Como o Metallica mostrou à empresária de Ozzy que visual glam poderia ser um erro
Por Igor Miranda
Postado em 04 de julho de 2020
O guitarrista Jake E. Lee relembrou, em entrevista ao BraveWords, de sua passagem pela banda de Ozzy Osbourne, entre os anos de 1982 e 1987. Jake tocou com Ozzy em uma espécie de período de transição do vocalista, que, naqueles anos, passou a aderir às estéticas visual e até musical do hard rock típico da década de 80.
Ao mesmo tempo, o thrash metal também estava em alta e funcionava como uma espécie de "antítese" do hard rock daqueles tempos. Mesmo com uma sonoridade acelerada e um visual mais básico, as bandas daquele segmento também se davam bem.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Os "dois mundos" se encontraram em uma turnê realizada em 1986. Ozzy Osbourne, que promovia o álbum "The Ultimate Sin", trouxe o Metallica, que despontava de vez com o disco "Master of Puppets", como atração de abertura de seus shows realizados entre março e agosto.
Inicialmente, Jake E. Lee relembra que o baterista do Metallica, Lars Ulrich, chegou a elogiar a faixa-título de "The Ultimate Sin", citando como "a música mais pesada de Ozzy". "Caramba, isso vindo do Metallica? Então, sim, ainda era pesado, ainda era obscuro", reflete o guitarrista.
Em seguida, o músico fez elogios à formação clássica do Metallica, com Cliff Burton no baixo - "nada contra os baixistas futuros, mas havia mágica ali" - e adorou o fato de eles serem "pesados, raivosos e nada polidos". Para Lee, aquilo oferecia um perfeito contraste na comparação com Ozzy e sua banda, que usavam um visual mais glam.
"Ozzy tinha aquela roupa de ombros gigantes e dourados com glitter. Tinha um cara que escolhia a roupa para todos. Você não podia nem escolher a própria roupa se estivesse na banda de Ozzy naquela época. Tinha que ir ao estilista e dizer o que queria. Lembro de ver as roupas de Ozzy, do baixista, sendo que eu gostava de usar roupas brancas e pretas, sem glitter. E eu me sentia confortável assim", afirmou.
Jake E. Lee recorda que logo ao entrar para a banda de Ozzy Osbourne, a esposa e empresária do vocalista, Sharon, disse que seria necessário ter um cuidado especial com o visual. "Uma das coisas de Sharon era falar que não dava para eu me vestir como qualquer um. Dizia que não dava para estar no palco e parecer como se eu também estaria na plateia. Eu lembrei disso, mas não achava que iria tão longe", disse.
Porém, o guitarrista aponta que o sucesso do Metallica e a identificação que eles construíram com o público, mesmo com visual mais simples, mostrava que exagerar naquela ideia dos trajes de rockstar poderia estar equivocada. "Lembro do Metallica subir no palco com calça jeans e camiseta básica e detonar tudo. Achava aquilo incrível. Havia uma atitude punk. E, naquela época, senti que Ozzy estava começando a perder a essência da coisa", afirmou.
O entrevistador destacou que Sharon, provavelmente, estava pensando no alcance do trabalho de Ozzy na MTV, que começava a se tornar uma grande referência para o público-alvo do vocalista naquela época. "Sim, mas todos os outros também faziam isso. Droga. MTV... esqueci deles", refletiu o músico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Lou Gramm
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer



Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
A grande surpresa que Axl Rose teve ao finalmente conhecer Ozzy Osbourne
Slash e Ozzy Osbourne conversaram sobre trabalhar juntos novamente, mas não deu tempo
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
Kurt Cobain recusou turnê com lenda do rock após vê-lo completamente bêbado
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1981, segundo a Noise Creep
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
Tony Iommi revela a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne antes da morte
Quando Erasmo Carlos desdenhou do "poder demoníaco" de Ozzy Osbourne no Rock in Rio
Zakk Wylde: o riff que ele queria ter criado - e a música que ele nunca conseguiu tocar


