Geddy Lee: o que ele pensa sobre Flea e Les Claypool
Por Bruce William
Postado em 07 de julho de 2020
Geddy Lee contou para a Rolling Stone o que ele acha sobre dois famosos colegas de profissão, Flea do Red Hot Chili Peppers e Les Claypool do Primus:
Rush - Mais Novidades
"Flea explodiu minha cabeça. Digo, quando você fala de uma geração de baixistas que começou a usar slap... há muitos. Acho que foi uma coisa que cresceu um pouco com o jazz, com o R&B, lembro que houve uma época que era tudo que você ouvia. Todo baixista vivia fazendo slap, e dá-lhe slap aqui e ali, o tempo todo. E havia Flea, que podia fazer slap e tocar tudo no meio daquilo, em um nível tão incrível e preciso, eu sentia que ele usava aquilo tudo de uma maneira muito brilhante. Ele trouxe essa sensibilidade do... eu acho, o que você chamaria, naquele período, de uma espécie de estilo contemporâneo de R&B para um gênero de rock - ele sempre manteve a coisa roqueira. Ele sempre fez rock. E eu adoro o lance dele usar aquele monte de recursos, mais do que a maioria dos outros baixistas usa. E ele sempre experimenta instrumentos e tonalidades diferentes. Ao mesmo tempo, eis um cara que faz bastante música pop com linhas de baixo muito agressivas, muito criativas e muito melódicos. Eu simplesmente adoro tudo isto e com o passar dos anos passei a apreciar ainda mais. Ele é único e tem um estilo singular de tocar".
Depois Geddy fala sobre Les Claypool, do Primus: "De fato, não sabia muito sobre eles (Primus) até pouco antes de saírem excursionar conosco. Alguém me enviou os discos da banda e nós ouvimos e os convidamos. Adoro o jeito excêntrico deles. Mas só na turnê foi realmente ver como ele é criativo e aventureiro no estilo de tocar. Muito, muito diferente de qualquer coisa que eu já tenha visto. Não existe ninguém como Les Claypool. Ninguém toca como ele. E ele era um grande fã do Rush, então sempre falava sobre nossas músicas perguntando coisas tipo 'Como você tocou isto ou aquilo?', e ao mesmo tempo eu também estava interessado em saber como ele conseguia fazer aquelas coisas. Ele acabou me influenciando como músico no sentido de ultrapassar minhas limitações e expandir minhas habilidades. Eu diria que a turnê que fizemos com o Primus foi transformadora para mim. Então adorei tanto o fato de saber que, quando jovem, ele vinha aos shows do Rush e queria estar ali no palco fazendo o que eu faço, quanto ao ouvi-lo tocar ele me fez ser um músico melhor de uma forma diferente. Hoje ele é um amigo muito querido. Adoro o jeito dele tocar, sua atitude, e acho que ele é uma das pessoas mais criativas do Rock".
Transcrição: Ultimate Guitar
https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/rushs_geddy_lee_shares_honest_opinion_on_rhcps_flea_explains_how_his_bass_playing_changed_because_of_primus_les_claypool.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
Bruno Sutter se pronuncia pela primeira vez sobre fim do namoro com Nyvi Estephan
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras


Quando o Rush devolveu o tratamento que recebeu do Aerosmith, e Joe Perry teve que ouvir
Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
As 10 "maiores" do Rush segundo Neil Peart, com as explicações dele
A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O desconhecido baterista que jamais será esquecido, segundo Neil Peart do Rush
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
O disco ideal para quem quer conhecer Rush, segundo Geddy Lee
James Hetfield revela o passatempo exótico que tem em comum com Neil Peart


