Quase Famosos: filme estragou planos de famosa groupie lançar longa da própria vida
Por Igor Miranda
Postado em 14 de setembro de 2020
A escritora Pamela Des Barres, que foi groupie nos anos 60 e 70 e teve relações com músicos como Jimmy Page (Led Zeppelin), Mick Jagger (Rolling Stones) e Keith Moon (The Who), revelou em entrevista à Vulture que planejava, há um bom tempo, lançar um filme sobre sua vida. O longa "Quase Famosos", dirigido por Cameron Crowe e divulgado no ano 2000, estragou esses planos.
A produção de Cameron Crowe conta a história de um jovem jornalista da "Rolling Stone" que cobre uma turnê da banda fictícia Stillwater. A tour apresenta todos os excessos do rock and roll, incluindo as groupies, e é inspirado na própria vida do diretor, que colaborou com a revista e viajou com grupos como Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd e Eagles.
Na década de 90, Pamela Des Barres já pensava em trabalhar em uma cinebiografia, pois lançou uma série de livros sobre sua trajetória como groupie. O mais conhecido, "I'm With The Band", saiu em 1987.
"Quase Famosos" acabou "roubando" essa oportunidade, especialmente por retratar a personagem Penny Lane (Kate Hudson), visivelmente inspirada em Pamela - algo que Cameron Crowe negou na época, mas admitiu futuramente e ainda pediu desculpas à ex-groupie.
"Não digo que 'Quase Famosos' não foi um bom filme. Trouxe um olhar positivo à musa-groupie. E tento redimir a palavra 'groupie' por boa parte da minha vida", disse ela, inicialmente, à Vulture, conforme destacado pelo Ultimate Classic Rock.
Todavia, a inspiração excessiva de Penny Lane na própria vida de Pamela Des Barres fez com que a ex-groupie ficasse chateada. "Fiquei pasma, pois a personagem era mais eu do que Bebe Buell ou Pennie Trumbull. Parecia muito mais comigo", disse.
Dessa forma, o projeto cinematográfico de Pamela se tornou inviável. "FIcou impossível vender meu filme. Eu confrontei Crowe após o filme sair e ele meio que me dispensou. Mas eu o vi há alguns anos e ele pediu desculpas. Perguntou o que poderia fazer para compensar a situação e eu falei: 'eu deveria ter sido uma consultora do filme'", afirmou.
Ainda durante o bate-papo, Pamela Des Barres apontou que "Quase Famosos" segue a concepção distorcida que os Estados Unidos criaram sobre as groupies. Ela destaca, em especial, uma cena onde Penny Lane quase se mata após ser rejeitada pelo guitarrista Russell Hammond (Billy Crudup).
Para ela, essa visão é "horrivelmente misógina". "Isso me deixou com tanta raiva. Aquela personagem, a groupie como ela interpretou, é patética. Conheci todas as principais groupies no auge. Nenhuma delas faria isso. Sempre havia alguém vindo para a cidade. Isso me deixou com raiva. Nenhuma musa-groupie que ama música faria algo assim", disse ela.
Por fim, ela concluiu: "Eu era maior de idade. Sempre cuidaram de mim. Sempre me trataram bem. Todos foram incríveis comigo. Eu era uma mulher fazendo o que queria. Ponto. Isso era feminismo para mim".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
Alissa White-Gluz admite sentir muito medo de morrer
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
Iron Maiden e Judas Priest estavam acertando turnê juntos para 2026, segundo Ian Hill
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
A banda que Freddie Mercury e Dave Grohl colocam acima de todas e Axl Rose discorda
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver


A noite em que Eddie Van Halen tocou Led Zeppelin para Zakk Wylde; "Foi insano"
O baterista que ajudou John Bonham a encontrar o som gigantesco do Led Zeppelin
O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin
Cópia de vinil raríssimo do Led Zeppelin aparece em programa de TV no Reino Unido
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
Quando John Bonham explicou, de forma clara, a diferença entre Beatles e Led Zeppelin
Geddy Lee e a música do Led Zeppelin que mostra a genialidade de John Paul Jones


