Geddy Lee: o que ele pensa sobre Flea e Les Claypool
Por Bruce William
Postado em 07 de julho de 2020
Geddy Lee contou para a Rolling Stone o que ele acha sobre dois famosos colegas de profissão, Flea do Red Hot Chili Peppers e Les Claypool do Primus:
Rush - Mais Novidades
"Flea explodiu minha cabeça. Digo, quando você fala de uma geração de baixistas que começou a usar slap... há muitos. Acho que foi uma coisa que cresceu um pouco com o jazz, com o R&B, lembro que houve uma época que era tudo que você ouvia. Todo baixista vivia fazendo slap, e dá-lhe slap aqui e ali, o tempo todo. E havia Flea, que podia fazer slap e tocar tudo no meio daquilo, em um nível tão incrível e preciso, eu sentia que ele usava aquilo tudo de uma maneira muito brilhante. Ele trouxe essa sensibilidade do... eu acho, o que você chamaria, naquele período, de uma espécie de estilo contemporâneo de R&B para um gênero de rock - ele sempre manteve a coisa roqueira. Ele sempre fez rock. E eu adoro o lance dele usar aquele monte de recursos, mais do que a maioria dos outros baixistas usa. E ele sempre experimenta instrumentos e tonalidades diferentes. Ao mesmo tempo, eis um cara que faz bastante música pop com linhas de baixo muito agressivas, muito criativas e muito melódicos. Eu simplesmente adoro tudo isto e com o passar dos anos passei a apreciar ainda mais. Ele é único e tem um estilo singular de tocar".
Depois Geddy fala sobre Les Claypool, do Primus: "De fato, não sabia muito sobre eles (Primus) até pouco antes de saírem excursionar conosco. Alguém me enviou os discos da banda e nós ouvimos e os convidamos. Adoro o jeito excêntrico deles. Mas só na turnê foi realmente ver como ele é criativo e aventureiro no estilo de tocar. Muito, muito diferente de qualquer coisa que eu já tenha visto. Não existe ninguém como Les Claypool. Ninguém toca como ele. E ele era um grande fã do Rush, então sempre falava sobre nossas músicas perguntando coisas tipo 'Como você tocou isto ou aquilo?', e ao mesmo tempo eu também estava interessado em saber como ele conseguia fazer aquelas coisas. Ele acabou me influenciando como músico no sentido de ultrapassar minhas limitações e expandir minhas habilidades. Eu diria que a turnê que fizemos com o Primus foi transformadora para mim. Então adorei tanto o fato de saber que, quando jovem, ele vinha aos shows do Rush e queria estar ali no palco fazendo o que eu faço, quanto ao ouvi-lo tocar ele me fez ser um músico melhor de uma forma diferente. Hoje ele é um amigo muito querido. Adoro o jeito dele tocar, sua atitude, e acho que ele é uma das pessoas mais criativas do Rock".
Transcrição: Ultimate Guitar
https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/rushs_geddy_lee_shares_honest_opinion_on_rhcps_flea_explains_how_his_bass_playing_changed_because_of_primus_les_claypool.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
O astro do country de quem Dave Mustaine tem mágoa até hoje: "É uma implicância minha?"
Kiko Loureiro parabeniza Rafael Bittencourt pelo aniversário; "irmão que a música me deu"
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A última grande música de rock antes de o McDonald's perder as cores, segundo Rick Beato
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
O lendário guitarrista que perdeu parte de um dedo e depois o ofereceu como prêmio aos fãs

Os três melhores solos do Rush segundo Alex Lifeson, incluindo um que até ele acha difícil
Por que o Rush passou a ensaiar os próprios erros antes de voltar aos palcos
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
A curiosa e sincera opinião de Neil Peart sobre Ringo Starr
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
O disco ao vivo que mostrou ao mundo o que o Rush realmente era capaz de fazer
A canção dos anos 60 que Geddy Lee diz ser "heavy metal antes de existir heavy metal"
O álbum do Rush que Derrick Green mais gosta (e o que mais odeia)
O show que deixou o Rush abismado; "a gente queria tocar que nem eles, mas eram difíceis"


