Mutantes: Em dificuldades financeiras, Arnaldo Baptista rifa seu lendário casaco inglês
Por Mauro Cestarolli
Postado em 17 de outubro de 2020
Se estivéssemos na Europa ou nos Estados Unidos, a banda OS MUTANTES seriam com certeza parte do patrimônio cultural e da história musical notória desses países. Entretanto, aqui em seu país de origem, esses inovadores do rock sempre foram relegados a verbetes em enciclopédias do rock ou homenagens pontuais produzidas por meio da TV ou de rádios alternativas.
Nesses tempos de modernidade digital onde programas de computador como o "Pro Tools" (por exemplo), permitem que um "músico" consiga emular timbres e efeitos sonoros criados originalmente por JIMI HENDRIX, EDDIE VAN HALEN ou STEVE VAI, fica extremamente difícil se separar as obras musicais realmente inovadoras, das meras cópias reescritas. E é justamente nesse sentido, que OS MUTANTES se destacam.
Mesmo tendo enfrentado no final dos anos 1960 os extremismos das questões ideológicas "contra" e "pró-guitarra" dos fãs de música popular brasileira, a icônica banda formada pelos irmãos SÉRGIO DIAS e ARNALDO BAPTISTA, o baterista DINHO LEME, o baixista LIMINHA e a lendária RITA LEE, produziram entre os anos de 1968 a 1972, as bases do rock debochado e inovador que nunca haviam sido tentados antes no Brasil.
Não é à toa que os álbuns produzidos pela banda durante esse período, recebam tantas avaliações positivas, como pode-se comprovar por meio da comunidade "Rate Your Music" ou pela "Lista dos 100 maiores discos da música brasileira" da revista "Rolling Stones Brasil".
Entretanto e apesar desta imensa contribuição ao rock brasileiro, ARNALDO BAPTISTA por necessidade de sobrevivência, como ele mesmo anunciou nas redes sociais, está se desfazendo de uma importante e emblemática peça de seu acervo pessoal.
A rifa, anunciada na plataforma "Botanarifa", consta de 2000 números ao preço de R$ 50 cada, e que será sorteada quando pelo menos 80% dos números estiver vendido.
Arnaldo também está vendendo parte de seu acervo de pinturas recentes, como ele mesmo postou em seu "Twitter".
Em honra e reconhecimento a história do Rock Nacional - participe!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Barão Vermelho anuncia turnê de reunião com formação clássica, incluindo Frejat
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"


As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Por que Mutantes não tocavam no Brasil todo nos anos 1970?
A banda de rock que se afastou e Tim Maia ficou com saudades do convívio
A banda dos anos 1990 que Sérgio Dias dos Mutantes adorou: "Deu canja e não saia do palco"
A curiosa letra original no feminino de "Balada do Louco" que Rita Lee compôs


