Geddy Lee: o que ele pensa sobre Flea e Les Claypool
Por Bruce William
Postado em 07 de julho de 2020
Geddy Lee contou para a Rolling Stone o que ele acha sobre dois famosos colegas de profissão, Flea do Red Hot Chili Peppers e Les Claypool do Primus:
Rush - Mais Novidades
"Flea explodiu minha cabeça. Digo, quando você fala de uma geração de baixistas que começou a usar slap... há muitos. Acho que foi uma coisa que cresceu um pouco com o jazz, com o R&B, lembro que houve uma época que era tudo que você ouvia. Todo baixista vivia fazendo slap, e dá-lhe slap aqui e ali, o tempo todo. E havia Flea, que podia fazer slap e tocar tudo no meio daquilo, em um nível tão incrível e preciso, eu sentia que ele usava aquilo tudo de uma maneira muito brilhante. Ele trouxe essa sensibilidade do... eu acho, o que você chamaria, naquele período, de uma espécie de estilo contemporâneo de R&B para um gênero de rock - ele sempre manteve a coisa roqueira. Ele sempre fez rock. E eu adoro o lance dele usar aquele monte de recursos, mais do que a maioria dos outros baixistas usa. E ele sempre experimenta instrumentos e tonalidades diferentes. Ao mesmo tempo, eis um cara que faz bastante música pop com linhas de baixo muito agressivas, muito criativas e muito melódicos. Eu simplesmente adoro tudo isto e com o passar dos anos passei a apreciar ainda mais. Ele é único e tem um estilo singular de tocar".
Depois Geddy fala sobre Les Claypool, do Primus: "De fato, não sabia muito sobre eles (Primus) até pouco antes de saírem excursionar conosco. Alguém me enviou os discos da banda e nós ouvimos e os convidamos. Adoro o jeito excêntrico deles. Mas só na turnê foi realmente ver como ele é criativo e aventureiro no estilo de tocar. Muito, muito diferente de qualquer coisa que eu já tenha visto. Não existe ninguém como Les Claypool. Ninguém toca como ele. E ele era um grande fã do Rush, então sempre falava sobre nossas músicas perguntando coisas tipo 'Como você tocou isto ou aquilo?', e ao mesmo tempo eu também estava interessado em saber como ele conseguia fazer aquelas coisas. Ele acabou me influenciando como músico no sentido de ultrapassar minhas limitações e expandir minhas habilidades. Eu diria que a turnê que fizemos com o Primus foi transformadora para mim. Então adorei tanto o fato de saber que, quando jovem, ele vinha aos shows do Rush e queria estar ali no palco fazendo o que eu faço, quanto ao ouvi-lo tocar ele me fez ser um músico melhor de uma forma diferente. Hoje ele é um amigo muito querido. Adoro o jeito dele tocar, sua atitude, e acho que ele é uma das pessoas mais criativas do Rock".
Transcrição: Ultimate Guitar
https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/rushs_geddy_lee_shares_honest_opinion_on_rhcps_flea_explains_how_his_bass_playing_changed_because_of_primus_les_claypool.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto

O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Rush: em vídeo, dez vezes que Neil Peart foi o maior baterista do planeta
Mike Portnoy e a música do Rush que virou um grande sucesso do Guns N' Roses


