Titãs: banda divulga EP com segunda parte do projeto "Titãs Trio Acústico"; ouça

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

O Titãs lançou, nesta sexta-feira (3), o EP "Titãs Trio Acústico EP 02". Como o título indica, trata-se do segundo material de tracklist reduzida em que os três membros fixos do grupo - Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto - regravam as músicas em formato acústico.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Silmara Ciuffa - divulgação
Silmara Ciuffa - divulgação

De acordo com material de divulgação, a ideia é repassar quatro décadas de carreira entre grandes sucessos, canções lado B e reengenharia de arranjos e interpretações. Os EPs estão sendo lançados pela gravadora BMG. Neste segundo, a proposta é apresentar oito músicas que abrangem os 20 anos iniciais da carreira da banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ouça a seguir, via Spotify ou YouTube (playlist):

publicidade

Neste link, é disponibilizado o player em outras plataformas.

"Nosso critério para montagem do repertório foi parecido entre os três EPs - sucessos, músicas que tocamos sozinhos e outras que tocamos até em quinteto (com Mário Fabre na bateria e Beto Lee no violão) para que todos os lançamentos fossem proporcionais, tivessem novidades e coisas interessantes", diz em nota Sérgio Britto, que alterna entre vocais, piano e baixo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Dividimos as músicas tentando manter em cada um dos EPs o espírito do show. Mas no estúdio as músicas acabam ganhando outra dimensão", completa Tony Bellotto, dono das seis cordas de violão, guitarra e variantes, além de também assumir o vocal. Branco Mello, por sua vez, cuida de vocais, baixo e violão.

A música "Enquanto Houver Sol", que obteve destaque em 2003, no álbum "Como Estão Vocês?", é responsável por abrir a tracklist. Em seguida, há "Toda Cor", que ganhou arranjo de cello e violão. Marca também homenagem aos dois saudosos titãs compositores da canção, Marcelo Fromer e Ciro Pessoa. O último faleceu em maio, no meio da pandemia. "Go Back", por sua vez, ganhou letra em espanhol e citação a "Stir it Up", de Bob Marley.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Neste EP, algumas canções ficaram especialmente diferentes. São os casos de 'Toda Cor', que gravei em voz e violão; 'Polícia', numa versão bem vazia com o Tony cantando; 'Televisão', que ganhou nova versão acústica; e 'Homem Primata', um ska com pegada rítmica bem crua e direta", diz Branco Mello.

A faixa "Televisão" toma rumo oposto ao esperado. Já "Nem 5 Minutos Guardados" conserva a melodia da original (do "Acústico MTV", de 1997) sob camadas de cello, flauta e clarinete, com piano tomando a frente dos violões.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As três faixas finais vêm do álbum "Cabeça Dinossauro", de 1986. A antepenúltima, "Polícia" incorpora percussão e saxofone, além de ser cantada por Tony Bellotto. "Pra mim foi uma surpresa ver a música ganhar a presença de sax e percussão. É revigorante ouvir um hino elétrico como Polícia com uma roupagem acústica e inusitada", diz Bellotto.

"Homem Primata", por sua vez, é transformada em ska, enquanto "Bichos Escrotos" ganha performance de violão, bateria, piano, levadas de guitarra e baixo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Titãs: Trio Acústico foi necessário?

Liminha: Mutantes, Titãs, Chico Science e muito mais (vídeo)

Titãs: uma live especial para homenagear o Dia dos Pais

Titãs: banda promove festival online Cine Titãs, exibindo shows e mais no YouTubeTitãs
Banda promove festival online Cine Titãs, exibindo shows e mais no YouTube


Rock nacional: ele está morto e todos viraram cervejeirosRock nacional
Ele está morto e todos viraram cervejeiros

Palmeiras: conheças os roqueiros alvi-verdes no dia do centenárioPalmeiras
Conheças os roqueiros alvi-verdes no dia do centenário


Di'Anno: Harris é como Hitler e o Maiden é entediante!Di'Anno
"Harris é como Hitler e o Maiden é entediante!"

Raul Seixas: Por trás da letra de Carimbador MalucoRaul Seixas
Por trás da letra de "Carimbador Maluco"


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Cli336 Cli336 WhiFin CliHo Cli336 Cli336 Cli336 Cli336