Os Mutantes: Nos Primórdios do Rock Nacional
Por Rodrigo Andrade Alves
Postado em 12 de outubro de 2020
Batizado pelo "pequeno príncipe" Ronnie Von, Os mutantes começaram em 1966 nomeado como Os Bruxos. O trio composto por Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista, fez parte do movimento "Tropicália" junto com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, entre outros grandes nomes da música.
O disco autointitulado "Os Mutantes" foi lançado em 1968, com participação do grande maestro Rogério Duprat na produção, o álbum contem grandes clássicos como "A Minha Menina", "Baby" e a faixa "Panis E Circenceses", que foi dada por Caetano e Gil aos Mutantes. Outro lendário marco dos Mutantes na música Brasileira, é o álbum "A Divina Comédia Ou Ando Meio Desligado", lançado em 1970, esse disco conta com a participação do Dinho Leme na bateria, tentando fugir do tropicalismo presente nos outros dois primeiros álbuns, Os Mutantes mergulham em uma fase mais Rock, a regravação da faixa "Chão De Estrelas", e a faixa-título "Ando Meio Desligado" são outros clássicos, presentes no LP, que mostraram na época, pro Brasil, o poder que Os Mutantes tinham.
No final de 1970 o baixista, Liminha, foi integrado a banda, virando assim um quinteto formado por grandes virtuosos da música.
Conforme Os Mutantes lançavam álbuns, músicas e discos, eles apareciam cada vez mais no cenário popular, e saiam do underground brasileiro, prova disso são os álbuns "Jardim Elétrico" e o "Os Mutantes E Seus Cometas no País Dos Bauretes", que foram muito influenciados pelo Rock Progressivo e pelo Rock Psicodélico, outros grandes hits estavam presentes nesses álbuns como "Top Top", "Vida De Cachorro" e uma das mais belas canções do repertório dos Mutantes, a lendária faixa "Balada Do Louco".
Segundo Arnaldo Baptista, em 1972, Rita Lee foi convidada a se retirar do grupo, assim tendo um desequilíbrio na banda.
Em 1973, os Mutantes gravaram o "O A e o Z", um álbum progressivo, que foi gravado sob efeito de LSD, o que fez com que a gravadora cancelasse o lançamento do disco, sendo lançado apenas em 1992.
Em 1974, Arnaldo Baptista saiu do grupo, e lançou seu primeiro álbum solo, o lendário disco "Loki?", em seguida, Dinho e Liminha também deixaram a banda. "Tudo Foi Feito Pelo Sol" foi lançado ainda em 1974, contando com apenas Sérgio Dias da formação original, esse álbum foi bem comentado pela crítica, além de atingir um grande sucesso com publico.
Após lançarem outras coletâneas, compactos, e um disco ao vivo, em 1978, Sergio dias decide encerrar a banda, ele acreditava que não havia mais sentido continuar com o trabalho.
Em 2006, os Mutantes felizmente se reuniram novamente, promovendo uma grande turnê, contando com Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Dinho da formação original, além da grande vocalista Zélia Duncan, substituindo Rita Lee, que recusou o convite. A turnê foi um grande sucesso, com o grupo Nação Zumbi abrindo os shows, Os Mutantes tocaram em diferentes lugares como Seatlle, Chicago e Los Angeles.
Em 2020, Sérgio Dias, junto com outros fortes músicos, novamente voltou usando o nome dos Mutantes para lançar o álbum "Zzyzx", álbum com grande parte do repertório cantado em inglês, melodias e arranjos muito bons, "Zzyzx" é um álbum que não deixa a desejar.
Os Mutantes são os primórdios do Rock nacional, Ultraje Arigor, Legião Urbana, Secos & Molhados, entre outras centenas de bandas de Rock nacional, foram influenciadas pelos Mutantes. Infelizmente uma curta carreira, porém que nos deixou maravilhosos álbuns que devem ser escutados e respeitados por qualquer amante de Rock brasileiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"

As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?


