Titãs: banda divulga EP com segunda parte do projeto "Titãs Trio Acústico"; ouça
Por Igor Miranda
Postado em 04 de julho de 2020
O Titãs lançou, nesta sexta-feira (3), o EP "Titãs Trio Acústico EP 02". Como o título indica, trata-se do segundo material de tracklist reduzida em que os três membros fixos do grupo - Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto - regravam as músicas em formato acústico.
De acordo com material de divulgação, a ideia é repassar quatro décadas de carreira entre grandes sucessos, canções lado B e reengenharia de arranjos e interpretações. Os EPs estão sendo lançados pela gravadora BMG. Neste segundo, a proposta é apresentar oito músicas que abrangem os 20 anos iniciais da carreira da banda.
Ouça a seguir, via Spotify ou YouTube (playlist):
Neste link, é disponibilizado o player em outras plataformas.
"Nosso critério para montagem do repertório foi parecido entre os três EPs - sucessos, músicas que tocamos sozinhos e outras que tocamos até em quinteto (com Mário Fabre na bateria e Beto Lee no violão) para que todos os lançamentos fossem proporcionais, tivessem novidades e coisas interessantes", diz em nota Sérgio Britto, que alterna entre vocais, piano e baixo.
"Dividimos as músicas tentando manter em cada um dos EPs o espírito do show. Mas no estúdio as músicas acabam ganhando outra dimensão", completa Tony Bellotto, dono das seis cordas de violão, guitarra e variantes, além de também assumir o vocal. Branco Mello, por sua vez, cuida de vocais, baixo e violão.
A música "Enquanto Houver Sol", que obteve destaque em 2003, no álbum "Como Estão Vocês?", é responsável por abrir a tracklist. Em seguida, há "Toda Cor", que ganhou arranjo de cello e violão. Marca também homenagem aos dois saudosos titãs compositores da canção, Marcelo Fromer e Ciro Pessoa. O último faleceu em maio, no meio da pandemia. "Go Back", por sua vez, ganhou letra em espanhol e citação a "Stir it Up", de Bob Marley.
"Neste EP, algumas canções ficaram especialmente diferentes. São os casos de 'Toda Cor', que gravei em voz e violão; 'Polícia', numa versão bem vazia com o Tony cantando; 'Televisão', que ganhou nova versão acústica; e 'Homem Primata', um ska com pegada rítmica bem crua e direta", diz Branco Mello.
A faixa "Televisão" toma rumo oposto ao esperado. Já "Nem 5 Minutos Guardados" conserva a melodia da original (do "Acústico MTV", de 1997) sob camadas de cello, flauta e clarinete, com piano tomando a frente dos violões.
As três faixas finais vêm do álbum "Cabeça Dinossauro", de 1986. A antepenúltima, "Polícia" incorpora percussão e saxofone, além de ser cantada por Tony Bellotto. "Pra mim foi uma surpresa ver a música ganhar a presença de sax e percussão. É revigorante ouvir um hino elétrico como Polícia com uma roupagem acústica e inusitada", diz Bellotto.
"Homem Primata", por sua vez, é transformada em ska, enquanto "Bichos Escrotos" ganha performance de violão, bateria, piano, levadas de guitarra e baixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Tygers of Pan Tang anuncia show extra para São Paulo
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"



O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Os diferentes motivos que levaram membros dos Titãs a abandonar mundo das drogas
O dia que Humberto Gessinger explicou a Charles Gavin significado de álbum dos Engenheiros


