Rob Halford explica por que saiu da banda e o que aprendeu fora do Judas Priest
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 17 de junho de 2020
O universo do heavy metal foi surpreendido em 1992 quando o vocalista Rob Halford anunciou que estava deixando o Judas Priest. Halford, na verdade, anunciou que sairia da banda em 1991, mas tinha compromissos contratuais até maio de 1992, então, ficou até concluir tudo.
A saída de Rob Halford ocorreu em um período onde o Judas Priest começava a reconquistar certa confiança no meio do metal. Depois do contestado álbum "Turbo" (1986), com sua aproximação ao hard rock, e o não tão comentado "Ram It Down" (1988), o grupo divulgou o disco "Painkiller" (1990), que trouxe uma sonoridade renovada e bem pesada, indicando um bom momento.
Por isso, o desligamento de Rob deixou muita gente surpresa. Todavia, em entrevista recente à Rolling Stone, o cantor explicou que dissociar-se da banda foi um resultado natural de suas inquietações enquanto artista. Em uma década fora, ele trabalhou com as bandas Fight e 2wo, além do grupo solo Halford.
"Eu diria que minha saída aconteceu pelo mesmo motivo de vários amigos meus que também são vocalistas e entraram na mesma jornada de autodescoberta. Acho que foi importante, para mim, fazer isso. É como a música: 'você não sabe o que tem até que acaba' ('you don't know what you've got till it's gone')", afirmou.
O período fora do Judas Priest mostrou, inclusive, a importância que a banda tinha para Rob Halford. "Internamente, por mais difícil que tenha sido me afastar da banda pela qual eu vivia em prol, essa situação colocou algumas coisas em perspectiva e me fizeram voltar ao lugar onde eu senti que deveria estar. Era naquela banda que eu precisava estar. É a banda que significa tudo para mim", disse.
Isso não quer dizer que o período fora do Priest não tenha sido proveitoso em termos artísticos. O cantor comentou quais foram os principais aprendizados com o Fight e o 2wo, especificamente, que transitavam por estilos como o thrash metal, o groove metal e o industrial.
"Eu tinha um senso de autodeterminação e desejo de me expressar naqueles estilos musicais, fazendo aquilo acontecer. Não tinha ideia de como aquelas bandas iria funcionar, se iriam se conectar, mas aconteceu. Eu me cerquei de músicos que pensavam parecido. Mesmo que eu tenha tomado as rédeas, não poderia fazer nada sozinho. Isso me ajudou a descobrir várias coisas", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Burning Witches anuncia saída da vocalista Laura Guldemond
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
"Sou cristão": Billy Corgan explica o que o faz manter amizade com Marilyn Manson
As 25 melhores músicas de Elton John, segundo a Paste Magazine
As 10 melhores músicas do Nirvana, segundo a Paste Magazine
A música do Metallica que desencadeou a batalha contra o Napster
Os 10 melhores álbuns de metal de todos os tempos, segundo Rob Halford do Judas Priest
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna

Judas Priest lança livro interativo cobrindo período de seus primeiros discos
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
De Trivium a Ozzy Osbourne, 150 músicas lançadas nos anos 2020 que merecem sua atenção
Ian Hill e Rob Halford divergem sobre a música definitiva do Judas Priest
KK's Priest divulga vídeo de cover de "Never Satisfied", do Judas Priest
Ian Hill diz que já gravou baixo do próximo álbum do Judas Priest: "Pelo menos vou estar lá"
O recado sincero de Ian Hill ao baixista que vai substituí-lo no Judas Priest
Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero
Rob Halford conta o que pensou sobre o Slipknot quando ouviu a banda pela primeira vez


