heavy metal

As 4 melhores bandas de rock de New Jersey de todos os tempos, segundo a Loudwire
A banda que fazia a melhor música dos Estados Unidos, segundo Bruce Springsteen

