Como Marty Friedman recusou voltar ao Megadeth em 2014 - e abriu espaço para Kiko
Por Igor Miranda
Fonte: Lokaos Rock Show
Postado em 25 de dezembro de 2019
Não é segredo para ninguém que o Megadeth tentou promover uma reunião de sua formação clássica em 2014. Após as saídas de Chris Broderick (guitarra) e Shawn Drover (bateria), o frontman Dave Mustaine e o baixista David Ellefson buscaram trazer de volta o guitarrista Marty Friedman e o baterista Nick Menza, responsáveis por álbuns como "Rust in Peace" (1990) e "Countdown to Extinction" (1992).
Não deu certo. Nick Menza até ensaiou com o Megadeth, mas uma série de razões fizeram com que a situação não vingasse. O que é pouco comentado, desde então, é o motivo pelo qual Marty Friedman ficou de fora. O guitarrista tem carreira solo consolidada no Japão, o que se imagina como justificativa para recusar o convite, no entanto, Dave Mustaine e David Ellefson não costumam falar a respeito disso.
Em entrevista ao Lokaos Rock Show, Ellefson quebrou essa escrita ao comentar a recusa de Friedman e a entrada do brasileiro Kiko Loureiro (Angra) para a banda. Após não dar certo com Menza e Friedman, o Megadeth precisou buscar novos integrantes e Loureiro logo se juntou à formação, que, em estúdio para gravar "Dystopia" (2016), foi completa por Chris Adler (Lamb of God) na bateria - a vaga foi assumida de forma definitiva por Dirk Verbeuren (Soilwork).
O baixista foi perguntado sobre Kiko Loureiro, mas, em sua resposta, contextualizou a situação antes de falar sobre o brasileiro. "Kiko é maravilhoso. Fiquei feliz por ele quando fiz a ligação (o convidando). É engraçado, pois, na época, éramos só Dave e eu novamente. Shawn Drover e Chris Broderick haviam saído da banda, os empresários mudaram e tentamos juntar a formação do 'Rust in Peace' de novo no fim de 2014. E não deu certo. Dave e eu pensamos: nós tentamos, vamos seguir adiante", afirmou.
Em seguida, David Ellefson revelou que, desde o início, Marty Friedman não topou voltar, mas mostrou ser parceiro do Megadeth como um todo. "Marty se tornou um grande amigo para Dave e eu. Falamos sobre trazer um novo baterista, a energia, e ele falou: 'sou fã e amigo do Megadeth e minha volta não vai funcionar, mas quero ver o Megadeth fazendo sucesso'. Foi muito encorajador. Ele estava trabalhando com músicos mais jovens e, nessa época, Chris Adler (Lamb of God) levantou a mão e disse: 'ei, sou um fã, se precisar de baterista, ficaria feliz em gravar com vocês'. No fim, ele acbaou fazendo 'Dystopia'", disse.
Adler não entrou para o Megadeth em definitivo, mas Kiko assumiu a vaga e está com a banda até hoje. "Um dia, Dave me ligou e falou: 'achei nosso novo guitarrista'. Perguntei e ele falou de Kiko. Eu falei: 'eu conheço Kiko, toquei com ele há alguns meses'. Foi quando viemos aqui fazer o Metal All Stars, em dois shows: um em La Paz e outro em São Paulo, onde o Angra tocou conosco. Kiko substituiu Gus G, que não podia vir, então, ele tocou comigo e Geoff Tate (ex-Queensryche). Eram músicas complexas e ele aprendeu muito rápido. Aí eu pensei: 'sabe... vou pegar o telefone dele'", afirmou.
O objetivo de Kiko Loureiro era, de fato, entrar para uma grande banda, após mudar-se para os Estados Unidos. "Ele explicou que estava morando em Los Angeles e queria algum projeto maior. Mantivemos contato. Em dois meses, mandei um e-mail falando: 'você vai entrar no Megadeth'. É engraçado, pois quando Dave decide que você vai entrar na banda, você está dentro. Pedi alguns vídeos dele tocando músicas como 'A Tout Le Monde', 'Holy Wars' e 'Tornado of Souls'. Ele falou que enviou os vídeos e eu já tinha comprado uma passagem. Expliquei que quando Dave decide que você entrou para o Megadeth, você está dentro", disse.
A repercussão no Brasil também foi comentada por David Ellefson. "Vi os jornais no Brasil, foi muito legal. Ele é um herói nacional e mereceu esse posto. É um grande guitarrista, ele entende emocionalmente como é se juntar a uma banda estabilizada como o Megadeth e é um grande amigo, fez com que o Brasil ficasse orgulhoso", afirmou.
Assista à entrevista para o Lokaos, na íntegra, no player de vídeo a seguir (com legendas em português):
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim

O disco clássico do Megadeth que David Ellefson não ouvia muito - mas passou a admirar
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Dave Mustaine revela motivo de não haver reunião de ex-membros durante turnê de despedida
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Dave Mustaine, do Megadeth, e o "péssimo hábito" que ele não consegue abandonar
Rock In Rio 1991: 10 curiosidades sobre a 2ª edição do evento


