Mutantes: Em dificuldades financeiras, Arnaldo Baptista rifa seu lendário casaco inglês
Por Mauro Cestarolli
Postado em 17 de outubro de 2020
Se estivéssemos na Europa ou nos Estados Unidos, a banda OS MUTANTES seriam com certeza parte do patrimônio cultural e da história musical notória desses países. Entretanto, aqui em seu país de origem, esses inovadores do rock sempre foram relegados a verbetes em enciclopédias do rock ou homenagens pontuais produzidas por meio da TV ou de rádios alternativas.
Nesses tempos de modernidade digital onde programas de computador como o "Pro Tools" (por exemplo), permitem que um "músico" consiga emular timbres e efeitos sonoros criados originalmente por JIMI HENDRIX, EDDIE VAN HALEN ou STEVE VAI, fica extremamente difícil se separar as obras musicais realmente inovadoras, das meras cópias reescritas. E é justamente nesse sentido, que OS MUTANTES se destacam.
Mesmo tendo enfrentado no final dos anos 1960 os extremismos das questões ideológicas "contra" e "pró-guitarra" dos fãs de música popular brasileira, a icônica banda formada pelos irmãos SÉRGIO DIAS e ARNALDO BAPTISTA, o baterista DINHO LEME, o baixista LIMINHA e a lendária RITA LEE, produziram entre os anos de 1968 a 1972, as bases do rock debochado e inovador que nunca haviam sido tentados antes no Brasil.
Não é à toa que os álbuns produzidos pela banda durante esse período, recebam tantas avaliações positivas, como pode-se comprovar por meio da comunidade "Rate Your Music" ou pela "Lista dos 100 maiores discos da música brasileira" da revista "Rolling Stones Brasil".
Entretanto e apesar desta imensa contribuição ao rock brasileiro, ARNALDO BAPTISTA por necessidade de sobrevivência, como ele mesmo anunciou nas redes sociais, está se desfazendo de uma importante e emblemática peça de seu acervo pessoal.
A rifa, anunciada na plataforma "Botanarifa", consta de 2000 números ao preço de R$ 50 cada, e que será sorteada quando pelo menos 80% dos números estiver vendido.
Arnaldo também está vendendo parte de seu acervo de pinturas recentes, como ele mesmo postou em seu "Twitter".
Em honra e reconhecimento a história do Rock Nacional - participe!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Família de Brent Hinds publica manifesto sobre disputa com o Mastodon
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Matt Heafy (Trivium) cita os 3 álbuns que mais o influenciaram
James Hetfield explica o que faz de Tony Iommi a sua maior referência
Axl Rose estaria ajudando cantora country em projeto voltado ao rock
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
O dia que Bruce Dickinson, do Iron Maiden, entrevistou James Hetfield, do Metallica
Classic Rock: as 10 melhores baladas dos anos 80
A única pessoa que poderia ter substituído John Lennon nos Beatles, segundo Noel Gallagher

O álbum dos Mutantes que é uma vergonha completa, segundo Regis Tadeu
O motivo que fez Liminha definitivamente perder o encanto pelos Mutantes
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
A curiosa forma como o pré-adolescente Cazuza ajudou carreira dos Mutantes nos anos 1970



