Dinho Ouro Preto: nos 10 anos do grave acidente, ele diz que renasceu após queda
Por Igor Miranda
Fonte: YouTube
Postado em 14 de dezembro de 2019
O vocalista Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, falou sobre o seu "renascimento" em um vídeo publicado no seu canal de YouTube. O cantor caiu do palco de um show da banda, em 31 de outubro de 2009, na cidade de Patos de Minas (MG). Ele sofreu traumatismo craniano e fraturas nas costelas, entre outros, devido à queda, de uma passarela com 3 metros de altura.
Em entrevistas posteriores, Dinho Ouro Preto disse que perdeu o olfato e parte do paladar após o acidente. Porém, neste vídeo, Dinho refletiu um pouco mais a respeito do ocorrido.
"Eu não estava bêbado, não tinha tomado nada. Estava andando de costas no palco. Naquela noite, colocaram uma passarela. Lembro que o Yves (Passarel, guitarrista) estava tocando, eu vou até o Yves, passo por ele e me afasto andando de costas, pensando em parar um pouco adiante e ficar olhando para ele. Só que dou um passo a mais e caio para trás", disse, inicialmente.
Capital Inicial - Mais Novidades
Dinho contou que quebrou vários ossos, o crânio, algumas vértebras, duas costelas, o sacro (osso na base da coluna vertebral) e uma região na mão. "Havia um bombeiro como espectador e ele disse que eu cheguei a parar de respirar. Ele conseguiu me reavivar, volto a respirar, mas me colocaram em um avião e me levaram para São Paulo. Vou parar no Sírio (hospital Sírio Libanês)", afirmou.
O cantor pontuou que a recuperação é muito lenta e complicada - a retomada dos shows só aconteceu 6 meses depois, ainda com muita dor. A recuperação foi completa, mas ele só destacou o problema no olfato.
A mudança maior foi na carreira, curiosamente: Dinho disse que começou a se preocupar mais com a forma que as pessoas viam o Capital Inicial e qual o legado que a banda deixaria. "Os discos após o acidente são, na minha opinião, muito diferentes. Durante o acidente, estávamos gravando o 'Das Kapital' (2010). É um disco com produtor diferente, com o David Corcos (Planet Hemp, Marcelo D2), com outra sonoridade. É um dos melhores do Capital. No seguinte ('Saturno', 2012), a gente busca nossas raízes punk rock e faz o mais pesado do Capital", disse, inicialmente.
A descrição continua: "Depois, vem 'Viva a Revolução' (2014), com muitas músicas baseadas nas manifestações de junho (de 2013). Vamos procurando nossas associações, gravamos o acústico em Nova York, turbinado, com violões processados. Ao invés de procurar parcerias óbvias ou naturais, do rock brasileiro, buscamos gente de fora do rock, como Seu Jorge, Lenine, tem o Thiago Castanho (guitarrista do Charlie Brown Jr). É mais denso. Procuramos o Lucas, do Fersno, e fizemos o 'Sonora' (2018), com experimentos de timbres, arranjos e parcerias novas. A única mudança após o acidente é que o Capital segue nova direção musical, fica mais sério".
Assista ao vídeo na íntegra:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
A música do Mastodon que deixou o baterista Charlie Benante intrigado
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico

As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O álbum favorito do Capital Inicial de Dinho: "Elogiado e pior comercialmente"
O menos famoso acidente de Dinho Ouro Preto nos anos 80: "Machuquei bastante"


