Diretor finalmente revela a ideia original da trilogia de clipes do Guns N' Roses
Por Igor Miranda
Postado em 18 de setembro de 2020
A trilogia de clipes do Guns N' Roses é um dos assuntos mais comentados entre os fãs da banda. A sequência de vídeos traz "Don't Cry", "November Rain" e "Estranged", com histórias que deveriam estar conectadas.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Todavia, sabe-se que o conceito por trás dos três videoclipes nunca ficou muito clara, mesmo com um alto investimento de US$ 7 milhões e a inspiração parcial em "Without You", conto escrito por Del James, amigo do vocalista Axl Rose.
Para efeito de comparação, o filme "Unforgiven", vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1993, custou apenas o dobro, US$ 14 milhões, com papéis bem mais complexos e resultando em um produto final de 131 minutos - tempo bem maior que os três clipes do Guns N' Roses.
Em entrevista à "Kerrang!", o diretor Andy Morahan, que conduziu as gravações dos três clipes, revelou que a ideia por trás da produção foi mudando conforme o tempo passava. Para ele, os vídeos são um retrato do quão disfuncional era o Guns N' Roses naquele período, especialmente devido à saída do guitarrista Izzy Stradlin, ainda em 1991.
O cineasta comentou que o conceito original da trilogia "tinha a ver com Axl se apaixonando por uma mulher, interpretada por Stephanie Seymour (namorada de Axl na época) em 'Don't Cry' e 'November Rain' - embora eu acredite que a proposta original não era tê-la nesse papel".
"Os vídeos se tornaram uma tela abstrata de algumas ideias originais sobre os pensamentos mais íntimos de Axl. Porém, de fato - e eu odeio dizer que 'perdemos o enredo' -, isso apenas se tornou uma tela cada vez maior conforme mais pessoas se envolviam", explicou.
O Guns N' Roses, segundo Andy Morahan, estava em um "estado de mudança" naquele momento. "Izzy Stradlin saiu e Axl ficou muito chateado. Sem Izzy, Axl se irritou com a dinâmica da banda e tentava manter tudo funcionando. Havia alguns problemas pessoais. Tudo estava meio quebrado. Os clipes, se é que refletem algo, mostram a natureza quebrada da banda na época. Estava tudo desmoronando. Nesse sentido, os clipes são menos 'história coerente' e mais um retrato da banda", disse.
Para exemplificar, o diretor citou que a ideia do clipe de "Estranged" teve que ser alterada porque Axl Rose havia terminado seu relacionamento com Stephanie Seymour na época. Por isso, não há garotas no vídeo e, sim, golfinhos.
"Axl terminou com Stephanie Seymour e disse: 'não quero belas mulheres nos meu clipes, prefiro ter golfinhos'. Sabíamos que estávamos fazendo algo deliberado, então, as pessoas iriam perguntar o que aquilo significava. Havia uma sensação de que estávamos apresentando mais perguntas do que respostas, e isso agradava a todos - criou um mito e deixou todo mundo intrigado sobre a trilogia", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps