Roger Waters: assista à participação do músico na live do Dia dos Trabalhadores
Por Igor Miranda
Postado em 02 de maio de 2020
As principais centrais sindicais brasileiras, como a CUT, CSB CGTB, CTB, Força Sindical, Intersindical, NCST, Pública Central do Servidor e UGT, promoveram, nesta sexta-feira (1°), Dia do Trabalho / Dia dos Trabalhadores no país, uma live que reuniu diversas personalidades. Além de nomes como os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, o ex-ministro Ciro Gomes e o ministro do STF Dias Toffoli, a transmissão teve a participação de Roger Waters, ex-vocalista e baixista do Pink Floyd.
Waters fez sua participação com um vídeo pré-gravado em que canta a música 'We Shall Overcome'. A canção tradicional americana é como uma espécie de hino da luta pelos direitos civis.
"Estou muito feliz de estar aqui com vocês hoje. Sei que isso é uma grande celebração do movimento dos trabalhadores no Brasil e meu coração está com vocês. De qualquer forma, esses são tempos conturbados, então fiquem em segurança. Vou tentar cantar essa canção para Cláudia e todos no Brasil", disse Roger, antes de iniciar sua performance.
Após cantar a música, Roger Waters voltou a citar Cláudia, sem especificar quem seria. "Cláudia, isso é o mais perto que eu consigo chegar. De qualquer forma, eu me sinto muito emocionado e estou muito feliz de estar com vocês. Temos que continuar a luta, devemos salvar esse planeta e só nós podemos fazer isso. Os sindicatos, a classe trabalhadora, as pessoas comuns vão salvar o planeta deles, então vamos nessa", concluiu.
Assista à performance e os recados de Roger Waters, separados, no vídeo abaixo:
Outros artistas também enviaram vídeos cantando e saudando o público. Entre eles, estão Odair José, Chico César, Zélia Duncan, Fernanda Takai (Pato Fu), Chico Buarque e Otto, entre outros.
Assista à live na íntegra no canal da TVT no YouTube:
O envolvimento de Roger Waters com questões políticas existe desde os tempos de Pink Floyd, com letras que mostram seu posicionamento. Com o passar dos anos, ele se relacionou mais diretamente com algumas causas, especialmente ligadas à esquerda política, como o boicote ao estado de Israel devido à questão da Palestina e críticas a políticos como Donald Trump e Jair Bolsonaro, presidentes dos Estados Unidos e Brasil, respectivamente.
Em turnê pelo Brasil, em 2018, Waters gerou polêmica logo no primeiro show em São Paulo, ao expor a hashtag "#EleNão" em seu telão e incluiu o nome de Bolsonaro, então candidato à presidência, em uma lista de políticos "neofascistas". Parte da plateia vaiou Waters, que substituiu o nome de Bolsonaro por "ponto de vista censurado" nas apresentações seguintes.
Na ocasião, o ex-Pink Floyd concedeu uma entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo" e falou sobre Bolsonaro. "O chefe da minha equipe de segurança no Brasil conversa comigo e ele acredita que Bolsonaro é uma coisa nova na política e é incorruptível. Pergunto se ele está debochando de mim. Bolsonaro está na política brasileira há 30 anos e é totalmente corrupto! E é louco. Vingativo e insano", disse, na época.
Em 2019, ao site Brooklyn Vegan, Roger Waters reforçou as críticas. "No exterior, ameaçaram me jogar na prisão no Brasil porque eu estava me intrometendo nas eleições deles, ao me juntar ao movimento #EleNão - que fracassou. Você sabe que Bolsonaro, o fascista Bolsonaro, foi eleito apesar da resistência a ele. Quis visitar Lula quando fomos ao sul, onde ele está preso, e o juiz local me negou essa possibilidade. Era um momento muito sensível, próximo das eleições", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Steve Perry nega que participará da despedida do Journey
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada

Roger Waters: em discurso, ele diz que Donald Trump é um assassino em massa
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
O prato onde o Pink Floyd comeu, apesar de Roger Waters torcer o nariz para o cardápio
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O clássico álbum considerado por Roger Waters "o fim da linha" para o Pink Floyd
O icônico riff de guitarra do Pink Floyd que Roger Waters considera como "estúpido"


