Rock para o Mal: confira músicas usadas para torturar em Guantánamo
Por Rafael Testa
Fonte: Youtube - Fatos Desconhecidos
Postado em 23 de fevereiro de 2015
A Prisão de Guantánamo era uma prisão militar estadunidense localizada em Cuba. A partir do atentado terrorista do 11 de setembro que destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, o lugar foi utilizado para interrogar prisioneiros de guerra, começando por combatentes afegãos, com intenção de obter informações sobre a Al Qaeda. Todos os acusados de cometerem atos terroristas contra os Estados Unidos iam para lá.
Nos interrogatórios, táticas desumanas de tortura eram utilizadas, motivo que levou Barack Obama a fechar Guantánamo em 2009. Uma dessas táticas era a de colocar músicas no último volume tocando 24 horas por dia , impedindo o prisioneiro de dormir e de se concentrar até o ponto das funções motoras e cerebrais do corpo começarem a falhar.
Confira algumas obras do rock'n roll usadas nestas torturas. No fim da matéria, o vídeo da "Fatos Desconhecidos" (http://www.fatosdesconhecidos.com.br/) usado como fonte.
. Metallica - Enter Sandman
O heavy metal clássico do Metallica era colocado no último volume aliado a sessões de tortura não deixando o interrogado dormir, causando uma terrível dor de cabeça.
. Rage Against the Machine - Killing in the Name
A rebelde música do Rage Against the Machine causou polêmica quando um dos integrantes da banda soube que ela havia sido usada para tortura militar. Ironicamente, na época, a música foi definida pelo site da BBC como um protesto ao complexo militar industrial que justifica mortes em benefício de brancos escolhidos. Na frase "some of those that work forces are the same that burn crosses" ou "alguns dos que estão no poder são os mesmos que queimam cruzes" há uma comparação entre os membros da Ku Klux Klan e os membros da força militar estadunidense.
. Drowning Pool - Bodies
A música mais usada pelos militares para tortura. A música traz cenários intrigantes. Muitos flashs para deixar qualquer pessoa epilética em estado de ataque, sem contar o tom barulhento e agressivo. A música foi tão sucesso em alcance de confissões que chegou a ser trilha sonora de filmes de ação como o Triple X.
. Bruce Springsteen - Born in the USA
A canção de Springsteen fala das consequências da guerra no Vietnã. Ela era tocada em uma sala acústica escura e fechada, usada para cansar fisicamente os prisioneiros para os soldados conseguirem o que queriam.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps