Rock para o Mal: confira músicas usadas para torturar em Guantánamo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rafael Testa, Fonte: Youtube - Fatos Desconhecidos
Enviar correções  |  Comentários  | 

A Prisão de Guantánamo era uma prisão militar estadunidense localizada em Cuba. A partir do atentado terrorista do 11 de setembro que destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, o lugar foi utilizado para interrogar prisioneiros de guerra, começando por combatentes afegãos, com intenção de obter informações sobre a Al Qaeda. Todos os acusados de cometerem atos terroristas contra os Estados Unidos iam para lá.

194 acessosMetallica: em vídeo, releituras incríveis de "Master of Puppets"5000 acessosMetallica: Lars é um bom baterista? Mike Portnoy explica

Nos interrogatórios, táticas desumanas de tortura eram utilizadas, motivo que levou Barack Obama a fechar Guantánamo em 2009. Uma dessas táticas era a de colocar músicas no último volume tocando 24 horas por dia , impedindo o prisioneiro de dormir e de se concentrar até o ponto das funções motoras e cerebrais do corpo começarem a falhar.

Confira algumas obras do rock'n roll usadas nestas torturas. No fim da matéria, o vídeo da "Fatos Desconhecidos" (http://www.fatosdesconhecidos.com.br/) usado como fonte.

. Metallica - Enter Sandman

O heavy metal clássico do Metallica era colocado no último volume aliado a sessões de tortura não deixando o interrogado dormir, causando uma terrível dor de cabeça.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

. Rage Against the Machine - Killing in the Name

A rebelde música do Rage Against the Machine causou polêmica quando um dos integrantes da banda soube que ela havia sido usada para tortura militar. Ironicamente, na época, a música foi definida pelo site da BBC como um protesto ao complexo militar industrial que justifica mortes em benefício de brancos escolhidos. Na frase "some of those that work forces are the same that burn crosses" ou "alguns dos que estão no poder são os mesmos que queimam cruzes" há uma comparação entre os membros da Ku Klux Klan e os membros da força militar estadunidense.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

. Drowning Pool - Bodies

A música mais usada pelos militares para tortura. A música traz cenários intrigantes. Muitos flashs para deixar qualquer pessoa epilética em estado de ataque, sem contar o tom barulhento e agressivo. A música foi tão sucesso em alcance de confissões que chegou a ser trilha sonora de filmes de ação como o Triple X.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

. Bruce Springsteen - Born in the USA

A canção de Springsteen fala das consequências da guerra no Vietnã. Ela era tocada em uma sala acústica escura e fechada, usada para cansar fisicamente os prisioneiros para os soldados conseguirem o que queriam.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

MetallicaMetallica
"Hardwired..." vence prêmio no Billboard Music Awards

194 acessosMetallica: em vídeo, releituras incríveis de "Master of Puppets"1205 acessosTenho Mais Discos: oito gafes do mundo da música1365 acessosMetallica: vídeo mostra os bastidores da banda entrando no palco0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

Lamb of GodLamb of God
Recebendo elogios de Metallica, Slash e Slipknot

MetallicaMetallica
Jason Newsted fala sobre St. Anger e Death Magnetic

James HetfieldJames Hetfield
Refletindo sobre a disputa com o Napster

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 24 de fevereiro de 2015
Post de 28 de fevereiro de 2015

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"0 acessosTodas as matérias sobre "Rage Against The Machine"0 acessosTodas as matérias sobre "Drowning Pool"0 acessosTodas as matérias sobre "Bruce Springsteen"

MetallicaMetallica
Lars é um bom baterista? Mike Portnoy explica

Pink FloydPink Floyd
Perguntas e respostas e curiosidades

SpikeSpike
Os sete piores solos de guitarra

5000 acessosSeparados no nascimento: Ritchie Blackmore e Mr. Bean5000 acessosSlipknot: Root responde qual álbum o deixou viciado em Metal5000 acessosNirvana: "Kurt Cobain era meio pau no cu", diz produtor5000 acessosSeparados no nascimento: Bruce Dickinson e Leopoldo Pacheco5000 acessosVinil: comprar toca-discos com USB para converter LP é estupidez5000 acessosSystem Of a Down: Impressionante versão de "Aerials" com cello

Sobre Rafael Testa

Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, tem 23 anos, é estudante de sistemas de informação e torcedor fanático do Vasco da Gama e do Tupi Football Club. Se interessou por rock/metal depois do grande tio Roney mostrar-lhe o Iron Maiden. Tem o gosto musical muito variado, curte do thrash metal do Slayer ao metalcore do All That Remains. Acredita que existem bandas boas atualmente e faz questão de apresentá-las.

Mais matérias de Rafael Testa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online