Rob Halford explica por que saiu da banda e o que aprendeu fora do Judas Priest
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 17 de junho de 2020
O universo do heavy metal foi surpreendido em 1992 quando o vocalista Rob Halford anunciou que estava deixando o Judas Priest. Halford, na verdade, anunciou que sairia da banda em 1991, mas tinha compromissos contratuais até maio de 1992, então, ficou até concluir tudo.
A saída de Rob Halford ocorreu em um período onde o Judas Priest começava a reconquistar certa confiança no meio do metal. Depois do contestado álbum "Turbo" (1986), com sua aproximação ao hard rock, e o não tão comentado "Ram It Down" (1988), o grupo divulgou o disco "Painkiller" (1990), que trouxe uma sonoridade renovada e bem pesada, indicando um bom momento.
Por isso, o desligamento de Rob deixou muita gente surpresa. Todavia, em entrevista recente à Rolling Stone, o cantor explicou que dissociar-se da banda foi um resultado natural de suas inquietações enquanto artista. Em uma década fora, ele trabalhou com as bandas Fight e 2wo, além do grupo solo Halford.
"Eu diria que minha saída aconteceu pelo mesmo motivo de vários amigos meus que também são vocalistas e entraram na mesma jornada de autodescoberta. Acho que foi importante, para mim, fazer isso. É como a música: 'você não sabe o que tem até que acaba' ('you don't know what you've got till it's gone')", afirmou.
O período fora do Judas Priest mostrou, inclusive, a importância que a banda tinha para Rob Halford. "Internamente, por mais difícil que tenha sido me afastar da banda pela qual eu vivia em prol, essa situação colocou algumas coisas em perspectiva e me fizeram voltar ao lugar onde eu senti que deveria estar. Era naquela banda que eu precisava estar. É a banda que significa tudo para mim", disse.
Isso não quer dizer que o período fora do Priest não tenha sido proveitoso em termos artísticos. O cantor comentou quais foram os principais aprendizados com o Fight e o 2wo, especificamente, que transitavam por estilos como o thrash metal, o groove metal e o industrial.
"Eu tinha um senso de autodeterminação e desejo de me expressar naqueles estilos musicais, fazendo aquilo acontecer. Não tinha ideia de como aquelas bandas iria funcionar, se iriam se conectar, mas aconteceu. Eu me cerquei de músicos que pensavam parecido. Mesmo que eu tenha tomado as rédeas, não poderia fazer nada sozinho. Isso me ajudou a descobrir várias coisas", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
Atual guitarrista do Deep Purple, Simon McBride posta foto com Ritchie Blackmore
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Foo Fighters se apresentará em Belo Horizonte e São Paulo em fevereiro de 2027
ShamAngra lança performance ao vivo de "Make Believe"
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
A banda que arriscou 60 mil dólares em turnê pelos EUA e voltou para casa com lucro
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
A música que John Lennon gravou como sua despedida: "Como uma premonição"
"Rebirth", do Angra, é citado em lista de álbuns essenciais do prog metal
O que é a disfunção temporomandibular, diagnosticada em Axl Rose
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal



As 50 melhores músicas do Judas Priest, segundo a Louder
O clássico do Judas Priest em que Rob Halford alcançou a nota mais alta da carreira
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
5 músicas que ficaram famosas por motivo diferente daquele imaginado pela banda
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
10 fatos que comprovam que Judas Priest é Heavy Metal
Traidores do movimento - bandas de rock que "se venderam" nos anos 80


