Titãs: banda divulga EP com segunda parte do projeto "Titãs Trio Acústico"; ouça
Por Igor Miranda
Postado em 04 de julho de 2020
O Titãs lançou, nesta sexta-feira (3), o EP "Titãs Trio Acústico EP 02". Como o título indica, trata-se do segundo material de tracklist reduzida em que os três membros fixos do grupo - Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto - regravam as músicas em formato acústico.
De acordo com material de divulgação, a ideia é repassar quatro décadas de carreira entre grandes sucessos, canções lado B e reengenharia de arranjos e interpretações. Os EPs estão sendo lançados pela gravadora BMG. Neste segundo, a proposta é apresentar oito músicas que abrangem os 20 anos iniciais da carreira da banda.
Ouça a seguir, via Spotify ou YouTube (playlist):
Neste link, é disponibilizado o player em outras plataformas.
"Nosso critério para montagem do repertório foi parecido entre os três EPs - sucessos, músicas que tocamos sozinhos e outras que tocamos até em quinteto (com Mário Fabre na bateria e Beto Lee no violão) para que todos os lançamentos fossem proporcionais, tivessem novidades e coisas interessantes", diz em nota Sérgio Britto, que alterna entre vocais, piano e baixo.
"Dividimos as músicas tentando manter em cada um dos EPs o espírito do show. Mas no estúdio as músicas acabam ganhando outra dimensão", completa Tony Bellotto, dono das seis cordas de violão, guitarra e variantes, além de também assumir o vocal. Branco Mello, por sua vez, cuida de vocais, baixo e violão.
A música "Enquanto Houver Sol", que obteve destaque em 2003, no álbum "Como Estão Vocês?", é responsável por abrir a tracklist. Em seguida, há "Toda Cor", que ganhou arranjo de cello e violão. Marca também homenagem aos dois saudosos titãs compositores da canção, Marcelo Fromer e Ciro Pessoa. O último faleceu em maio, no meio da pandemia. "Go Back", por sua vez, ganhou letra em espanhol e citação a "Stir it Up", de Bob Marley.
"Neste EP, algumas canções ficaram especialmente diferentes. São os casos de 'Toda Cor', que gravei em voz e violão; 'Polícia', numa versão bem vazia com o Tony cantando; 'Televisão', que ganhou nova versão acústica; e 'Homem Primata', um ska com pegada rítmica bem crua e direta", diz Branco Mello.
A faixa "Televisão" toma rumo oposto ao esperado. Já "Nem 5 Minutos Guardados" conserva a melodia da original (do "Acústico MTV", de 1997) sob camadas de cello, flauta e clarinete, com piano tomando a frente dos violões.
As três faixas finais vêm do álbum "Cabeça Dinossauro", de 1986. A antepenúltima, "Polícia" incorpora percussão e saxofone, além de ser cantada por Tony Bellotto. "Pra mim foi uma surpresa ver a música ganhar a presença de sax e percussão. É revigorante ouvir um hino elétrico como Polícia com uma roupagem acústica e inusitada", diz Bellotto.
"Homem Primata", por sua vez, é transformada em ska, enquanto "Bichos Escrotos" ganha performance de violão, bateria, piano, levadas de guitarra e baixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
144 bandas, 4 dias, 1 fortaleza: Brutal Assault 2026 divulga grade completa
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Rush toca suíte "2112" na íntegra em segundo show com Anika Nilles; veja vídeo
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
Os ícones do metal que faziam Robert Plant sentir vergonha da própria influência
A música feroz que mostrou um ícone do movimento hippie bem distante do som daquela era
A música que Arnaldo Antunes fez em homenagem a Marcelo Fromer e Titãs não lançou
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
A característica rara de Kiko Loureiro que poucos guitarristas possuem, segundo Bittencourt
A excepcional música do Metallica que Max Cavalera gostaria de fazer cover
O hit dos Engenheiros sobre Humberto não querer ser guru dos jovens igual Renato Russo


10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
O dia que Humberto Gessinger explicou a Charles Gavin significado de álbum dos Engenheiros



