A Caverna: EP de estreia abrange diversas sonoridades
Por Maicon Leite
Fonte: Maicon Leite
Postado em 10 de janeiro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Formada em agosto de 2018, a banda A CAVERNA, de Itaí/SP, vem buscando um resgate de sonoridades que englobam influências de Rock/Metal nacional calcado em sonoridades que vêm do Pós-Punk ao Metal dos anos 90, e letras que remontam ao Rock nacional dos anos 80, tudo isso com o intuito de compôr musicas em português. Em seu line-up está o músico Zélão, que dentre 2016/2018 atuou como tecladista da banda Rising e ao seu lado o renomado músico e produtor Rafael Orsi Cecilio (ex-Genocidio, The Anger). O resultado desta parceria pode ser conferido no EP "Saia da Caverna", lançado em julho de 2019 contendo quatro músicas com a temática, indireta, de "sair da caverna, se libertar de amarras ideológicas, políticas e também religiosas, para lutar por seus sonhos", segundo palavras do próprio Zélão.
Com arte de capa feita sobre foto do fotógrafo Guilherme Guidetti, de São Paulo, que mostra uma janela de um apartamento, numa metáfora de que as novas "cavernas modernas" de hoje em dia seria o isolamento social perpetrado pelas grandes cidades. E com parceria direta do produtor/compositor Rafael Orsi, que fez todos os arranjos de guitarras, solos, bateria, baixo e backing vocals em cima das composições e letras de Zélão, "sendo peça fundamental na concepção do trabalho, para além de uma simples produção, mas uma parceria completa mesmo", explicou Zélão.
O EP abre com "Avenidas da Metrópole", que aborda o caos urbano das grandes cidades; "Longo Caminho" sobre a luta e persistência em seus sonhos, principalmente no mundo da música; "Visões da Guerra", que estabelece uma metáfora da guerra sendo travada por opiniões politicas de lados opostos na Internet, como temos visto nos tempos atuais, sendo isso alienante intencional pelos detentores do poder enquanto roubam nosso país; fechando com "Rock é Rock Mesmo", música-emblema sobre a persistência do Rock na história e no futuro, em cima do título do filme "The Song Remains the Same" aqui no Brasil, do Led Zeppelin, numa homenagem à esta banda.
Para finalizar, A CAVERNA é "ideologicamente", da cidade de Itaí onde vive Zélão, mas os músicos que tocam ao vivo neste trabalho são da capital São Paulo. Zélão (Vocal), Rafael Orsi (Guitarra), e os músicos convidados Ricardo Penha (baixo) e Rafa Hernandez (Bateria, membro da banda Válvera). Atualmente trabalhando na divulgação do EP, os músicos também divulgam o single "Ainda não Acabou", que fará parte do próximo EP, com previsão de lançamento para ainda este ano.
Ouça "Saia da Caverna" no Youtube:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Johnny Ramone sentiu mais a morte de Dee Dee do que a de Joey Ramone
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
O motivo pelo qual o fenomenal Angus Young do AC/DC odiava a banda Ramones
Como Paulo Paulista virou membro da Legião Urbana e por que Renato Russo o demitiu
Os 4 artistas que melhor misturaram rock e religião, segundo Regis Tadeu



As perdas que levaram Renato Russo e Humberto Gessinger ao isolamento e sofrimento
Fotos de Infância: Skid Row
Por que Robert Plant "aprendeu a odiar" maior clássico da banda Led Zeppelin
O apelido irônico que Raul Seixas dava aos Paralamas do Sucesso por não curtir o som
A poética forma como Renato Russo "contou" pra mãe de Cazuza que também tinha AIDS
Stairway to Heaven: o maior hit do Led Zeppelin



