System of a Down: "Toxicity" atingiu topo da parada durante atentado de 11 de setembro
Por Igor Miranda
Postado em 11 de setembro de 2020
Em 11 de setembro de 2001, o mundo parou por conta dos ataques terroristas nos Estados Unidos, contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, próximo a Washington. Na mesma data, o segundo álbum do System of a Down, "Toxicity", chegava ao topo das paradas americanas.
System Of a Down - Mais Novidades
O disco foi lançado uma semana antes, em 4 de setembro de 2001, e abocanhou a primeira colocação nas paradas principais de álbuns, a Billboard 200, após ter 220 mil cópias vendidas apenas naqueles 7 dias. Ao todo, o trabalho teve mais de 2,5 milhões de unidades comercializadas nos Estados Unidos e pelo menos 12 milhões no mundo todo.
O baixista Shavo Odadjian comentou, em recente entrevista à "Kerrang!", qual foi a sensação de descobrir que o System of a Down estava no topo das paradas dos Estados Unidos no mesmo dia em que um trágico atentado matou milhares de pessoas no país. O músico contou que soube de ambas as notícias praticamente ao mesmo tempo.
Naquela época, Odadjian morava em Los Angeles, na Califórnia. "Descobri (sobre o primeiro lugar) logo em 11 de setembro. Lembro de minha mãe ligando para mim e pedindo para eu ligar a TV. Logo quando liguei, vi uma das Torres Gêmeas caindo. Não sabia o que estava acontecendo, se era real ou não, então, fiquei vendo horrorizado", afirmou.
Logo em seguida, o baixista recebeu outra ligação. "O telefone tocou e era meu empresário. Ele disse: 'parabéns, você está no primeiro lugar da Billboard'. Ao mesmo tempo, minha mãe falava que o mundo iria acabar. Insano. Fico até arrepiado falando disso", disse.
Curiosamente, "Toxicity" trazia várias letras críticas aos Estados Unidos. Todavia, nenhuma delas sugeria algum atentado ou qualquer ato semelhante ao que atingiu as Torres Gêmeas e o Pentágono em 2001.
Ao todo, quatro aviões foram sequestrados para os atentados. Dois deles colidiram com o World Trade Center, um caiu no Pentágono e o último teve seu curso desviado após passageiros e tripulantes tentarem retomar o controle da aeronave.
Ao todo, quase 3 mil pessoas morreram em meio aos ataques. Entre os falecidos, estavam os 19 sequestradores e 227 passageiros e tripulantes nos aviões. Além disso, pelo menos uma pessoa veio a óbito por doença pulmonar causada pela poeira da colisão entre os aviões e as Torres Gêmeas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A partida de pingue-pongue que definiu os rumos do rock nacional nos anos 1970
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"


MC Lan apresenta seu lado rock em projeto com músicos do System of a Down e KoRn
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
System Of a Down - Daron Malakian relembra quando tocou guitarra com o Metallica em 2000
Daron Malakian (System of a Down) revela medo que tinha do Kiss na infância
Taylander8: o triste fim do System of a Down


